TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NO ESPAÇO ESCOLAR

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 3

TEMA: A IMPORTÂNCIA DA INCLUSÃO DIGITAL NO ESPAÇO ESCOLAR

JUSTIFICATIVA:

Segundo cálculos da consultoria de tecnologia eMarketer, o Brasil é o quarto país com a maior população de usuários de internet do mundo. Tendo em vista uma quantidade significativa de brasileiros com este acesso, a inclusão digital torna-se cada vez mais importante no espaço escolar, tanto como as facilidades para o professor atuar, quanto para o aluno, auxiliando no processo de ensino aprendizagem.

Como a inclusão digital pode influenciar na aprendizagem do aluno?

OBJETIVOS:

Analisar a inclusão digital na sociedade.

Averiguar a inclusão digital na vida do professor.

Investigar a inclusão digital na vida do aluno.

A INCLUSÃO DIGITAL NA SOCIEDADE

A tecnologia passou por grandes transformações desde o começo da humanidade até os dias de hoje, onde o trabalho intelectual tornou-se mais utilizado que o manual.

Hoje vivemos na era do conhecimento. Baseada em novas tendências e impactada por novas tecnologias, sendo vistas no trabalho, no entretenimento e na educação.

No Brasil está sociedade se resultou do trabalho iniciado pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia em 1996. E foi aprovado pelo presidente da república Fernando Henrique Cardoso, tendo início por meio do Decreto 3.294 de 15 de dezembro de 1999 o “Programa Sociedade da Informação”. Seu objetivo foi:

Diante dessa realidade, surgiram os desafios da escola de alterar as formas tradicionais de pensar e fazer educação.

A ESCOLA E O PROFESSOR DIANTE DA INCLUSÃO DIGITAL

A escola tem vivenciado uma fase importante na era da sociedade da informação. Há um propósito de levar a sociedade a se inteirar dessas ferramentas, para que se apropriem de um modo mais democrático.

Segundo Teixeira (2010, p. 39):

Diante dessa perspectiva, o professor deve pensar no seu fazer docente, de forma competente e consciente, refletindo sobre suas ações no ambiente escolar, se atualizando e compreendendo o potencial das tecnologias no processo de ensino e aprendizagem.

Realidade do professor;

Formação continuada.

A INCLUSÃO DIGITAL NA VIDA DO ALUNO

As crianças praticamente já nascem, mexendo em algum instrumento digital.

O aluno que antigamente era disperso por alguma revista em quadrinhos, brinquedo, livro ou jornal, hoje em dia são os celulares, tablets, joguinhos eletrônicos e nada melhor que o professor para atribuir esses instrumentos para a sua aula de maneira significativa.

PESQUISA DE CAMPO

Com o intuito de investigar qual o interesse, utilização e conhecimento dos alunos diante das tecnologias, tendo por base a inclusão digital. Realizou-se uma pesquisa de campo através de questionários entregues aos alunos de primeiro ao quarto ano do ensino fundamental de um colégio particular na cidade de Santos – SP.

Você

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com