TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A importancia da literatura infantil na formação escolar

Por:   •  10/5/2015  •  Artigo  •  5.932 Palavras (24 Páginas)  •  480 Visualizações

Página 1 de 24

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA NA FORMAÇÃO ESCOLAR

Maria Isabel da Cunha Santiago[1]

Rosineide Viana Rodrigues[2]

Aida Suellen Lima [3]

RESUMO

O presente artigo relata sobre o valor da Literatura e o hábito de leitura para a formação escolar, tal estudo, por sua vez, é resultado de pesquisa bibliográfica. Ressalta também sobre as tipologias textuais literárias para cada faixa etária, no seu importante desenvolvimento cognitivo, emocional e social, ressaltando o ato de ler e a necessidade do incentivo à leitura para a formação escolar.

Palavras-chave: Literatura, Formação escolar, Leitura.

ABSTRACT

The present article tells on the value of the Literature and the reading habit for the school formation, that for his/her time is the result of bibliographical research. It also stands out about the literary textual typologies for each age group, in his/her important development cognitive, emotional and social, emphasizing the action of reading and the need of the incentive to the reading for the school formation.

KEYWORDS: Literature, school Formation, Reading.


INTRODUÇÃO

Ao analisar a literatura como instrumento de desenvolvimento integral na formação escolar do indivíduo, percebe-se a necessidade de estimular o habito da leitura, em especial nos estudantes, pois esta deve estar presente diariamente na vida das pessoas, desde a infância. Para o procedimento metodológico desse trabalho, procuramos realizar uma pesquisa bibliográfica para analisar e refletir sobre a importância da literatura e o seu papel na formação escolar, esta pesquisa teórica visa enfocar toda a importância que a literatura possui na formação educacional, ou seja, demonstrar que ela é fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação, informação e interação aspectos necessárias ao aprendizado.

Através do estudo podemos verificar a importância da literatura no desenvolvimento social, emocional e cognitivo de cada indivíduo. Ao longo dos anos diversos autores escreveram sobre o assunto, em nossa linha de pesquisa teórica procuramos mencionar, como Maia (2010) que mostra a literatura tanto na formação dos professores quanto dos alunos leitores, a autora aponta para as problemáticas que a literatura enfrenta tanto no contexto escolar quanto no social, oriundos da falta do habito da leitura. A autora atenta para o fato da importância que a literatura exerce na infância, seja no desenvolvimento emocional ou na capacidade de expressar melhor suas ideias, porém muitas pessoas não gostam de ler e fazem-no apenas por obrigação. Ressalta ainda que a literatura, bem como toda a cultura criadora e questionadora, não está sendo explorada como deve nas escolas e isso ocorre em grande parte.

Autores como Gregorin Filho (2009) e Coelho (2000) em suas publicações bastante elogiadas sobre a literatura infanto/juvenil, contribuíram bastante para a elaboração deste trabalho. Ambos, além de mencionarem as problemáticas que a Literatura enfrenta, destacam soluções para um bom desenvolver da mesma na escola. Coelho foi mais além, passa pelos diferentes contextos sociais em diferentes épocas e a transformação que a literatura vem sofrendo ao longo desse tempo. Diante disso, se busca conhecer e desenvolver nas pessoas competências da literatura e como sua leitura pode influenciar de maneira positiva neste processo, abordando que por ser um instrumento motivador e desafiador, é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo, trocas sociais que acontecem rapidamente, de acordo com a sua necessidade.

Outro fato importante destacado por Coelho é a adequação literária aos diferentes estágios psicológicos das pessoas desde o nascimento até a idade adulta, etapas estas essências e que devem ser respeitadas, para uma melhor formação da pessoa e ao mesmo tempo incitando uma maior aproximação entre o leitor e o livro. É possível observar que muitas pessoas modificam o seu jeito de pensar e agir ao terem o contato com a Literatura passando a adquirir mais confiança à medida que se sentem capazes de criar e dominar seus pensamentos sobre outras coisas.

Soares (1999) em seu estudo sobre a escolarização da Literatura nos mostra como essa Literatura foi proposta pela escola, assunto esse que contribuiu para a elaboração deste artigo, pois é a partir deste que passamos a enxergar a literatura dentro do processo de ensino aprendizagem que por sua vez desenvolverá um papel importante na formação escolar de cada pessoa, o que segundo ela, a escola pedagogiza a literatura, em que se passa a ser um instrumento de auxilio pedagógico no processo de ensino aprendizagem. A autora também alerta para a forma como esse processo de pedagogização da literatura vem ocorrendo, tornando-a em alguns casos desmotivadora, apesar da grande importância que a literatura exerce na vida das pessoas, seja no desenvolvimento emocional ou na capacidade de expressar melhor suas ideias elas não gostam de ler e fazem-na por obrigação.

O que se percebe é que a literatura, bem como toda a cultura criadora e questionadora, não está sendo explorada como deve, isto ocorre em grande parte, mas também nos deparamos com os caminhos da Literatura motivados por situações de necessidade, prazer, obrigação, divertimento ou somente para passar o tempo. Nesta perspectiva, podemos mostrar através dessa pesquisa teórica que a leitura é essencial para construção da personalidade e para o desenvolvimento intelectual, ético e estético de todo ser humano, é partir do contato com um texto literário de qualidade, que a pessoa se torna capaz de refletir, indagar, questionar, escutar outras opiniões, articular e reformular seu pensamento. O objetivo deste trabalho é destacar a importância da literatura na formação social e escolar das pessoas, buscando identificar os problemas e buscar soluções para o mesmo. Este texto está organizado em seções além desta introdução. Na primeira seção intitulada “O que é literatura? E sua importância” apresentamos o conceito de Literatura, assim como a sua importância e origem, além de mostrar como a mesma se modifica e também modifica a sociedade a cada período da historia; na segunda seção denominada “A literatura e a formação escolar” discutimos a contribuição da mesma no processo de ensino aprendizagem e como a mesma foi encorpada pela escola para atender as suas necessidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39.8 Kb)   pdf (238.7 Kb)   docx (28.7 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com