TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO CRUZEIRO DE POÇÃO NA VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL PARA OS ALUNOS DAS SERIES INICIAIS

Por:   •  5/1/2019  •  Artigo  •  6.153 Palavras (25 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 25

[pic 1] 

 

AUTARQUIA DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE - AESA CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE ARCOVERDE – CESA CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO: HISTÓRIA E ENSINO DE HISTÓRIA

 

 

A IMPORTÂNCIA DO CRUZEIRO DE POÇÃO NA VALORIZAÇÃO DA HISTÓRIA LOCAL PARA OS ALUNOS DAS SERIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

DA ESCOLA SANTA CLARA  

 

Eduarda Vasconcelos Gomes[1] 

Joseildo Cavalcanti Ferreira[2] 

Resumo 

No presente estudo, buscamos compreender a importância do Cruzeiro de Poção para a formação dos discentes. Com objetivo de discutir a importância do cruzeiro de poção como instrumento pedagógico no ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental, uma vez que este patrimônio é considerado um atrativo turístico da localidade. O estudo foi baseado em pesquisa bibliográfica, visitas de campo e realização de entrevistas informais, sem roteiro prévio. O Cruzeiro tem uma grande importância com relação à comunidade, pois além das questões econômicas, religioso, ele também é utilizando para o campo profissional, principalmente, na área da educação, pois por ser um patrimônio da cidade, os professores realizam aulas passeios com seus alunos, no qual podem ensinar a história desse patrimônio de forma divertida, interessante e que despertam o interesse deles em saber, o porquê da construção e as descobertas das arquiteturas utilizadas, além de possuir uma vista panorâmica da cidade e outros elementos que permite o estudo de outras disciplinas. Conclui se que para os estudantes que aprendem sobre o patrimônio histórico local sentem-se participantes da realidade e terão mais probabilidade de atuar como protagonistas na proteção e cuidado para com estes locais, valorizando a história e arte local e sendo um disseminador de conhecimento.

 

 

Palavras–chave: História local.  Preservação do patrimônio. Cruzeiro de Poção.

Ensino e Aprendizagem.   

 

1. INTRODUÇÃO 

A presente pesquisar aborda o tema, A importância do Cruzeiro de Poção para o ensino de História nos anos iniciais do ensino fundamental da Escola Santa Clara, sendo o interesse pelo o assunto despertado através das pesquisas realizadas em trabalhos desenvolvidos ao longo do curso de graduação de Licenciatura em História oferecido pela UFRPE, as quais despertaram a curiosidade de investigar a História e a importância do Cruzeiro de Poção, sobretudo, por se tratar de um patrimônio local, no qual faz parte da realidade e do dia a dia de todos os Poçãoenses e pela importância dele para a cidade, e que ao longo do curso da pós-graduação foi começando a surgir uma curiosidade de como este patrimônio seria útil na educação, se fosse usando como ferramenta pedagógica.

Esta pesquisa relata um pouco da História do Cruzeiro de Poção, que teve como seu idealizador, Otto Heings Broker, conhecido no município como Frei Henrique Broker. Com base em estudos preliminares, Otto era alemão e, aos 09 anos de idade, passou a ter sonhos com um local que ficava em uma determinada cidade e, neste local dever-se-ia construir um centro bíblico para evangelização. A partir das pesquisas realizadas, constatamos, embora com algumas divergências em razão da escassez de documentação oficial, que a construção do referido monumento se deu no início da década de 1960, e sua inauguração no ano de 1961.  

O Centro Bíblico de Poção contempla mais de 200 (duzentas) imagens de caráter religioso, que retratam passagens da Bíblia do Novo e do Antigo Testamento em forma de esculturas, servindo ao propósito de promover ensinamentos sobre a religiosidade cristã. Esta localidade recebe pessoas para visitações de vários lugares do país, durante todo o ano, principalmente aos finais de semana, porém, é no

Domingo de Ramos que o Turismo Religioso[3] está mais presente, data em que segundo informações obtidas na Secretaria de Turismo da cidade, ultrapassam os 50.000 mil visitantes que participam de uma programação especial realizada pela Paróquia Nossa Senhora das Dores, em parceria com a Prefeitura Municipal de Poção.

É importante salientar que o Cruzeiro tem uma grande importância com relação à comunidade, pois além das questões econômicas, religioso, ele também e utilizando para o campo profissional, principalmente, na área da educação, pois por ser um patrimônio da cidade, os professores realizam aulas passeios com seus alunos, no qual podem ensinar a história desse patrimônio de forma divertida, interessante e que despertam o interesse deles em saber, o porquê da construção e as descobertas das arquiteturas utilizadas, além de possuir uma  vista panorâmica da cidade e outros elementos que permite o estudo de outras disciplinas

No presente estudo, buscamos compreender a importância do Cruzeiro de Poção para a formação dos discentes, com o objetivo geral de discutir a importância do cruzeiro de poção como instrumento pedagógico para o ensino de História nas séries iniciais do ensino fundamental, uma vez que este patrimônio é considerado um atrativo turístico da localidade. Como forma de alcançar esse objetivo, elencamos como objetivos específicos: a) Compreender o processo histórico e de construção do Cruzeiro, assim como a importância do mesmo para o ensino de História; b) Identificar a importância do Cruzeiro nas práticas pedagógicas dos discentes; c) Analisar a contribuição desse patrimônio para o ensino de história nos anos iniciais, a partir das experiências realizadas em sala de aula.

Na primeira parte apresentaremos em linhas gerais alguns fundamentos dos estudos sobre a importância da preservação do patrimônio histórico; a segunda aborda o histórico da construção do Cruzeiro; o terceiro descrever  o cruzeiro de Poção enquanto, instrumento pedagógico; no quarto momento, relatamos sobre  a importância do cruzeiro de Poção na formação dos alunos das séries iniciais do ensino fundamental da escola santa clara; no quinto momento trabalhamos com a repercussão do projeto e os resultados obtidos e por último, apresentaremos ás considerações finais.  

 

1. FUNDAMENTOS         DOS         ESTUDOS:         SOBRE         A         IMPORTÂNCIA         DA PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO

 

Com base nos estudos realizados sobre patrimônio, tendo seu foco o patrimônio local da cidade de Poção, cujo seu nome, é obra social e cultural Centro Bíblico Visual Cruzeiro de Poção mais conhecido como cruzeiro de Poção, no qual é considerado um patrimônio histórico cultural[4], devido, as diversas características que apresentam.  

O centro mantêm a sua estrutura física preservada até hoje, sendo realizada apenas obras de restauração por meios de pinturas, mas sem alterar a obra realizada por Otto Henrique Broker. A paróquia de Nossa Senhora das Dores é a responsável em manter a preservação da sua estrutura física, por não ser um bem tombado, em razão de não ser realizada as etapas necessárias para que fosse reconhecido como patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), de acordo com a legislação ordinária de tombamento, na Legislação Federal, no seu capítulo II da Lei nº 25, de 30.11.37, em seu artigo 7:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38.4 Kb)   pdf (342.8 Kb)   docx (100.1 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com