TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO DE HISTÓRIA

Por:   •  15/6/2020  •  Relatório de pesquisa  •  1.569 Palavras (7 Páginas)  •  269 Visualizações

Página 1 de 7

Universidade: Estácio de Sá

Departamento:

Disciplina: História da Educação

Título: Relatório de História

Nome: Eliane Amâncio Raimundo

Matrícula: CEL01334/EEL0003

Data: 07∕05∕2020.

1.Objetivos

O presente relatório teve como objetivo observar e analisar a utilização do livro didático de História nos anos iniciais do ensino fundamental em uma escola da rede pública do Distrito Federal. Para os professores e alunos o livro didático atua como uma das ferramentas para o ensino. O livro didático de História pode ser utilizado como recurso estratégico de leitura, interpretações e compreensão histórica. Assim, buscou-se compreender como o livro didático de história foi e é um material de relevante importância para exposição dos fatos mais expressivos que aconteceram na composição da herança cultural brasileira.

2. Introdução

O livro didático no ensino de história é um material que dá suporte no que diz respeito ao desenvolvimento dos trabalhos em sala de aula Vale ressaltar que não é único subsidio didático disponível para ser utilizado em sala de aula, porém, continua sendo o mais usado pelos docentes tanto pela ausência de outros subsídios didáticos como pela fácil aplicabilidade no cotidiano escolar.

O livro utilizado para esse trabalho foi: Eu Gosto Mais - Integrado - 5º ano (Português) Espiral – 1 Novembro 2018 por Célia Passos (Autor), Zeneide Silva (Autor).

O livro é um recurso didático que contempla o conteúdo previsto pelos Parâmetros Curriculares Nacionais de História, que são meios norteadores a serem trabalhados de acordo com cada ano/série do ensino fundamental.  Cada região contextualiza o conteúdo a ser trabalhado, visto que a realidade de uma região pode ser diferente da outra, e essas considerações fazem-se necessárias para que a criança consiga compreender as relações da sua vida, do seu local, da sua história com os conteúdos históricos, ou seja, que possa fazer uma leitura crítica e significativa dos processos históricos e seja possível compreender os momentos, a importância e a relação com os dias atuais.

O conteúdo do livro didático de História foi preparado pelo professor e dividido através de capítulos a serem desenvolvidos em cada aula. Segundo a autora Clarícia Otto, “[...] ensinar história consiste num processo de construção do conhecimento a qual requer pesquisas mediadas pelo professor” (OTTO, 2009, p. 173).

No primeiro capítulo foram explanados os assuntos que envolveram a expansão marítima e comercial da Europa, as navegações portuguesas, a chegada dos europeus na América e o Tratado de Tordesilhas. O professor explicou aos alunos que todos esses acontecimentos foram muito importantes para a expansão do mercado internacional, esse período também foi marcado pela descoberta da bússola, o astrolábio e as caravelas, durante o desenvolvimento das aulas, o professor sugeriu que os alunos fizessem  pesquisas em outros livros, internet e outros meios de informação que possam contribuir para mais informações.

O segundo capítulo foi o mais longo, nele foram apresentados aos alunos a chegada dos portugueses ao Brasil, os primeiros contatos com os índios que já habitavam o Brasil, foram abordadas as primeiras expedições, foi explicado sobre capitanias hereditárias, o sistema de governo-geral, as invasões francesas e holandesas, explicou-se sobre o cultivo da cana-de-açúcar, a expansão do território brasileiro, os movimentos nativistas e de libertação, dentre eles: A Revolta de Beckman, A Guerra das Emboadas, A Guerra dos Mascates, A conjuração Mineira e a Baiana e por fim falou sobre a vinda da família real para o Brasil onde D. João determinou a abertura dos portos que permitia o comércio do Brasil com as nações amigas.

No terceiro capítulo o professor esclareceu aos seus alunos o que foi o Brasil Império, A Independência do Brasil, falou sobre o Primeiro Reinado, o período regencial, O Segundo Reinado, abordou a agricultura e como o café sustentou o Brasil naquele período e sobre a libertação dos escravos no Brasil.

No quarto e último capítulo do livro em questão, o professor tratou de fatos também muito importantes para o Brasil, como o Brasil República, A proclamação da República, Os períodos republicanos e por fim a trajetória de Lula à presidência.

3.Procedimentos Metodológicos

O livro didático escolhido foi auxiliar do educador, foi articulado com outros recursos como vídeos, o professor ainda solicitou aos alunos que todos fizessem suas considerações, foram feitos exercícios propostos pelo livro e foi utilizado quadro negro para algumas observações e anotações, o professor ainda utilizou fotos e cartazes produzidos pelos próprios alunos sob orientação do docente o que enriqueceu ainda mais a metodologia adotada, pois como afirme a Bittencourt “O bom livro é usado pelo bom professor” (BITTENCOURT, 2015, p.3), ou seja, o planejamento e estratégias do professor são capazes de fazer do pior livro didático o melhor processo de aprendizagem, desde que o professor seja ousado articulando com outros saberes, recursos e considerando a realidade educacional que atua.

A importância do livro didático e outros recursos de aprendizagem. Na década de 80, o ensino de história para a educação infantil era voltada aos acontecimentos do passado, onde eram enfatizadas as datas comemorativas, dia da Pátria, grandes heróis, apenas focados nas mesmas leituras, atividades copiadas dos livros didáticos. A disciplina História era considerada como um ensino "decoreba", pois naquele contexto escolar o aluno não tinha liberdade de questionar sobre os conteúdos que conduziam o sem entendimento sobre os acontecimentos. O diferencial do livro em questão, trabalhado no ensino de história está na prática pedagógica que possibilitou ao aluno a compreensão da história como uma estruturação de várias leituras e interpretações, fazendo uma ligação entre fatos do passado com situações do presente. O conhecimento da história nos anos iniciais passa por diferentes fases e vivências, porém todas devem incitar as ideias, os diálogos, os debates, as discussões, despertando o interesse, a escrita da criança e, principalmente, a formação do pensar historicamente. De acordo com os PCNs (1997): [...] o ensino e a aprendizagem de História estão inicialmente voltados para a atividade em que os alunos possam compreender as semelhanças e as diferenças, as permanências e as transformações no modo de vida social, cultural e econômico de sua localidade, no presente e no passado mediante a leitura de diferentes obras humanas. (BRASIL, 1997, p.39)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)   pdf (67.3 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com