TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INDEPENDÊNCIA DA AMÉRICA

Por:   •  10/10/2019  •  Projeto de pesquisa  •  1.197 Palavras (5 Páginas)  •  158 Visualizações

Página 1 de 5

     

                  Imagens  

              da  

   Independência.


                            [pic 1]

                 América Espanhola


 [pic 2]

                                                  Haiti


                               Estados Unidos[pic 3]


[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

     

 

      SIMON BOLÍVAR

GEORGE WASHINGTON

TOUSSAINT LOUVERTURE


Carolina do Norte

A produção era voltada basicamente para a exportação, e baseada na grande propriedade.

Carolina do Sul

Tiveram uma ocupação distinta.

Connecticut

Apesar da mão de obra livre ser predominante, existiam africanos escravizados que faziam os trabalhos domésticos.

Delaware

Se dedicavam à pesca e à captura de baleias fazendo o porto de Boston a principal porta de saída e entrada de produtos.

Geórgia

O clima facilitou a implantação da monocultura de produtos como arroz, algodão e tabaco.

Rhode Island

Alguns escravos eram livres, mas ainda assim tratados de forma inferior a uma pessoa branca.

Massachusetts

O clima era hostil e a agricultura não era rentável.

Mayland

O clima era subtropical.

New Hampshire

Buscava de liberdade religiosa e política

Nova York

 

O clima era mais favorável ao cultivo.

Nova Jersey

Foi desenvolvida tanto a agricultura de subsistência como aquela que permita a venda de excedentes.

Pensilvânia

O trabalho escravo convivia com a mão de obra livre. Igualmente, foram instaladas fábricas têxteis e de siderurgia.

Virginia

O trabalho da lavoura ser realizado por negros escravizados.

Independência            

           do

         Haiti[pic 7]

Sendo uma das mais ricas colônias da França na região, o Haiti era um grande exportador de açúcar, controlado por uma pequena elite de brancos proprietários de terra, responsáveis pela exploração da predominante mão-de-obra escrava do local.

A essa altura, a população de escravos haitiana já havia lavrado a sua liberdade. Contudo, as lutas responsáveis pela consolidação dessa nova realidade estariam longe de chegar ao seu fim. No ano de 1801, Louverture empreendeu uma nova mobilização que estendeu a liberdade para os escravos da região da ilha colonizada pelos espanhóis, que hoje corresponde à República Dominicana.

No ano de 1806, quando Dessalines foi traído e assassinado por Alexandre Pétion e Henri Christophe, o Haiti passou a adotar o regime republicano. O reconhecimento da independência daquele país só aconteceria no ano de 1825, quando o governo francês recebeu uma indenização de 150 milhões de francos. Depois disso, mesmo vivenciando diversos problemas, a notícia da independência no Haiti inspirou a revolta de escravos em diferentes regiões do continente americano.

    [pic 8]

Independência da América Espanhola

Napoleão no poder da França revelou-se contraditório e autoritário, renunciando assim os princípios da Revolução Francesa e iniciando sua expansão pela Europa. O único país que poderia impedir esse projeto expansionista era a Inglaterra. Como as topas francesas não conseguiam desestabilizar a Inglaterra, a França decretou, em 1806, o bloqueio continental (os países europeus estavam proibidos de abrirem seus portos ao comércio inglês). Os países que não aceitassem o bloqueio continental seriam invadidos pelas tropas de Napoleão.

A Espanha não aceita e por isso, é invadida em 1808. O rei Fernando VII é deposto e é colocado no poder o irmão de Napoleão, José I.
Na América espanhola, a ocupação da Espanha pelas tropas de Napoleão enfraqueceu o controle da metrópole sobre as colônias. Em 1811, o padre Hidalgo tentou sem êxito proclamar a independência do Vice-Reino de Nova Espanha (México). Nova tentativa em 1813, novo fracasso: Hidalgo foi executado. A conquista da independência veio em 1821, liderada pelo general Itúrbide, que se proclamou imperador. Obrigado a abdicar em 1823, morreu fuzilado. O México tornou-se então uma República federal independente.


 [pic 9]

Independência dos Estados Unidos

Independência dos Estados Unidos colocou fim ao vínculo colonial que existia entre as Treze Colônias (nome pelo qual a região era conhecida nesse período) e a Inglaterra. Com essa conquista, os Estados Unidos transformaram-se na primeira nação do continente americano a ter sua independência.

A nova nação que surgiu foi construída em um modelo republicano e federalista e inspirada pelos ideais iluministas que defendiam as liberdades individuais e o livre comércio, por exemplo. De toda forma, a Independência dos EUA foi encabeçada pela elite colonial, insatisfeita com a forma como a Inglaterra tratava os colonos.

A Independência dos EUA e o modelo de nação desenvolvido pelos norte-americanos no século XVIII serviram de inspiração para outras nações do continente americano.


 As trezes    colônias

As treze colônias foram formadas entre o século XVII e o século XVIII pelos peregrinos ingleses puritanos, também chamados de “pais peregrinos”.

Também chamadas de treze colônias britânicas ou treze colônias americanas, as treze colônias eram formadas pelos seguintes estados: Carolina do Norte, Carolina do Sul, Connecticut, Delaware, Geórgia, Rhode Island, Massachusetts, Mayland, New Hampshire, Nova York, Nova Jersey, Pensilvânia e Virginia. 

No início, as regiões das treze colônias americanas contavam com pouco menos de 1,900 habitantes, sendo a maioria descentes de ingleses, escoceses, irlandeses, alemã, holandeses e galeses. A população foi crescendo e no ano de 1775 existiam mais de 2,418,000 habitantes das colônias espalhados pelos territórios. 

A maior parte da população era branca. Estima-se que no ano de 1775 existiam, por volta de 500,000 negros nas treze colônias. As Treze Colônias e a Formação dos Estados Unidos foram acontecimentos de extrema relevância na história do mundo. 


As trezes colônias eram parte da coroa inglesa, mesmo vivendo em uma “quase independência”. Os colonos responsáveis pelas regiões possuíam liberdade e autonomia política, social e administrativa para tomar a maioria das decisões ligadas a manutenção do sistema e da sociedade.

O rei inglês da época não se envolvia diretamente com a região por que acreditava que não era rentável ou relevante. A coroa apenas recolhia os lucros e tributos que eram gerados nas relações de mercados das colônias.

       

             Ano

          das    

Independências

       

       

          Haiti

         (1825)

          América

        Espanhola

           (1821)

          Estados

        Unidos

         (1776)


[pic 10]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (455.7 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com