TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS

Por:   •  15/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.533 Palavras (7 Páginas)  •  1.217 Visualizações

Página 1 de 7

CAP. 6- A INDEPENDÊNCIA DOS ESTADOS UNIDOS

Antes: a colonização

O processo de independência dos Estados Unidos começa bem antes, durante a época da colonização daquele território, no século XVII. A Inglaterra foi a responsável pela colonização e manteve os Estados Unidos formados por treze colônias, que foram divididas e colonizadas de duas formas:

  • Colônias do Norte: colonizadas por protestantes europeus fugitivos de perseguições religiosas. Foi chamada de Nova Inglaterra e era uma colônia de povoamento (mão-de-obra livre, economia baseada no comércio, pequenas propriedades e produção para o mercado interno).
  • Colônias do Sul: colonizadas apenas por ingleses e deveriam seguir o Pacto Colonial, eram uma colônia de exploração (latifúndio, mão-de-obra escrava, produção para exportação e monocultura).

A Organização Política

As 13 colônias eram completamente independentes entre si, estando cada uma delas subordinada diretamente à metrópole. Porém como a colonização ocorreu a partir da iniciativa privada, desenvolveu-se um elevado grau de autonomia político-administrativa, caracterizada principalmente pela idéia do auto-governo.

Guerra dos Sete Anos e a Política Colonial Inglesa

  • Esta guerra ocorreu entre a Inglaterra e a França entre os anos de 1756 e 1763. Foi uma guerra pela posse de territórios na América do Norte e a Inglaterra saiu vencedora.
  • Porém, uma forte crise econômica devida aos gastos militares. Procurando recuperar bens do Estado, os ingleses adotaram uma nova política administrativa sobre suas colônias, caracterizada pelo arrocho. A Inglaterra baixou vários impostos opressivos
  • Com o aumento das taxas e impostos metropolitanos, os colonos fizeram protestos e manifestações contra a Inglaterra.

O Processo de Independência

A Inglaterra além de aumentar os impostos, criou novas leis que tiravam a liberdade dos norte-americanos

  • Lei do Açúcar – 1764: estabelecia uma taxa sobre o melaço comercializado pelos colonos com outras nações. Os colonos só podiam comprar açúcar vindo das Antilhas Inglesas.
  • Lei do Selo – 1765:  todo produto que circulava na colônia deveria ter um selo vendido pelos ingleses
  • Lei do Chá – 1773: deu o monopólio do comércio de chá para uma companhia comercial inglesa,  

A reação dos colonos e a independência

  • As taxas e impostos geraram muita revolta nas colônias.
  • Um dos acontecimentos de protesto mais conhecidos foi a Festa do Chá de Boston ( The Boston Tea Party ). Vários colonos invadiram um navio inglês carregado de chá e jogaram todo carregamento no mar.
  • A Inglaterra reagiu com a promulgação das “Leis Intoleráveis“- 1974, são elas.
  • O fechamento do porto de Boston até quando os colonos pagassem os prejuízos causados pelo derramamento de chá no mar.
  • A ocupação de Massachusetts pelo exército inglês.
  • O julgamento de colonos rebelados por tribunais ingleses

Primeiro Congresso da Filadélfia

Em 1774, os representantes das colônias se reuniram no primeiro congresso continental da Filadélfia, reivindicava a revogação das “Leis Intoleráveis”, sem, no entanto, pretender a independência das colônias. O governo Inglês não se importou e mandou queimar um deposito de armas dos colonos daí iniciou-se a batalha de lexington e concord.

Segundo Congresso da Filadélfia

Em 1776, no famoso 4 de julho, os colonos se reuniram no segundo congresso com o objetivo maior de conquistar a independência.

Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declaração de Independência dos Estados Unidos da América. Porém, a Inglaterra não aceitou a independência de suas colônias e declarou guerra.

A Guerra de Independência, que ocorreu entre 1776 e 1783, os colonos foram comandados por George Washi­gton. Foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da França e da Espanha.

Constituição dos Estados Unidos

  • No ano de 1783, em Versalhes, a Inglaterra reconheceu a indepen­dência das Treze Colônias da América do Norte.
  • Em 1787, ficou pronta a Constituição dos Estados Unidos com fortes características iluministas. Garantia a propriedade privada (interesse da burguesia), manteve a escravidão, optou pelo sistema de república federativa e defendia os direitos e garantias individuais do cidadão.

Atividades

  1. Para recuperar as perdas financeiras causadas pela Guerra dos Sete Anos e aumentar o controle sobre suas colônias a Coroa Inglesa criou diversos impostos. Explique-os.

  1. Quando foi aprovada a Declaração de Independência dos Estados Unidos?

  1. Por que os franceses apoiaram as Treze Colônias na Guerra de Independência? E como isso influenciou no desenrolar da Revolução Francesa?

A França resolveu apoiar as Treze Colônias como uma forma de retaliação à derrota sofrida para os ingleses na Guerra dos Sete Anos. A participação francesa na Guerra de Independência dos Estados Unidos acabou influenciado os franceses através dos ideais de igualdade e autonomia que inspiraram os colonos norte-americanos contra a Inglaterra. De modo semelhante, esse mesmo discurso foi retomado quando a população francesa questionou a autoridade monárquica em seu país.

  1. Leia o texto a seguir e responda ao que se pede.

"A luta dos Estados Unidos contra a Inglaterra foi apenas uma 'guerra de independência' ou foi uma revolução? (...) Alguns têm procurado ver, na guerra de independência americana, uma revolução (...), outros negam que essa guerra tenha trazido às antigas colônias inglesas profundas modificações econômicas e sociais. O meio termo é a opinião que deve prevalecer".

(Godechot, Jacques. "As Revoluções: 1770-1799". São Paulo: Pioneira, 1976. Pg. 19.)

a) Por que a Guerra de Independência dos Estados Unidos não pode ser considerada, do ponto de vista político, simplesmente uma guerra anti-colonial?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (169 Kb)   docx (32 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com