TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Ideologia Neonazista

Por:   •  22/6/2015  •  Dissertação  •  384 Palavras (2 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 2

A Ideologia Neonazista

O nazismo, uma ideologia política criada por Adolf Hitler na década de 1920, tem seus princípios resgatados dando origem ao Neonazismo. Como na primeira vertende, o neonazismo prima pela raça pura ariana e tem como seguidores integrantes que descriminam homossexuais, negros, índios, judeus e comunistas, agindo de forma violenta com essas classes.

O Neonazismo corresponde à ideologia nazista revigorada, nova e atualizada para cada país e cidade onde os grupos atuam. {^Por isso o nome NEO que quer dizer novo^}

Um novo conceito foi adicionado a conduta Neonazi, a diferença cultural. Tal preceito sustenta a idéia de que cada povo deve manter sua identidade cultural e nacional em seu determinado meio. Assim, o neonazismo defenderia a incompatibilidade entre grupos distintos. A discriminação que era racial agora também seria cultural. Nesta conduta, violenta, está clara a presença da intolerância em relação ao outro e da dicotomia superioridade/inferioridade racial.

Eles conservam a segregação cultural, mas também,  cultivam a crença na “superioridade racial” e aos símbolos e agentes do nazismo alemão.

A questão cultural ganhou maior notoriedade nos movimentos neonazistas, em virtude da estratégia ideológica empregada por esses grupos para se adaptarem a uma nova realidade econômica, política e cultural do fim do século XX. O judeu de ontem é o imigrante de hoje. Mesmo assim grupos menos comprometidos com a política propagam o extermínio em relação  aos negros, judeus e homossexuais e qualquer outra raça considerada inferior.

Todo esse discurso e propaganda da segregação cultural deixa a superioridade racial nas entrelinhas, diluído na xenofobia.

Nos anos 80 e começo dos 90, que acabou explicitando-se, no final desta década, virtualmente, na internet, aproveitando-se do anonimato possibilitado por essa ferramenta para espalhar a palavra e fazer recrutamento para ideologias.

Existem grupos Neonazi´s espalhados por todo o mundo.

Há, por exemplo, skinheads neonazistas, que mesclam os ideais de ambas as ideologias visto que são muito parecidos. Há os neonazistas “White Powers”, que acreditam, sobretudo, na supremacia branca, idealizada pelo nazismo. Há grupos na Alemanha que pregam a extrema intolerância a pessoas naturais de países eslavos. No Brasil, um grupo nacionalista de extrema-direita (mas não neonazista) muito citado é os Carecas, que possuem ideologias muito semelhantes as dos Skinheads, sendo então, muitas vezes, considerados um subgrupo destes. Eles pregam a violência contra comunistas, homossexuais, nordestinos, anarco-punks, entre outros grupos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (47.8 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com