TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Importancia Dos PPP

Dissertações: A Importancia Dos PPP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/11/2014  •  1.193 Palavras (5 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

3 Conclusão 7

REFERÊNCIA 8

1 INTRODUÇÃO

O Projeto Político-Pedagógico tem sido objeto de estudos para professores, pesquisadores e instituições educacionais em nível nacional, estadual e municipal, que visa buscar a melhoria da qualidade do ensino.

Sendo a escola um lugar de concepção, realização e avaliação de seu projeto educativo, uma vez que ela necessita organizar um trabalho pedagógico com base em seus alunos, assumindo suas responsabilidades, sem esperar que as esferas administrativas superiores tomem essa iniciativa, mas que lhe dê condições para levá-la adiante.

Por que é preciso uma ação compartilhada dos seus vários segmentos visando à construção de uma autonomia, mais dialogada e solidária.

O Projeto Pedagógico tem como princípio orientar a escola no cumprimento de sua função social, buscando assegurar o sucesso na aprendizagem do aluno. A importância do projeto nas escolas publica, e que ele possibilite à escola a alcançar sua finalidade, concretizando sua função social: a promoção da cidadania, o desenvolvimento pleno e o sucesso dos alunos.

2 DESENVOLVIMENTO

Afinal o que vem a ser Projeto Pedagógico: etimologicamente, a palavra projeto vem do latim, particípio passado de projicere, que significa lançar para frente.

O projeto não é algo que é constituído e em seguida arquivado ou encaminhado às autoridades educacionais como prova do cumprimento de tarefas burocráticas, ele é construído e vivenciado em todos os momentos e por todos os envolvidos com processo educativo da escola. O Projeto Político Pedagógico busca um rumo, uma direção.

É um projeto político por estar intimamente articulado ao compromisso sociopolítico com os interesses reais e coletivos da população majoritária. É político no sentido de compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade por isso político e pedagógico têm assim uma significação indissociável, que se deve considerar o Projeto Político Pedagógico Omo um processo permanente de reflexão e discussão dos problemas da escola, na busca de alternativas da escola, na busca de alternativas viáveis à afetivação de sua intencionalidade, que “não é descrita ou constatativa, mas é constitutiva” (Marques 1900, p.23).

O Projeto Político-Pedagógico preocupa-se em instaurar uma forma de organização do trabalho pedagógico que supere os conflitos, buscando eliminar as relações competitivas corporativas e autoritárias, rompendo com a rotina do mando. O Projeto Político Pedagógico tem a ver com a organização do trabalho pedagógico em dois níveis: como organização da escola como um todo e como organização da sala de aula, preservando a visão de totalidade. O Projeto Político Pedagógico busca a organização do trabalho pedagógico da escola, na sua globalidade. Buscar uma nova organização para escola constitui uma ousadia para os educadores, pais, alunos e funcionários.

As novas formas têm que ser pensadas em um contexto de luta de correlações de força, ás vezes favoráveis, ás vezes desfavoráveis. Terão que nascer no próprio “chão da escola” com o apoio dos professores e pesquisadores. Não poderão ser inventadas por alguém, longe da escola e da luta da escola. (grifos do autor) (Freitas 1991, p.23).

Se a escola nutre se da vivencia a cotidiana de cada um de seus membros cooparticipantes de sua organização do trabalho pedagógico à administração central, seja o Ministério da Educação, a Secretaria de Educação Estadual ou Municipal, não compete a eles definir um modelo pronto e acabado, mas sim estimular inovações e coordenar as ações pedagógicas planejadas e organizadas pela própria escola.

O ponto que nos interessa é reforçar que a escola não tem mais possibilidade de ser dirigida de cima para baixo. A luta da escola é para a descentralização em busca de sua autonomia e qualidade. Por que a organização do trabalho pedagógico tem a ver com a organização da escola.

E princípios norteadores do Projeto Político-Pedagógico são: a)Igualdade que Saviam alerta-nos para o fato de que há uma desigualdade no ponto de partida, mas igualdade no ponto de chegada deve ser garantida pela mediação da escola. Igualdade de oportunidade requer ampliação do atendimento com simultânea manutenção de qualidade.

b) Qualidade- O desafio que se coloca ao Projeto Político Pedagógico da escola é de propiciar uma qualidade para todos. A qualidade implica duas dimensões indissociáveis: a formal ou técnica e a política. A formal enfatiza os instrumentos e os métodos a técnica. A qualidade política é condição imprescindível da participação, ela está voltada para os fins, valores e conteúdos.

c) Gestão democrática é um princípio consagrado pela constituição vigente e abrange as dimensões pedagógicas, administrativa e financeira.

d) Liberdade é outro princípio constitucional.

e) Valorização do magistério é um princípio central na discussão do Projeto Político-Pedagógico. O reforço e a valorização dos profissionais da educação, garantindo-lhes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com