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A Importância Da Consciência Crítica

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Por:   •  11/3/2015  •  3.047 Palavras (13 Páginas)  •  2.306 Visualizações

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A IMPORTANCIA DA CONCIENCIA CRITICA:

O termo conscientização parece que nasceu no Brasil, e tem sido atribuído muitas vezes a Paulo Freire. O método de alfabetização deste pedagogo se baseia teoricamente numa análise da consciência da população, especialmente do adulto não alfabetizado. Segundo a análise de Paulo Freire, há três tipos de consciência: a consciência mágica, a consciência transitivo-ingênua e a consciência critica.

l ) Consciência mágica é a consciência dos grupos humanos que estão de tal maneira imersos nos acontecimentos do dia-a-dia, que não percebem nem as verdadeiras causas dos acontecimentos, nem o processo a que se chama processo da História .

2) Consciência transitivo-ingenua é a consciência dos grupos humanos que já conseguem perceber de alguma maneira que os acontecimentos de cada dia não são frutos do acaso nem de forças extramundanas. Percebe-se que a história humana e um desenvolvimento contínuo do próprio homem. Entretanto, a visão das causas ainda é insuficiente e, principalmente, ainda não tem o dinamismo que impele a tentar corrigir as próprias causas dos acontecimentos negativos. As pessoas percebem que a pobreza é fruto de injustiça, mas não analisam corretamente esta injustiça, ou não vêem como lutar contra ela.

3 ) Consciência critica é a consciência que superou os dois limites: o limite que afoga a consciência na ignorância e na inércia, o limite da inércia e da impotência perante a realidade humana.

Sendo assim, a finalidade precípua do método Paulo Freire é a formação da consciência crítica. Daí duas perguntas iniciais: o que é a consciência critica? Como é que se forma a consciência crítica?

A palavra conscientização nasceu com este sentido: formação da consciência critica. Tendo em vista a variedade imensa de sentidos que se tem emprestado a esta palavra, é importante notar que este significado original é bastante definido. O uso inflacionário e desgastante esvaziou-a do que ela tem de mais profundo. O sentido da palavra pode entretanto ser recuperado através da resposta a tais perguntas que são o desdobramento das interrogações acima formuladas: l) o que é consciência? 2) o que é crítica? 3) como nasce a consciência crítica?

O Que é consciência

A palavra consciência tem aqui um sentido filosófico, e não psicológico. Em psicologia, usa-se aliás mais freqüentemente o termo "o consciente" e designa o conjunto de fenômenos e dados psíquicos que a pessoa é capaz de verbalizar reflexamente. Opõe-se ao "inconsciente", que é objeto das pesquisas psicológicas e dos métodos de psicanálise divulgados hoje em dia. O princípio básico é de que o comportamento humano é, em grande parte, comandado pelo "inconsciente".

Quando se fala em ‘formação da consciência critica’ ou em "conscientização", o termo "consciência " não significa tampouco formação de uma consciência científica. Consciência não e sinônimo de ciência e não se pode dizer sem mais que a transmissão da ciência cria uma consciência crítica. Muitas vezes ela nem modifica a consciência, a qual pode muito bem continuar imersa em explicações mágicas que tenham aparência científica, ou continuar paralisada pela inércia da apatia ingênua .

A consciência não se encontra nem no campo dos comportamentos psicológicos nem no nível do saber. Ela é entretanto captável unicamente através de ambos: a consciência inclui o reagir psicologicamente e de fato, assim como o saber.

A consciência é, pois, fundamentalmente a capacidade humana, e estritamente humana, de prever e planejar previamente as próprias atividades, de refletir sobre elas no decorrer da ação, e de cotejar os resultados seja com os planos prévios, seja com princípios e ideais teóricos ou práticos. A consciência é a capacidade de planejar , refletir e criticar. Esta capacidade é normalmente captável pela constância em certo tipo de comportamento e pela relação natural de conhecimento .

Embora a análise acima acenada de Paulo Freire seja criticada como insuficiente, ela oferece oportunidade de compreensão inicial do que expusemos até agora. Assim, há comportamentos constantes que são típicos da consciência mágica. O homem acredita que os acontecimentos são frutos de forças extraterrenas, de malefícios, e só aceita intelectualmente as explicações que reforcem este comportamento. Inversamente o homem crítico já toma uma outra atitude profunda, antes mesmo de se dar conta de que sua atitude é crítica. Ele é capaz de verbalizá-la e de traduzi-la em conceitos, mas esta atitude é fundamental e anterior ao nível psicologicamente consciente.

Que significa, pois, o adjetivo "crítica"?

O QUE SIGNIFICA CRÍTICA?

Normalmente, opõe-se ao conceito de atitude crítica o termo atitude ingênua. A ingenuidade ou falta de senso crítico é, às vezes, mítica, enquanto se baseia em explicações fora da realidade, e muitas vezes participa simplesmente do senso comum, ao qual adere sem maiores considerações.

A adesão pacífica ao senso comum não é meramente casual. Ela tem uma raiz bastante detectável, e portanto modificável. Sabemos que o senso comum é a maneira habitual de pensar e agir ou reagir dentro de uma coletividade humana. Outros grupos ou outras coletividades podem muito bem pensar ou agir diversamente, e têm assim outro senso comum. Além disso, a constância e profundidade do senso comum podem ser tão importantes que o grupo se julga dividido e agredido quando alguém pensa ou age diversamente, e expulsa os dissidentes. Neste sentido o senso comum une fortemente um determinado grupo humano, e forma a base de sua unidade . Os planos, as reflexões e as críticas são feitos a partir dessa unidade constante do pensar e do agir.

Atualmente tem-se discutido muitíssimo sobre este fenômeno, sob o titulo de ideologia. A ideologia é inconscientemente herdada ou dos antepassados ou do ambiente vital. Por isto ela determina com bastante profundidade os comportamentos e a atitude profunda das pessoas que nasceram e se desenvolveram no seu seio. A atitude profunda de uma pessoa que sempre viveu em ambiente miserável e subumano é muito diferente do comportamento fundamental e constante de quem vive em um meio ambiente saudável. A educação da consciência depende pois muito do ambiente em que o grupo vive e se desenvolve . Consequentemente, a modificação do que se chamam as estruturas do grupo é de capital importância.

Uma pessoa que deixa o ambiente originário e passa a outro, tem que modificar a sua

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