TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM HISTORIA

Por:   •  29/10/2018  •  Resenha  •  1.151 Palavras (5 Páginas)  •  97 Visualizações

Página 1 de 5

UNIJORGE

LICENCIATURA EM HISTORIA

DINEIR PACHECO DOS SANTOS

Art Spiegelman  sueco filho de um judeu polonês que  teve a experiência narrada de sua história de sobrevivência em campos nazista no período do holocausto e a complicação do relacionamento entre pai e filho e os efeitos sofridos pela guerra,  usando uma linguagem diferenciada para sua narrativa, sua obra teve como  diferencial sua construção em forma de quadrinhos, que de uma forma mais ousada e uma linguagem e uma  e teve sua primeira publicação em 1980 tendo sua conclusão somente em 1991.Porem em 1992 recebeu o "Prêmio Especial Pulitzer" essa premiação foi concebida mediante a comissão não ter entrado em consenso da categoria da obra “MAUS” se biografia ou ficção

O ponto inicial da obra em que podemos ter o primeiro contato com os personagens que possuem como tema central a guerra e as consequências e as marcas deixada, a abordagem do texto um tanto sarcástico referindo o título como lua de mel, mostra os problemas vivido pelo personagem chave e a doença de sua esposa e a necessidade de deslocamento até o sanatório. Detalhando a cena em quem existe o primeiro contato e o nascimento do interesse de Art pela história de seu pai.

O primeiro capítulo é precedido por uma cena em 1958, que revela a relação de Art (p.6) com amigos e com o pai. E na sequência, apresenta personagens relevantes da narrativa, Vladek , seu pai (p.5), Mala (p.13), Anja (p.17). O foco é a vida na Polônia e a guerra. Nele, Vladek diz ser confundido com um Sheik de um filme. Mas, sua relação com o filho não era de proximidade. Sabe-se que Anja, sua mãe cometera suicídio, há menção à guerra e um excessivo cuidado do pai com sua própria saúde, e Mala, esposa atual de Vladek, experimenta da irritação do esposo e com ele é uma sobrevivente da guerra. O capítulo traz ainda  o início do projeto HQ de Art (p.14). E o retorno às memórias em Czestochova se deve às lembranças de Anja(mãe de Artie) (p. 14) Nesse contexto aparece Lúcia, com quem se relaciona sem pretensão de planos futuros (p.15) e em visita a Sosnowiec, em Dezembro de 1935, conhece Anja (24 anos), Vladek (30 anos) (pp. 17, 20) e conhece a família Zylberberg (p. 20). O compromisso chega ao Noivado, em 1936, quando mudou-se para Sosnowiec. (p.21) e casaram-se em 14.02.1937 (p.24). O capítulo se encerra com um pedido do pai “...coisas particulares eu não quer que você mencione.”(p.25)

A lua de Mel (p.27) é o título do capítulo 02 do livro, que traz os seguintes eventos, Artie passa a visitar o pai regularmente (p.28), e Anja passa a ser o centro das memórias e narrativas. Vladek conta que eles, casados, moram em Sosnowiec, onde Anja passa uma situação complicada com papéis comprometedores (p.29) E o sogro investe para salvar a filha e sua família de situações difíceis. Custeou despesas para libertar a costureira que foi detida em lugar de Anja, patrocinou investimento para Vladek ter sua própria fábrica de tecidos em Bielsko. (p.31) Na sequência, nasce o Richieu (p.32) e Anja adoecida, precisa ir a um sanatório, ficando o bebê com os avós, enquanto o sogro cuida da fábrica para que Vladek viaje com ela a Thecoslováquia(pp. 33,34) No caminho, aparece a suástica da bandeira nazista (p.34), e faz-se menção ao POGROM e às  dificuldades e massacre aos judeus habitantes da Alemanha.(p.35)

O sanatório é lugar de calmaria (p.36) e nele Anja demonstra acalmar-se. O casal mantém contato com a casa, recebe cartas, inclusive foto de Richieu (p.36). , Anja recupera-se e no retorno a Sosnowiec, descobrem que a fábrica foi roubada, o que não foi uma ação antissemita(p.38) Na sequência, Vladek recebe uma carta do governo convocando-o para a guerra quando morava em Bielsko, 24.08.1939 (p. 40) Assim, Anja, Richieu e a governanta, Janina, rumam para Sosnowiec e Vladek para a fronteira com a Alemanha. Vladek volta à cena, tempo presente, relata algumas de suas enfermidades e sua relação com médicos.

O terceiro capítulo, Prisioneiro de Guerra, traz pré-relato de memórias, em que Art vai ver o pai para registro de mais histórias. No tempo da narrativa,  Mala e a crise com Vladek (problemas de relacionamento, finanças) que ainda sente falta de Anja. De acordo com as memórias de Vladek, em 1939, ele foi recrutado, atirou e matou um alemão nas trincheiras da guerra, o que lhe fez prisioneiro, e por isso sofreu castigo, trabalho, fome, banhos frios, mas ele tornou-se voluntário para trabalhos pesados como meio a obter melhores tratamentos na concentração. Onde teve um sonho revelador da sua liberdade com as palavras “Parashah Truma” e, de fato, aconteceu o seu retorno para casa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.9 Kb)   pdf (69.3 Kb)   docx (13.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com