TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A LICENCIATURA EM HISTÓRIA

Por:   •  30/11/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  3.305 Palavras (14 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 14

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO - UPE

CAMPUS GARANHUNS

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

“Patrimônio é tudo o que criamos, valorizamos e queremos preservar: são os monumentos e obras de arte, e também as festas, músicas e danças, os folguedos e as comidas, os saberes, fazeres e falares. Tudo enfim que produzimos com as mãos, as ideias e a fantasia”.

Cecilia Londres

APRESENTAÇÃO

Os patrimônios (materiais e imateriais) são elementos da memória, da história e da geografia do lugar em que se encontram, por isso carregam em si as marcas do tempo e oferecem uma identidade histórica ao local, caracterizando os processos de transformação que ocorrem na cidade. Nos últimos anos é crescente o interesse na pesquisa que tem como tema o patrimônio cultural, o interesse pela temática se amplia à medida que os processos de globalização cultural também se expandem, o que resulta no medo da perda das identidades, das memórias locais, dos elementos heterogêneos em meio aos processos de homogeneização, além dos descasos, da indiferença para com os monumentos que fazem parte, de alguma forma, da criação da identidade de cada cidade e da sociedade local.

A ideia de patrimônio cultural remete à riqueza construída e transmitida, de geração para geração. Entende-se por cultura todas as ações por meio das quais os povos expressam suas “formas de criar, fazer e viver” (BRASIL, 1988). Assim, durante sua vida, as pessoas constroem suas identidades ao se relacionarem umas com as outras em diferentes contextos e situações. O Brasil é um país de grande diversidade cultural, pois, na nossa história, vários grupos étnicos e sociais participaram da formação do país e ofereceram diferentes contribuições culturais.

Em meio a essas contribuições, pode-se destacar a construção do Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti em 27 de março de 1971 na cidade de Garanhuns – Pernambuco funcionou como estação ferroviária até 1971. Tornou-se um espaço de memória não só para a cidade de Garanhuns, mas também para o estado de Pernambuco. Com seu valor cultural e histórico, o presente trabalho ira explorar a importância do Centro Cultural para a cidade, sua dimensão, traçando um pequeno histórico do seu surgimento e uso do bem cultural nos dias atuais.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO

Bens culturais são registros materiais ou imateriais de elementos da realidade (cultural ou natural), passada ou presente, que foram criados ou desenvolvidos em determinada época e com o passar do tempo foi capaz de traduzir o momento cultural ou natural de grupos sociais ou de ecossistemas. A esses bens são atribuídos valores por grupos sociais que guarda em si referências à identidade, a ação e a memória dos diferentes grupos sociais. É um elemento importante para o desenvolvimento sustentado, a promoção do bem-estar social, a participação e a cidadania.

O patrimônio cultural de um povo é formado pelo conjunto dos saberes, fazeres, expressões, práticas e seus produtos, que remetem à história, à memória e à identidade desse povo. A preservação do patrimônio cultural significa, principalmente, cuidar dos bens aos quais esses valores são associados, ou seja, cuidar de bens representativos da história e da cultura de um lugar, da história e da cultura de um grupo social, que pode, (ou, mais raramente não), ocupar um determinado território. Trata-se de cuidar da conservação de edifícios, monumentos, objetos e obras de arte (esculturas, quadros), e de cuidar também dos usos, costumes e manifestações culturais que fazem parte da vida das pessoas e que se transformam ao longo do tempo.

A ideia de patrimônio cultural remete à riqueza construída e transmitida, de geração para geração. Entende-se por cultura todas as ações por meio das quais os povos expressam suas “formas de criar, fazer e viver” (BRASIL, 1988). Assim, durante sua vida, as pessoas constroem suas identidades ao se relacionarem umas com as outras em diferentes contextos e situações. O Brasil é um país de grande diversidade cultural, pois, na nossa história, vários grupos étnicos e sociais participaram da formação do país e ofereceram diferentes contribuições culturais.

Em meio a essas contribuições, pode-se destacar a construção do Centro Cultural na cidade de Garanhuns, que inicialmente era uma estação ferroviária. Decorrente da revolução industrial houve uma expansão dos meios de transportes, que foram usados para alcançar lugares longínquos. Várias Estações Ferroviárias foram criadas no estado de Pernambuco, sendo a linha férrea em Garanhuns construída com o objetivo de ligar a cidade local com a do estado de Recife.

O Centro Cultural Alfredo Leite Cavalcanti, foi inaugurado em 28 de setembro de 1887 e funcionou como estação ferroviária até 1971. Nesse mesmo ano, sob o comando do prefeito Luiz Souto Dourado, passou por algumas reformas e transformou-se no Centro Cultural em 27 de março de 1971. O novo uso traz consigo uma grande importância, por abrigar instituições como as secretarias de Cultura e de Turismo, além do teatro Luiz Souto Dourado, palco da produção de cultura, não só local e brasileira, bem como estrangeira. Além de toda sua importância social, econômica e cultural, constitui um exemplar arquitetônico de grande valor, sendo considerada uma das mais imponentes do interior do Estado. O objetivo desse trabalho é caracterizar o centro cultural desde a sua inauguração até os dias atuais, bem como sua importância para a região de Garanhuns e como encontra-se o estado de preservação do local.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 LOCALIZAÇÃO

O município de Garanhuns

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.5 Kb)   pdf (77.6 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com