TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Lei de inclusão social no cotidiano escolar

Por:   •  14/5/2018  •  Relatório de pesquisa  •  847 Palavras (4 Páginas)  •  166 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

Piér Dellefechaut , 34183623

PORTFÓLIO

UTA A 2018 - FASE I: CICLO 2

MÓDULO A – FASE I

Belo Horizonte

2018

A lei de inclusão social no cotidiano escolar

A educação inclusiva tem com ideia principal de inserir pessoas com deficiência e distúrbios de aprendizagem ao sistema de ensino regular.

No passado as pessoas com deficiência eram excluídas e escondidas da sociedade que viviam, para elas não haviam convívio social pois eram vítimas de ignorância e preconceito de muitas pessoas, os deficientes não tinham nenhum direito e quase nunca uma chance de aprendizado na vida escolar, não podiam frequentar lugares públicos, assim ficando presos em suas residências, a ignorância era tamanha ao ponto de acharem que deficiência era um castigo divino, achavam que a família do deficiente tinham praticado um grande pecado ou feito algo de errado.

 A lei nº 13.146, de julho de 2015, garante o direito do aluno com necessidades educativas especiais e de todos os cidadãos à educação, é um direito constitucional. A garantia de uma educação de qualidade para todos implica que a escola seja redimensionada no que seria à aceitação, mas não somente isso, que também valorize as diferenças. Valorização que faz com aprendemos e divulguemos os valores culturais que beneficiam cada identidade individual e coletiva, fazendo que o respeito seja construído e aprendido.

Segundo as políticas educacionais, a escola tem que ser preparada para enfrentar o desafio de oferecer uma educação inclusiva e de qualidade para todos os seus alunos. Sabendo que cada aluno em uma sala de aula apresentará características diferentes, o que os tornam únicos, tais características como valores, crenças, informações, sexualidade e etc. Isso mostra o quão é grande a nossa diversidade, mostrando que cada um tem o seu tempo, o seu ritmo e estilo de aprendizagem. O desafio maior é trabalhar com essas diversidades de modo que construam um novo conceito no processo de ensino-aprendizagem, eliminando o caráter excludente, incluindo todos que por direito, são sujeitos.

Inicialmente quando procurei a unidade de educação, informei aos diretores, professores e funcionários sobre minha pesquisa de inclusão social, a Escola Municipal Santos Dumont, a qual eu fui com o objetivo de entender como está sendo aplicada a lei, é localizada na Rodovia BR – 381 em Sabará-MG, escola de tempo parcial, só disponibiliza o fundamental - anos finais, a escola possuí uma quadra poliesportiva coberta, uma biblioteca, uma cantina, uma sala de vídeo, uma sala de informática e uma sala de reforço.

A escola não possui muitos recursos tanto financeiros quanto sociais, a escola não possui uma rampa de acesso para chegar nela e nem rampa para chegar à biblioteca, os alunos recebem os livros novos, porém em algumas ocasiões usam o livro antigo de cada matéria para fazerem leituras e atividades.

Existe uma turma de 6º ano que todos são repetentes, estes alunos têm dificuldade de aprendizado ou simplesmente não querem estudar, um deles tem 15 anos e não sabe ler, nunca quis aprender a ler ou escrever, as instituições que ele passou anteriormente antes desta escola segundo os professores o empurrou para as próximas séries. Estes alunos não têm muito contato com diferentes culturas, uns são usuários de drogas, essa turma será transferida para o 7º ano em agosto caso tenham atingido certa nota.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (100.7 Kb)   docx (48.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com