TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A MESOPOTÂMIA

Por:   •  13/9/2019  •  Resenha  •  810 Palavras (4 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 4

MESOPOTÂMIA

            A presente resenha foi elaborada com o intuito de abordar as principais características sobre a Mesopotâmia, seus povos, cidades, civilizações e fatos históricos que nos levam ao entendimento sobre uns dos primeiros povos e sua importância para esclarecimentos sobre situações e crenças do nosso dia a dia na atualidade, destacando sobre a mesma suas atividades, o surgimento da primeira escrita da humanidade (cuneiforme) e de grandes impérios em que sua estrutura política estava dividida em inúmeras cidades-estados, como também o fato de que os habitantes daquela época acreditavam em várias divindades.

            Mesopotâmia, que em grego quer dizer ‘terra entre rios’, é conhecida por ser um dos berços da civilização humana. É o nome dado para a área do sistema fluvial Tigre-Eufrates, que nos dias modernos corresponde a aproximadamente a maior parte do atual Iraque e Kuwait, além de partes orientais da Síria e de regiões ao longo das fronteiras Turquia-Síria e Irã-Iraque.

            Diversos povos antigos habitaram a região da Mesopotâmia há cerca de 4.000 a.C., devido às extensas áreas férteis próximas aos rios, a água próxima que fornecia subsídio para pesca, alimentação e transporte. Tempos depois visando esses mesmos benefícios, chegaram outros povos, dentre eles:  Babilônicos, Assírios, Sumérios, Caldeus, Amoritas e Acádios.

            Com base nos estudos feitos por vários pesquisadores cada um desses povos tiveram sua parcela de contribuição para o crescimento da Mesopotâmia, sendo cada um marcado por uma determinada característica.

            Os Babilônicos por exemplo foram os responsáveis por um dos primeiros códigos de leis que temos conhecimento, as Leis de Talião criada pelo Imperador Hamurabi que visava organizar e controlar a sociedade e que tinha como base o lema ´´olho por olho, dente por dente", que previam castigos severos aos criminosos de acordo com a gravidade de seus delitos. Foram responsáveis também pela criação do calendário que servia para acompanhar as cheias do rio Eufrates e obter melhores condições para o desenvolvimento da agricultura, além da criação do relógio do sol, que como o próprio nome diz baseavam as horas de acordo com o movimento do sol.

            Já os Assírios se destacaram pela cultura militar. Tinham a guerra como principal forma de tomar poder e conquistar territórios, tudo com requintes de crueldade como forma de impor respeito e espalhar medo, tendo que lidar com revoltas populares devido a essas atitudes.

            Os Sumérios por sua vez se destacaram por desenvolverem um importante sistema de canalização dos rios com o intuito de armazenar água para sua comunidade, onde desenvolveram a agricultura e criaram a escrita cuneiforme, registrando através de placas de argila muito do que sabemos sobre esse período da história nos dias atuais, pois nelas estavam descritas seus registros cotidianos, administrativos, econômicos e políticos. Vale ressaltar que essa escrita passou por aperfeiçoamento e com o tempo ganhou valores fonéticos e sílabas. Desenvolveram também os zigurates, construções em forma de pirâmides que serviam de armazenamento de produtos agrícolas e de prática religiosa, além da construção de cidades como Ur, Nipur, Lagash e Eridu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (77.8 Kb)   docx (8.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com