TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Metodologia de Historia

Por:   •  29/12/2022  •  Trabalho acadêmico  •  1.100 Palavras (5 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Atividade Online – AO 04  - Formulário para treino

Curso:

Programa de Ensino e Aprendizagem em Rede - PEAR

Professor(a):

Gercinair Silvério Gandara

Nome da disciplina:

Metodologia e Prática de Ensino de História III

Discente:

Questionário On-line

Questão 01

Valor:

0,4 ponto

Desde a década de 1980 são realizadas muitas discussões sobre o ensino de história e suas questões epistemológicas Uma das principais discussões da área tem sido o uso de diferentes fontes e linguagens, formas/materiais didático-pedagógico, de tornarem as aulas mais construtivas. Tais discussões são contínuas e têm como alvo encontrar novas possibilidades de ensinar a história. O uso de diferentes fontes trata-se de uma opção metodológica que amplia o campo de estudo e o olhar do historiador tornando o processo de transmissão e produção de conhecimento dinâmico, flexível e, sobretudo, interdisciplinar. As metodologias de ensino de história exigem permanente atualização, constante investigação e contínua incorporação de fontes. Mas, essa prática requer do professor de história um aprofundamento dos conhecimentos acerca da constituição de diferentes linguagens, seus limites e possibilidades.

 Marque V ou F V(verdadeiro) ou F (falso).

É correto afirmar que os diversos recursos e metodologias, atualmente, focos de debates em torno da renovação do ensino de História são:

A (  )

Possibilidades de trabalhar com as linguagens iconográficas, sonoras, poéticas, literárias, humorísticas, dentre outras.

B (  )  

Diferentes linguagens incorporadas no processo de ensino de história que estreita a ligação entre os saberes escolares, a vida social e cotidiana e, consequentemente, a postura docente frente às mudanças impostas pelos novos contextos socioculturais

C (  )

Debates que faz parte do movimento historiográfico que se caracterizou pela ampliação documental e temática das pesquisas e do processo de crítica ao uso exclusivo de livros didáticos tradicionais, do avanço tecnológico e da difusão dos livros paradidáticos

D (  )

As novas abordagens, os novos objetos, outras fontes, outras linguagens que foram se incorporando ao ensino de História. O uso de diferentes fontes trata-se de uma opção metodológica que ampliou o campo de estudo e o olhar do historiador tornando o processo de transmissão e produção de conhecimento dinâmico, flexível e, sobretudo, interdisciplinar.

Questão 02

Valor:

 0,5 ponto

 Os autores dos textos apresentam sugestões que possibilitam o desenvolvimento do ensino de História, através de linguagens, fontes e recursos alternativos. De acordo com os conteúdos abordados sobre as fontes e suas respectivas características marque V(verdadeiro) ou F (falso)

A

 Lendas: Pode se transformar em um recurso didático importante nas aulas de História. São excelentes veículos para o desenvolvimento de trabalhos interdisciplinares. Ao serem selecionados, deverão ser significativos e dizer algo para o conhecimento

B

Cinema/Filmes/Documentários: São os mais utilizados em sala de aula, assim como, também, pelos livros didáticos. Sua contribuição, como material didático, é justificada pela sua importância enquanto mecanismo metodológico para o desenvolvimento do pensamento histórico. Devem ser entendidos como fontes históricas que apresentam diferentes linguagens e, dessa forma, necessitam ser interpretados e analisados de acordo com suas características. A utilização pode ocorrer com o uso de jornais, crônicas, revistas, discursos, cartas, leis, anúncios, relatos de viagens, diários, depoimentos, lendas, receitas médicas, testamentos, textos literários, artigos, processos paroquiais e inquisitoriais, entre outros. A análise do documento, em seus detalhes, permite a construção de procedimentos e atitudes de pensar/refletir historicamente além de construir conhecimentos de natureza científica

C

História em Quadrinhos: Por muito tempo foi alvo de críticas pelos educadores de forma geral, hoje, novos estudos sobre esse recurso superaram as posições anteriores, apresentando os resultados positivos e a sua importância no processo de aprendizagem. Apresentam uma grande potencialidade como recurso didático.

D

Charge, caricaturas, cartuns: Constituem fontes importantes para o ensino da História. Utilizados por diferentes grupos sociais, em diferentes épocas, podem revelar contextos e características das sociedades estudadas. Ao selecionar o material a ser trabalhado para ilustrar momentos históricos, devemos indagar sobre sua origem, sua utilidade, atualidade, contar sua história, procurando problematizar, fazendo relações com o momento presente. Discutir questões ligadas à continuidade, descontinuidade, semelhanças, diferenças e transformações. Nesse contexto, podem ser trabalhados os de uso doméstico, meios de comunicação e informação, instrumentos de trabalho, entre outros.

E

 Fotografia: Como linguagem documental representa uma dada realidade em um determinado momento. Tem um significado e gera significantes. Podem ser trabalhadas como documentos que contam a história de um determinado momento, sendo representações

Questão 03

Valor:

0,6 ponto

Em relação ao uso de diferentes fontes e linguagens analise as afirmativas a seguir e assinale somente as afirmações corretas na perspectiva da abordagem do ensino de História. V(verdadeiro) ou F (falso).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (80.9 Kb)   docx (54.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com