TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Mídia e Lutero

Por:   •  25/4/2016  •  Relatório de pesquisa  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 3

Lucas M.S Batista

História

A mídia é um dos principais meios de comunicação em massa conhecida no século XXI, com várias variedades de mídias, como leituras de jornais e revista, assistir televisão, e o acesso à internet assim globalizando ainda mais as informações do cotidiano mundial, porém tudo tem o começo inclusive a mídia, por incrível que pareça todo estrondo midiático sempre provem de interesses e assuntos de grande importância em seu contexto de tempo, e para explicar todo esse movimento até em se transformar nessa potência globalizada do que é hoje começou no século XV com a revolução protestante de Lutero e o papel de Winttenberg para esse contexto de mídia,  até tomar grandes proporções no século XVIII na revolução francesa e todo nesse contexto teve guerra de interesses religiosa, e a mídia teve papel fundamental para isso sendo que expunha as ideias centrais de quem publicava, ou seja, conflito de interesses.

A reforma foi um movimento social com o objetivo de reforma a velha igreja e não fundar uma nova, onde foram debatidos primeiramente na Alemanha e depois em outras partes da Europa, e um dos objetivos dos reformadores era se comunicar com todos os cristãos, e não satisfeito com a tradução do novo testamento portando alguns erros, porém isso não impediu de fazer as publicações com a língua local, sendo que Lutero defendia que a ideia de Deus era para todos e não para algumas pessoas ser intercessores de Deus para os leigos, além das publicações feita a mão também contou com as impressões feitas em Winttenberg que nesse local em quarenta anos vendeu mais cem mil copias de O Pequeno catecismo, feito por Lutero, e o impressor era Hans Lufft.

Ou seja, não podemos negar que existia várias partes interessada nesse meio de comunicação como mercenários interessados apenas em venda, a visão católica e a visão protestante, a visão católica era apenas pessoas de alta classe e a classe mais desfavorecida só chegava perto de Deus com intermédio dos clérigos, por isso a imprensa da época se endireitava mais para o protestantismo pois explicava de forma mais didático Deus e o acesso a conteúdo seria relativamente mais fácil a essas classes, porém não era todas as mídias que ia na vertente protestante, a igreja católica fazia parte de m movimento chamado Contrarreforma a juntou a vontade da igreja junto com produtores de imagens e impressores que se enriqueceram por causa deste conflito  . E por isso Lutero e outros reformadores como Calvino também usaram a mídia para ir contraponto a igreja católica e sua dominância religiosa. E com isso vieram as divergências religiosas e consequentemente os conflitos.

Para a mídia o conflito entre católicos e protestante e voltado mais para algo cultural e imagens, por exemplos católicos era voltado a imagens e desenhos e calvinistas que era uma vertente do protestantismo era proibido ter qualquer imagem ou desenho exceto quando por desenhadas as escrituras chamado de movimento iconoclastia que se espalhou por toda a Europa. Os luteranos não eram iconoclastas. A revolução religiosa ou puritana independente de qual partidário ou razão, impulsionou a mídia na Europa fazendo dela um globalizado meio de informação.

Em tempo e crise no século XVII na Europa, a imprensa foi importante para noticiar os fatos ocorridos durante essas datas, como a guerra de Portugal contra a Espanha para luta da independência de Portugal para com a Espanha. Os panfletos políticos da França para atar o governo de Jules Mazarin, esse conflito é chamado de Fronda.  A imprensa também esteve na revolução inglesa, que tamb´´em foi considerado uma guerra civil que foi o combate dos anglicanos conta os católicos chamado de puritano e o papel da mídia foi muito importante.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (49.6 Kb)   docx (9.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com