TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Observação e Projeto

Por:   •  5/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.548 Palavras (11 Páginas)  •  73 Visualizações

Página 1 de 11

LICENCIATURA EM HISTORIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTEGRAÇÃO ESCOLA x COMUNIDADE

 POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1 RELATÓRIO DE CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA E DA COMUNIDADE

ANA FLÁVIA REIS DOS SANTOS SOUZA,2076770

Polo de matrícula PIRAPORA

Ano de postagem 2021

-CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

Escola Estadual de Guacuí Ensino Fundamental e Médio.

Rua Joaquina Rodrigues, n/185, Centro, Barra do Guaicuí Minas Gerais.

Tel.:3731-5087

   A Escola Estadual de Guaicuí é mantida pela Secretaria do Estado de Educação de Minas Gerais, a instituição fica localizada no centro do distrito de Guaicuí em frente a Escola Municipal de ensino fundamental ao lado da Igreja Católica e praça da Matriz, de fácil acesso a população. Tem um amplo espaço físico onde possibilita que o trabalho proposto pela instituição seja desenvolvido.

    A escola comporta até 400 alunos por turno sendo uma construção de dois pavimentos tendo 15 salas de aula amplas e arejadas atendendo hoje cerca de 250 alunos por turno cozinha equipada ,refeitório, área verde , pátio descoberto, banheiros masculinos e femininos com acessibilidade a portadores de deficiências físicas ,bebedouro com água natural e gelada ,quadra poliesportiva . Conta com biblioteca e laboratório de informática, na biblioteca os alunos desenvolvem seus trabalhos escolares e tem acesso ao acervo de literaturas diversas podendo fazer pesquisas escolares e levar os livros emprestados para casa e devolve-los depois de terminar de ler. No laboratório os alunos fazem aulas de informática esse espaço é utilizado apenas pelos alunos regulares e formalmente matriculados no curso de informática fornecido pela escola.

  A biblioteca poderia ser melhor utilizada uma vez que vem perdendo espaço para a internet na hora da confecção de trabalhos e a crescente perca de interesse pelos livros de literatura que vem sendo trocados pelo aumento do uso das redes sociais. O laboratório de informática merece elogios pela qualidade dos equipamentos.

   A participação dos profissionais de educação na elaboração da proposta pedagógica e do regimento escolar se dão através de ações e reuniões regulares. O Colegiado escolar toma as decisões relevantes a educação e é composto por professores pais e alunos.

   Documentos como proposta pedagógica e regimento escolar propiciam a participação de todos da comunidade escolar. Além do Colegiado existe o  projeto Jovem do Futuro parceria entre a escola e a Secretaria de Estado de Educação e a comunidade, que tem como objetivo formar lideranças estudantis ,trazendo autonomia e desejo aos adolescentes de mudança e melhorias para si mesmos e a comunidade em que vivem. Estimulando e trabalhando suas capacidades para que possam se tornar melhores cidadãos e futuros profissionais.

     Estrutura Organizacional da Escola .:

     TURNO DA MANHÃ

ENTRADA: 7:00 ENTERVALO: 9:45 SAÍDA: 11:25

      TURNO DA TARDE

ENTRADA: 13:00 ENTERVALO: 15:30 SAÍDA:17:25

       Nesses Horários são o ensino fundamental e médio, a escola possui 15 classes por turno. As decisões sobre a organização escolar são tomadas em reuniões de professores ,especialistas em educação e a direção da escola. Os planos de ensino são elaborados a partir do currículo Referência de Minas e se baseia na BNCC.

   O sistema de avaliação e formação dos alunos é feito através de avaliação formativa continua e processual, recuperação paralela, bimestral e estudos de independência. Se ao final do ano o aluno não alcançar nota suficiente para a média ele pode alcançar através dos trabalhos e avaliações de recuperação.  

   A comunicação entre as escola e os pais dos alunos é feito através de reuniões bimestrais de pais e professores Há também grupo de wattsapp entre a escola e os pais é também um meio de comunicação e interação direta.

        A escola possui Colegiado escolar com representantes de todos os seguimentos, alunos, pais e professores, eu estão sempre em comunicação para alinhar discursos e tomar decisões pertinentes ao rendimento escolar. Possui também  projetos secundários  que se chamam Protagonismo Juvenil que é uma vertente do Jovem do futuro, que visa identificar e aperfeiçoar futuros lideres das próximas gerações .Representantes de Turma eleitos por votação , projeto que visa  orientar e incentivar conhecimento e reponsabilidade politica. Adote um colega  e Aluno nota 10 que estimula alunos com melhor desempenho escolar agirem como ajudantes e orientadores de alunos com rendimento mais baixo.

        O período atual que estamos vivendo de pandemia contribuiu muito negativamente nessa comunidade ,que com a grande maioria da população de baixa renda não tem acesso a aparelhos tecnológicos de qualidade e até mesmo a internet ,ficando lesados na qualidade do ensino e até abandonando os estudos.

        Os alunos da região são de famílias muito carentes e de vulnerabilidade social, sem grandes expectativas  de crescimento para a vida. Mas tem um senso comum de que a escola pode ajudar a proporcionar melhorias nas condições de vida da comunidade.

 Quanto a estrutura física da instituição há reclamações sobre os aspecto de preservação da pintura , a falta de climatização das salas já que a região apresenta altas temperaturas no verão, e de outros itens da escola . Mas há elogios quanto a quadra de esportes , a organização da cozinha e a higiene da escola. Mas principalmente quanto a dedicação dos profissionais que se dedicam diariamente para ensinar , orientar de forma humanizada

Entendendo as particularidades não só dos alunos mas de cada família que compõe a comunidade escolar.

       Os profissionais da escolas são muito organizados e receptivos ,atentos as particularidades dois alunos e da comunidade.

      Para finalizar Um bom professor necessita não somente de um amplo conhecimento da matéria que ensina e um plano de estudo; necessita ser entusiasta, carinhoso e empático, mas também firme e respeitoso, respeitável, flexível e comunicativo. Estas, entre outras características completam as chaves para ser um bom professor.

CARACTERIZAÇÃO DA COMUNIDADE

   O Distrito de Guaicuí se localiza as margens do encontro do Rio das Velhas e Rio São Francisco, pertencendo a cidade de Várzea da Palma, se encontra a 23 km de Pirapora e a 145 km de Montes Claros, tendo seu acesso através da Br 365. O nome Guaicuí significa, em língua tupi, "rio das Velhas". Lugar rico pela sua cultura, Guaicuí procura conhecer a sua própria história.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)   pdf (416.5 Kb)   docx (551.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com