TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Periodização da História

Por:   •  3/6/2019  •  Trabalho acadêmico  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 3

Periodização da história

Pré-história

A era pré-histórica se iniciou com o surgimento do homem no planeta terra e se estende até 4000 a.C. e termina com a criação da escrita na região da Mesopotâmia. É caracterizada pelo nomadismo e as atividades de caça e a coleta de bens naturais. Há o surgimento da agricultura e pecuária que levam os homens dessa era ao sedentarismo e a construção das primeiras cidades.

Grandes descobertas foram feitas nessa época, importantes para a vivencia atual.

Durante o Período Paleolítico (Idade da Pedra Lascada) houve o descobrimento da escrita e do fogo.

Durante o Período Neolítico (Idade da Pedra Polida) houve a revolução agrícola e a domesticação de animais e de espécies vegetais.

Na Idade dos Metais houve a fundição de metais e a utilização para fabricar utensílios. É o último período da Pré-história marca várias transformações que iniciam o aparecimento das primeiras civilizações antigas, Egito e Mesopotâmia.

Após o homem pré-histórico, descobria-se a existência de outras civilizações, o que dá início a disputas para ver quem era o mais forte, onde o grupo perdedor serviria de escravo para o vitorioso, é onde nasce a primeira espécie de escravidão.

Idade Moderna

A antiguidade vai de 4000 a.C. até 487 d.C., quando acontece a queda do império Romano do Ocidente. É estudada com relação ao Próximo Oriente, onde começaram as primeiras civilizações na região Crescente Fértil, deu início às primeiras atividades agrícolas, atraindo assim, os primeiros habitantes do Egito, Palestina, Mesopotâmia, Irão e Fenícia e as civilizações clássicas Grécia e Roma.  

Idade Média

A Idade Média ocorreu entre 476 d.C. até 1453, quando acontece a conquista da Constantinopla pelo turcos otomanos e consequentemente a queda do Império Romano do Oriente. É estudada com relação com às três culturas em guerra em tono da bacia do Mar Mediterrâneo. Foi caracterizada pelo modo de produção feudal em algumas regiões Europeias.

Idade Moderna

A Idade Moderna ocorre entre 1453 até 1789, quando há o começo da Revolução Francesa. É também o período da criação da empresa, as grandes navegações e o Renascimento. É caracterizada pela criação do modo de produção capitalista.  

Idade Contemporânea

A Idade Contemporânea começa em 1789 até os dias atuais. Relaciona conceitos tão diferentes quanto o grande avanço tecnológico, os conflitos armados em grande escala e a Nova Ordem Mundial [pic 1]


Anacronismo

Anacronismo é um termo utilizado para distinguir um erro cronológico, quando conceitos, pessoas, objetos, pensamentos, eventos, expressões, pensamentos ou eventos são usados de forma errada para retratar uma época diferente daquela a que realmente pertencem.

Esse erro é caracterizado pelo desalinhamento e falta de coerência entre as particularidades de diferentes épocas, que são associadas a um período específico no tempo.

Conceito de Anacronismo e onde é utilizado

O anacronismo pode ser entendido como uma forma errada de analisar determinado período histórico com a utilização de conceitos que pertencem a outra época. Os anacronismos podem acontecer em relatos narrativos ou históricos, em pinturasfilmes, peças de teatro e obras artísticas, de qualquer forma, real ou ficcional.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (91.6 Kb)   docx (313.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com