TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Reação a Leitura do Livro “Liderança Cristã” – Classe de Líder

Por:   •  27/6/2022  •  Resenha  •  874 Palavras (4 Páginas)  •  3.569 Visualizações

Página 1 de 4

Reação a Leitura do Livro “Liderança Cristã” – Classe de Líder

O Livro Liderança Cristã é um livro composto de cartas e/ou trechos de escritos da Ellen White sobre liderança cristã. A obra apresenta as principais características de um líder, princípios de liderança e conselhos para líderes.

Um dos pontos destacados é a fé no poder de Deus, que conforme Ellen White diz, é um requisito que todo líder cristão deve preencher. A dependência divina não apenas capacitará na tarefa, mas influenciará no relacionamento com os liderados. Em suas palavras, quando os líderes “tiverem aprendido a depender de Deus” e “tiverem fé que atue por amor e lhes purifique a alma”, não "colocarão sobre os ombros de outros homens fardos penosos de ser suportados”. Em sua visão, a mera “posição” não traz santidade ou infalibilidade a nenhum homem, mas no honrar a Deus e obedecê-Lo, “o homem se torna verdadeiramente grande”. Essa preocupação com a excelência do caráter cristão é percebida diversas vezes, como quando ela dirá que “a posição não faz o homem”, mas sim a integridade do caráter e o Espírito de Cristo “que o torna grato, nada interesseiro, sem parcialidade e sem hipocrisia”. E, para Deus, “isto é que tem valor”. Tais homens deverão ver nas dificuldades “um chamado à oração”, e como ministros da Palavra precisam “tomar tempo para estudar [...] e examinar a si mesmo[s]”, pois somente através de profunda sondagem interior e de consagração, saberão melhor “compreender as coisas ocultas de Deus”. Sua visão é que os líderes devem suportar as correções, de modo que as responsabilidades devem ser dadas apenas “a homens experientes, provados e tementes a Deus, homens que suportarão a mensagem de reprovação enviada por Deus”.

Mas Ellen White não acreditava que apenas uma piedade interior fosse suficiente para exercitar uma boa liderança. Em diversas falas da autora, nota-se a valorização da organização. Em seu entendimento, a Igreja é um corpo unificado. Além de valorizar o sistema organizacional e entendê-lo como necessário, ela enaltece o valor do trabalho realizado com ordem, com planos “bem definidos”, “francamente apresentados”, com “a certeza de que tenham sido compreendidos”. Orienta sobre o correto uso do tempo, como ponto determinante para que um ministro ser torne um “pastor completo”.

Ellen White também diz que o valor de um líder se demonstrará de imediato, em sua habilidade de governar a própria casa. Apenas quando “assumir fielmente as responsabilidades em sua própria casa”, um líder estará adequado para assumir “a responsabilidade de alimentar o rebanho de Deus” e de manifestar “o terno cuidado do Senhor pelas ovelhas do rebanho”.

Ellen White também aconselha aos líderes da igreja, para terem o espírito humilde e o exercício da amabilidade; o dever de exercer paciência; de evitar o excesso de controle sobre seus liderados e de saber lidar adequadamente com os que erram. Condena imensamente a centralização de poder e a autossuficiência. Em suas palavras, quando os líderes pensam que “suas ideias e seu julgamento devem ser aceitos sem questionamento, mostram-se incapazes para a posição que ocupam”, e que “nenhum homem foi feito um senhor, para governar a mente e consciência de um seu semelhante”. Aqueles que controlam outros “devem primeiro aprender a controlar-se” a si mesmos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (53.3 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com