TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A SEQUÊNCIA DIDÁTICA MOVIMENTANDO MEU CORPINHO

Por:   •  26/6/2022  •  Projeto de pesquisa  •  1.654 Palavras (7 Páginas)  •  214 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

SEQUÊNCIA DIDÁTICA MOVIMENTANDO MEU CORPINHO!

        

TEMA: Psicomotricidade.

CAMPO DE EXPERIÊNCIA (FOCO): Corpo, Gestos e Movimento.

DURAÇÃO: Semestral

SEGMENTO: Berçário I

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:

  • (EI01CG01). Movimentar-se para expressar corporalmente emoções, necessidades desejos, manifestando suas intenções comunicativas.

  • (EI01CG02). Experimentar as possibilidades corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e desafiantes.
  • (EI01CG03). Imitar gestos e movimentos de outras crianças, adultos e animais em interações e brincadeiras.
  • (EI01CG04). Participar do cuidado do seu corpo e da promoção do seu bem-estar nas atividades cotidianas.
  • (EI01CG05). Utilizar os movimentos de preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio e exploração de diferentes materiais e objetos.

ETAPAS/PROCEDIMENTOS:

1ª etapa: O ciclista (EI01CG02): Com o bebe deitado em um colchonete pegar seus tornozelos com as mãos, flexionar e esticar, alternadamente, suas perninhas com delicadeza: esticar uma perna e flexionar a outra, flexionar a primeira e esticar a segunda e, assim sucessivamente, seguindo um ritmo suave. Nesta etapa, poderá aumentar a velocidade pouco a pouco “das pedaladas” ou fazer algumas variações do ritmo(ora mais lento, ora mais rápido).

2ª etapa: A bola gigante (EIO1CG02): Através de uma bola de pilates, posicionar-se em frente a mesma e colocar o bebe encima dela, de modo que a sua barriguinha se apóie nela. Deve segurá-lo bem com as mãos, já que o pequenino ainda não consegue se manter nem em pé nem sentado. Fazer com que a bola de plástico rode suavemente, com a criança apoiado nela, com cuidado, para que ele não escorregue. É preciso levar em conta que o bebe ainda não sustenta sua cabeça com firmeza; por isso , devemos segura-lá. Podemos mover a bola para frente, para trás, para um lado ou para o outro, tendo sempre um diálogo com a criança explicando todos os movimentos que estão sendo aplicados.

3ª etapa: A gangorra (EI01CG01): Nesta etapa sentar-se no chão com as pernas fechadas e esticadas. Deitar o bebe de barriga para cima sobre as  coxas da educadora, de modo que as pernas da criança fiquem sobre o estomago do mesmo e sua cabecinha se apóie mais ou menos sobre o joelho da mesma. Então, suspender o bebe pelas mãos, e fazer os movimentos bem devagar, reclinar as costas ate o chão, enquanto levantar as pernas, fazendo com que o bebe fique de pé sobre a barriga. Fazer esse movimento de gangorra, varias vezes, enquanto falar coisas carinhosas.

4ª etapa: O avião (EI01CG01): Segurar o bebe de barriga para baixo, contar até três e, levantá-lo  devagar, sem fazer movimentos bruscos, até posicioná-lo por cima da cabeça da educadora. Girar o pequenino e andar  por todo o espaço imitando o barulho do  motor de um avião e anunciar ao bebe com alegria as coisas que serão vistas pelo trajeto.

5ª etapa: Passeio no lençol (EI01CG02): Dobrar um lençol ou uma toalha forrar no chão e colocar a criança deitada em uma das pontas, depois segurar na outra ponta e começar a puxá-lo lentamente pelo espaço, durante o passeio a educadora deverá conversar e cantar com o mesmo usando a imaginação para interagir com o bebe.

6ª etapa: Minha musica (EI01CG03): Pegar o bebe nos braços e colocar uma musica, dançar com ele por todo o espaço. Depois sentar no chão e com a musica tocando deverá auxiliá-los a bater palmas e levantar os braços  movendo-o de um lado para o outro.

7ª etapa: Rodinha (EI01G03): Preparar um recipiente contendo alguns animais de plástico dentro, em seguida apresentar para os mesmos os animais um a um nomeando-os, cantar uma musica correspondente a cada um. Conversar  com o bebe fazendo o sons e os gestos dos animais apresentados.

8ª etapa: Brincando no banho (EI01CG04): No momento banho com suavidade e delicadeza, falar com o bebe sobre as partes do corpo, sobre a temperatura da água  do banho,etc...Comente os movimentos e sons que o bebe fizer como: bater as mãos, mexer os pés entre outros,nomeando as partes do corpo que ele mexe e o que ele faz.

 9ª etapa: Hora do repouso (EI01CG04): Preparar a sala (posicionando colchonetes, fechando cortinas,etc.) e cantar algumas cantigas para fazer a transição para o repouso.Escolher duas ou três canções para repetir e anunciar a hora do repouso. O tom de voz e a forma que os bebes serão tocados ajudará a prepará-los para este momento. Entre uma musica e outra poderá ser feito breves comentários, como: “o soninho esta chegando”, “fechem os olhinhos”, “vamos descansar”, “eu estou aqui com vocês”, etc.

10ª etapa: Vento, vento,vento. (EI01CG05): Acomodar os bebes em tapetes, colchonetes ou almofadas. Falar sobre o vento que sopra no céu, que faz as arvores balançarem.Imitar o barulho do vento. Pegar diversos lenços coloridos e balançá-los em frente aos bebes, fazendo um vendo próximo a eles, observando as suas reações.

11ª etapa: Miado de gato (EI01CG03): Com um fantoche de gato na mão aproximar-se dos bebes e conversar com eles: vejam, um gato! Reproduzir o miado do animal e cantar uma musica.Colocar o fantoche perto do bebe, mas com uma distancia necessária para que eles se movimentem girando o pescoço e estendendo os braços para pegá-lo.

objetos interessantes e seguros para a exploração dos bebes. Conversar com eles sobre o que pode estar dentro do mesmo. A atividade também poderá ser antecipada cantando a musica: o que será, o que será que eu vou mostrar?

13ª etapa: Dormir, acordar e pular (EI01CG03): Sentar-se em roda com um grupo de crianças, e aqueles que ainda não se sentam devem ser colocados deitados no chão firme e seguro com a barriga para cima, com espaço suficiente para virarem se assim desejarem.

A educadora deverá ler o livro a casa sonolenta mostrando as imagens e explorando o vocabulário.Ao finalizar a leitura do mesmo, brincar de abrir e fechar as mãos na frente do rosto.Abrir e fechar os olhos. Abrir as mãos e os olhos e dizer: Bom dia! Fechar os olhos e as mãos e dizer boa noite! Repita algumas vezes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (215.3 Kb)   docx (138.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com