TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sete Cidade

Por:   •  26/10/2023  •  Artigo  •  289 Palavras (2 Páginas)  •  24 Visualizações

Página 1 de 2

Sete Cidades

Piripiri e Piracuruca PI

6.221,48 6.221,48

Decreto de Criação Decreto nº 50.744 de 8 de

junho de 1961

Plano de

Manejo Sim

Bioma Cerrado e

t r ans i ç ão

Caat inga/

Floresta

PARNA Sete Cidades RQ NEOSSOLO QUARTZARENICO

26,1-27 1358-1443 132-280

jetivo da visita ao Parque Nacional De Sete Cidades (PI)-PNSC foi para observar a geologia, o relevo, o solo, o clima e a vegetação do mesmo. Além de observar as formações geológicas e como os tempos geológicos interferiu para isto.

O parque está localizado na região Nordeste, no estado do Piauí, mais precisamente, na cidade de Brasileira e Piracuruca. É a primeira unidade de conservação (UC) na esfera federal no estado do Piauí, e foi criado no Decreto de nº 50.744 de 8 de junho de 1961, possui uma área de 6.221,48ha estando no Bioma Cerrado e transição com Caatinga/Floresta.

O PNSC tem vários monumentos geológicos e foi criado com objetivo de preservá-los. Foi explicado pela guia Gildeane que o parque tem este nome porque foi divido em sete setores ou cidade, dos quais 5 estão abertos à visitação ou outros dois somente para estudos.

Cada Cidade do parque tem suas histórias e lendas, como no Arco do triunfo com seus 3 desejos, na Gruta do Catirina onde morou um curandeiro da região. Existem formações rochosas que dão asas à imaginação dos visitantes entre eles podemos citar a pedra da tartaruga, o elefante, a cabeça de Dom Pedro II, o mapa do Brasil e os três reis magos. Todos estes monumentos Geológicos observados na visitação são naturais e foi possível identificar que estão em elevado processo de degradação, provocada pela ação da água e do vento, quando há milhões de anos atrás, essa região foi fundo de mar segundo a arqueóloga Conceição Lage.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (7.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com