TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Suméria e Akad

Por:   •  16/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.146 Palavras (5 Páginas)  •  168 Visualizações

Página 1 de 5

Introdução

O presente trabalho surge no contexto da cadeira de História da Antiguidade Oriental, e tem como tema O Regime político da Suméria e de Akad, onde apraz tratar de assuntos relevantes a política destas civilizações, onde está organizado de forma a permitir uma melhor compreensão dos conteúdos inerentes ao tema supracitado, onde o trabalho está dividido em três partes, em que na primeira parte encontramos a introdução, na segunda temos o desenvolvimento do mesmo, e por fim a parte conclusiva do trabalho. Este tem como objectivos os seguintes:        

Geral:

  • Compreender o regime político na suméria e Akad.

Específicos:

  • Contextualizar o surgimento da sistema politico nesta região;
  • Demonstrar as particularidades da política dos sumérios assim como do acadios.

Metodologia

Para a efectivação deste trabalho, recorreu-se a fontes bibliográficas, que estão patentes na bibliografia final do trabalho, que consistiram na selecção, leituras, analises, sistematização dos conteúdos e por fim a compilação do trabalho final.

Contextualização

Diferentemente do Antigo Egipto que era cortado pelo Nilo, a Mesopotâmia era abarcada pelos rios Tigre e Eufrates, espaço relativamente mais aberto à investida de inúmeros povos oriundos de regiões a norte, leste e oeste.

Tais povos conviveram e trocaram variadas informações, moldando uma cultura entre os dois rios. Daí alguns autores afirmarem a existência da civilização mesopotâmica (mesos = meio/entre; potamos = rios).

Devemos considerar, ainda, que a história da Mesopotâmia Antiga durou cerca de 3,5 mil anos, nos quais invasões continuadas alteraram os elementos primitivos originários da sua civilização

Na chamada época prodinastica encontrámos a região de Sumeria e Akad destribuidas em territórios que possui cada qual uma cidade como capital. O palácio, residência do rei, e o templo, morada da divinidade representada pelosoberano terrestre, são os edifícios principais em torno dos quais se agrupam “ casas dos cidadãos,as cabanas dos trabalhadores, os etreposto os aramazens e celeiros”.

Esses primeiros seculos da historia destas civilizações são marcados por constantes lutas entre as cidades-estado, entre as quais subressai lagash. Durante mais de um século Lagash exerceu certa preponderância militar e política perdendo, entretanto essa hegemonia diante de Lugalgash, Patesi da cidade de Umma,o qual se proclamar rei no centro religioso de Uruki e estendeu o seu domínio desde o Golfo pérsico ate o mediteraneo.

Os sumérios foram os primeiros habitantes da Mesopotâmia. Alguns autores consideram o povo sumério como base das civilizações mesopotâmicas, pois algumas de suas realizações foram incorporadas por grupos humanos que invadiram a região posteriormente ao florescimento de sua cultura.

Os acadianos cobiçavam as terras mais ao sul dominadas pelos sumérios, pois eram mais férteis e garantiam suprimentos por mais tempo. Aos poucos, as ações militares dirigidas ao sul pelo acádios (ou acadianos) submeteram as cidades sumérias e Akad se tornou o centro político de toda a região. A ausência de união política entre os sumerianos pode ser percebida na existência de vários conflitos entre as cidades que ocupavam o território. Aproveitando das constantes guerras entre as cidades de Lagash e Ur, os semitas se instalaram na Mesopotâmia e organizaram uma robusta civilização em torno da cidade de Akad. Por volta de 2350 a.C., os acadianos conquistam as regiões sumerianas e, assim, constituíram o Império Acádio, o primeiro grande Estado mesopotâmico.

Regime político da Sumeria e de Akad        

Falar do regime político destas civilizcacoes importa mencionar que em meiados doIII milênio havia na mesopotâmia muitos pequenos estados independentes tais como Ur, Uruk, Eridu, Nippur e Lagash,.  

A suméria assim como akade tinham um regime politco monárquico onde a sucessão do poder é directa ou hereditária.  Afrente do estado encontrava-se um suberano denominado patesi. Este deveria ser eleito no seio de uma certa família ilustre, de modo que tenha ordinariamente como sucessor o seu próprio filho.

Este exercia como função de sumo sacerdote vigário dos deuses comandava a melicia dos templos, geria a economia do templo, trabalho de construção e de irrigação. No principio considerava-se o soberano um  rei-sacerdote.

Dessa forma, compreendemos a existência de microestados de caráter teocrático entre os sumérios. A vida era regulada conforme preceitos religiosos que definiam divisões de trabalho e a ordem social propriamente dita, organizada com dois grupos básicos, diferenciados em aristocracia e população camponesa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (108.9 Kb)   docx (12.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com