TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A TECNOLOGIA E O ENSINO DE HISTÓRIA

Por:   •  31/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.595 Palavras (7 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 7

A TECNOLOGIA E O ENSINO DE HISTÓRIA

INTRODUÇÃO

O uso das novas tecnologias na educação exige do docente o domínio das funções básicas da informática, no propósito de organização das aulas, utilizando-se dos recursos multimídia.

Nós, enquanto educadores, precisamos passar na frente desse processo educativo e propiciar avanços significativos no ensino de história articulado com a inserção das tecnologias da informação e da comunicação, pois propiciam o acesso, a veiculação das informações e demais maneiras de se comunicar no mundo. O papel do professor é decisivo nesse processo educativo, pois direciona e organiza a melhor maneira para que a elaboração de um projeto multimídia contribua na prática para a construção do conhecimento histórico escolar, já que apenas ter acesso a todas essas informações não basta, mas, principalmente, a forma como iremos analisá-la, aprofundá-la, refleti-la e interpretá-la.

Portanto, é necessário o professor inovar a sua prática pedagógica que, segundo Nóvoa, é “um processo de criar condições organizacionais para que a inovação aconteça” (1992. p. 40). A autora ressalta nessa frase que essas inovações tecnológicas não podem ser usadas pelos professores como meras técnicas de ensino, simplesmente como recursos para tornar as aulas menos cansativas e desinteressantes para os alunos, mas com um conteúdo significativo para facilitar a compreensão de um determinado assunto e, consequentemente, o processo de ensino-aprendizagem.

Com a inserção das novas tecnologias no ensino, a organização curricular necessita ser um pouco flexível no que diz respeito, principalmente, ao planejamento das aulas, pois o foco da aprendizagem é a busca da informação significativa e não apenas da transmissão de conteúdos durante o processo de ensino e aprendizagem.

Sendo assim, se o docente não tiver uma metodologia definida, acaba subutilizando a tecnologia, com usos superficiais, sobretudo se apoiar no computador como um fim e não um meio, pois a “inovação não é um produto. É uma maneira de ser e estar na educação.” (Nóvoa, 1992.p.5)

Sabe-se que para responder à demanda da sociedade atual, o professor deve estar preparado para desenvolver a sua prática pedagógica em um contexto em que o ensino de história deve ser aquele local preocupado com a aprendizagem realizada pelo indivíduo. Nesse contexto, o processo de ensino-aprendizagem em história não pode ser linear, uma vez que a construção do conhecimento ocorre a partir da análise, reconstrução e interpretação dos acontecimentos humanos e seus processos de mudanças ocorridos na sociedade.

Não podemos esquecer que o uso do computador como ferramenta de trabalho é possuidor de muitas potencialidades no ensino e contribui de forma relevante nas pesquisas históricas. No entanto, ao utilizá-lo em sala de aula, deve-se atentar para qual a melhor prática pedagógica a ser adotada.

DESENVOLVIMENTO

A disciplina “Tecnologia da Informação e Comunicação no Ensino de História” analisa questões teóricas e práticas sobre as novas tecnologias no ensino de história, bem como as estratégias na aplicação destas, abordando a importância da imagem, o som e sua aplicabilidade no ensino de História.

Sugestão de Aula

Modernismo brasileiro e identidade nacional

Nível: Ensino Médio

Componente curricular: História

Tema: Processo histórico: nações e nacionalidades

Dados da Aula

O que o aluno poderá aprender com esta aula

Os alunos irão aprender com esta aula as diferentes visões acerca da identidade nacional brasileira, a partir das experiências modernistas do início do século XX. Perceberão como vários temas ligados às imagens e definições da identidade brasileira são construídos em momentos históricos determinados. Enfim, poderão desenvolver uma reflexão crítica acerca da formulação das identidades nacionais como algo historicamente construído.

Duração das atividades

2 aulas de 50 minutos

Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno

Os alunos deverão ter estudados os seguintes conteúdos: História do II Império no Brasil ; História da Primeira República (A República Velha); História do modernismo no Brasil.

Estratégias e recursos da aula

INTRODUÇÃO:

É intrínseca a relação entre o tema da identidade nacional brasileira e as propostas modernistas desenvolvidas nas primeiras décadas do século XX no Brasil. De fato, entre os vários eixos do ideário modernista, o tema da identidade nacional é uma nota quase constante, um motivo estruturador de toda a empreitada modernista. Fazer uma arte nacional, brasileira, marcada por aspectos, tipos, sons, temas, cores, palavras, etc. que revelem a brasilidade, é uma busca constante da produção literária, musical e plástica do Modernismo. Neste sentido, a busca pelo nacional conhece caminhos variados. Onde reside a identidade nacional brasileira? Como se tornar nacionalmente brasileiro? Como deve ser uma arte orientada pela autenticidade nacional? Estas são questões que o Modernismo brasileiro tentará construir e solucionar. Percorrer os caminhos modernistas em torno da identidade nacional brasileira será o objetivo desta aula.

AULA 1

Exibição do vídeo, com duração de 6 minutos, sobre o Modernismo, disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=ATAY66NkR-4 . O professor deverá orientar os alunos a anotarem as possíveis dúvidas e questões que vierem a ter durante a exibição. Após a exibição, os alunos deverão ser divididos em três grupos. Cada grupo ficará responsável pela pesquisa em uma das áreas do Modernismo: poesia, música e artes plásticas. Divididos os grupos, o professor irá propor aos alunos as seguintes questões:

- Qual a importância da Semana de Arte Moderna para o Modernismo?

- Qual a relação que os modernistas tinham para com os artistas que os precederam?

- Quais os aspectos fundamentais da arte modernista?

_ Qual a relação entre identidade nacional e arte modernista?

Cada grupo deverá debater essas questões internamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (57.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com