TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A UTILIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA EM SALA DE AULA

Por:   •  2/7/2018  •  Resenha  •  512 Palavras (3 Páginas)  •  233 Visualizações

Página 1 de 3


RESUMO

“A UTILIZAÇÃO DA FOTOGRAFIA EM SALA DE AULA”

Márcio Rogério de Oliveira Cano

O uso de imagens/fotografias, se constituem de excelente metodologia de ensino para a disciplina de História, possibilitando aos alunos uma melhor apropriação do conhecimento histórico, como contribuindo na sua formação enquanto agentes construtores de sua história e da sociedade. Todos nós registramos momentos marcantes da nossa vida, reuniões de famílias, viagens, por meio das fotos. Na formação dos alunos podemos utilizar dessas lembranças fotográficas para ilustrar um determinado período.

Algumas pessoas utilizam a fotografia como possibilidade de trabalho, e assim existem algumas classificações para essas imagens como:  cunho jornalístico, etnográfica, antropológica, social, arquitetônica, urbana.

A fotografia é uma ferramenta importante pelo diálogo que pode propiciar as diversas disciplinas, permitindo incursões em outros âmbitos do saber. Hoje em dia, para tirar uma foto tudo o que precisamos fazer pegar o celular e apertar um botão e pronto. Mas não foi sempre assim, a história da fotografia teve um processo de evolução que nos trouxe aos smartphones, filtros e redes sociais. Antigamente as imagens eram feitas somente através de pinturas, um dos marcos da evolução ocorreu no início do século XIX, com a criação do Daguerreótipo, que passou a permitir que as imagens fossem capturadas e um objeto que pudesse ser comercializado ao público. No Brasil a fotografia foi inserida por volta de 1840 por D. Pedro II.

As imagens estão disponibilizadas para o público, porém é preciso compreender a imagem em toda sua dimensão, e ampliar a visão desse conteúdo, pois nem tudo o que se vê é de fato o real.  As fotografias ganharam credibilidade como retratação do real, e cabe a nós professores fazermos a mediação entre esse conceito e as concepções que nossos alunos possuem sobre as implicações da manipulação da imagem fotográfica, pois o olhar atento a imagem permite que por meio de análises possa enxergar elementos implícitos que aflore aos olhos do leitor, as relações que se escondem na fotografia.

Por meio das fotografias as pessoas passaram a saber mais o que acontecia na sociedade dentro e até mesmo fora do país. As imagens das guerras do período mostravam a crueldade do conflito vivido, impossibilitando questionamentos, pois sua representação era persuasiva e convincente, garantindo grande influência na propaganda política.

O fotógrafo exerce um poder imenso sobre a imagem, pois as mesmas são passíveis de manipulação. Por isso é importante que estejamos atentos a esse caráter da fotografia, pois a partir do momento em que se muda uma legenda, se descontextualiza uma imagem ou ela é sobreposta em um novo contexto, ela passa a possibilitar novas interpretações sobre um mesmo fato, produzindo uma nova trama ou uma ficção documental.

Para realizar uma atividade em sala de aula em torno das fotografias, pode-se utilizar de álbuns de família, retratos, fotografias produzidas pela imprensa, anúncios publicitários, cartões postais, imagens utilizadas de livro didáticos, possibilitando que os alunos façam leituras das imagens, fazendo com que eles possam refletir sobre o tempo histórico, os aspectos sociais  e culturais, além de trabalhar com a atuação do indivíduo e as concepções nas diferentes realidades e contextos sociais.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (75.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com