TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A VIDA DE GUEVARA

Projeto de pesquisa: A VIDA DE GUEVARA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  2.243 Palavras (9 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 9

1

A VIDA DE CHE GUEVARA

Introdução

Este trabalho será elaborado dando ênfase na vida de Ernesto Guevara de la Serna em pelo menos três fases: infância, adolescência e sua iniciação política.

Será analisado como foi sua infância, em que contexto histórico este se insere, a que classe social pertencia e se o influenciou politicamente, ideologicamente e culturalmente.

A juventude marcada por um amadurecimento prematuro,

principalmente político, marcada por suas viagens, que servem de pesquisas sobre os povoados em que visitava e que mostravam a desigualdade, o descaso aos pobres.

A realidade o impressiona e o decorrer dos fatos propicia a uma iniciação política e humana, o aparecimento de Che, e o início de uma luta constante contra o ostracismo que dão aos oprimidos.

2

Objetivo

O objetivo desta proposta elaborada visa focar a vida de Ernesto Guevara de la Serna, mostrando uma análise de seus atos, ainda voltada a evolução de seus ideais, estes políticos, humanitários e sociais. A sua radicalidade e inquietude aos fatos injustos, marca-o e constrói um revolucionário, fundamentado em pensamentos e estudos lenista-marxista.

No Entanto, analisamos também quais foram suas influências em sua infância e adolescência, e em que momento histórico Guevara viveu, que fatores sociais ou familiares este passou, e em que de certa forma estes acontecimentos contribuíram a sua história como guerrilheiro e um revolucionário.

3

Família e infância de Che Guevara

Ernesto Guevara de la Serna, nasceu em 14 de junho de 1928, em Rosário,terceira cidade do país, com 12,5 milhões de habitantes, era o primeiro filho de Ernesto Guevara Lynch e Célia de la Serna y Llosa e provinha de uma aristocracia de origem e sangue quando não pecuniária oligarquia latifundiária.

Seus pais casaram-se em 1927, quando Célia estava grávida de três meses, sua mãe não havia completado 21 anos, e seu pai era um jovem ex-estudante de arquitetura.

A família de Célia tinha muito dinheiro, tendo esta uma educação das melhores, estudou na escola do Sagrado Coração (católica clássica), tendo por parte de sua irmã a ideologia feminista, socialista, anticlerical. Célia tinha câncer e pouco antes de sua morte passara no cárcere, pelo simples fato de ter o mesmo

sobrenome que seu filho.

Célia faleceu em Buenos Aires, sendo expulsa do hospital momentos antes de sua morte, por ser mãe de Guevara.

Este que recebeu a noticia do falecimento de sua mãe no Congo, em missão revolucionária.

Guevara Lynch era um grande boêmio, que raramente acompanhava a vida escolar de seus filhos, sobrando este papel a mãe, esta que acompanhava seus filhos em reuniões escolares.

As crises conjugais culminam na separação de seus pais e um novo rumo foi dado à vida de Célia e seus filhos. No Entanto, a falta de estrutura familiar gerada por seus pais, proporcionaria o caos econômico.

Depois do nascimento de Che Guevara seus pais foram para Puerto

Caraguatay, território de Misiones, ali seu pai tentou cultivar erva-mate, o chamado ouro verde, onde plantou 200 hectares.

Projeto esse, que veio a fracassar, com a crise de 1929, como outros projetos arquitetados com freqüência.

Ernesto nasce de oito meses, fraco e sujeito a deslocamento.

Sua mãe fora asmática na infância, mas levava uma dose de culpa na doença de seu filho por este ter adquirido pneumonia, em virtude da constância em que ela o levava a nadar, algo que não era verdade.

4

Logo, foi construída uma relação maternal de culpa e

obsessão, uma educação particular, que poderia explicar seu gosto pela leitura, pelo fato de sua mãe ser uma amante dos livros.

O local em que sua saúde não seria afetada ou agravada, era motivo de preocupação aos seus pais, sendo Alta Garcia, a 40Km de Córdoba escolhida para a nova residência.

Com 600 metros de altitude, o ar seco e límpido, clima adequado

à prevenção da doença.

Seu pai trabalhava nesta cidade em construções de casas, ainda teve mais três filhos, Célia, Ana Maria, Roberto, e o caçula Juan Martín, que nasceria mais tarde em Córdoba.

A Argentina nesta época pode ser considerada abençoada, comparando sua

situação econômica-social a outros países da América Latina, podendo citar que em 1913, sua renda percapita foi uma das maiores do mundo.

Logo, a desestabilização política caracterizará a política na Argentina até1983.

Na Argentina a educação pública era laica e obrigatória. Podemos citar como exemplo, que quando Che faltava às aulas, devido à asma, sua mãe recebia requerimentos de autoridades responsáveis, indagando sobre os motivos de sua

ausência.

Portanto, Che recebe uma excepcional herança cultural, privilégio este determinante também de sua situação social.

5

A Faculdade de Medicina

Depois de terminado os estudos secundários, Che matricula-se na Faculdade de Medicina da Universidade de Buenos Aires, e foi no Lawn Tennis Club que Che conheceu Alberto Granado, participando de competições esportivas organizadas.

No entanto, a faculdade e a situação política

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com