TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A avaliação em história na escola secundaria Bonifácio Gruveta Massamba

Por:   •  31/3/2019  •  Ensaio  •  3.284 Palavras (14 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 14

Índice

Declaração………………….…………………………………………………………………..…II

dedicatoria ……………………………………………………………………………...…..……III

Agradecimentos        IV

Resumo        V

I. Introdução        6

CAPITULO I        8

II.        Avaliação e o processo de ensino e aprendizagem        8

CAPITULO II        11

III.        As teorias que envolvem o processo avaliativo        11

CAPITULO III        13

IV.        As metodologias usadas na escola secundária Bonifácio GruvetaMassamba        13

V.Conclusão        14

VI.Bibliografia final        15

VII.Apêndice        16

        

Declaração

Declaro que este trabalho é resultado das minha investigação pessoal e das orientações do meu supervisor AdolcídoMatine, o seu conteúdo é original e todas fontes consultadas estão devidamente mencionadas no texto, nas notas e na bibliografia final.

Declaro ainda que este trabalho não foi apresentado em nenhuma outra instituição para a obtenção de qualquer grau académico.

Maputo,aos 28 de Maio de 2018

____________________________________________________________________

(Etor David Zimba)

(Bernância Carlos Nhabinde)

Dedicatória

Eu dedico este trabalho aos meus pais e para amigos e familiares e para nossos colegas.

Agradecimentos

Nós agradecemos aos nossos pais por terem nos dado apoio e carrinho ao longo da nossa caminhada.

Agradecemos também aos nossos amigos e familiar que tem nos dado apoio materialmente bem como imaterialmente e ao docente por ter nos orientado para o efeito do trabalho.

Resumo

O presente trabalho tem por finalidade investigar os determinantes das metodologias de avaliação utilizada na11ºclassenaescola secundária Bonifácio Gruveta Massamba, na contribuição do processo de ensino e aprendizagem.

Na escola, a avaliação deve ter como finalidade dar um juízo de valor, o que significa uma afirmação qualitativa sobre um dado objecto, sendo este satisfatório o quanto mais se aproximar do ideal estabelecido. Diante dos dados da pesquisa a prática de avaliação da escola tem mostrado como sua função a de classificação e não o diagnóstico. Essas classificações são determinadas em números que somadas ou divididas tornam-se médias. Sendo assim, enquanto classificatória, a avaliação não tem a finalidade de auxiliar na reflexão sobre a prática e retornar a ela, mas sim, como um meio de julgar o aprendizado e torná-lo fragmentado.

Palavras-chave: avaliação, processo avaliatória, ensino de história.

Introdução

A escolha desse estudo surgiu a partir das minhas indagações e questionamentos enquanto ainda era estudante do ensino médio (secundário). Ao iniciar a minha vida académica pude sentir na prática o distanciamento das teorias defendidas na academia e suas aplicações no quotidiano escolar.

Albas Lúcia (2012), avaliação e a aprendizagem, explica avaliação como sendo uma pratica de investigação do professor, cuja sentidos é intervir na busca dos melhores resultados do processo de ensino dos nossos educandos. No entanto a presente obra não aborda o mesmo assunto no mesmo ponto de vista da pesquisa que trata o estudo na perspectiva de contextualizar a questão da avaliação enquanto parte de um processo de aprendizagem.

Luckesi (1997) avaliação da aprendizagem, a presente obra estuda o presente tema na perspectiva de “ avaliação deverá manifestar-se como um mecanismo diagnostico da situação, tendo em vista o avanço e o crescimento e não estagnação disciplinada’’ como si vê a presente obra não aborda o mesmo assunto no mesmo ponto de vista de pesquisa que trata o estudo perspectiva de: analisar os métodos de avaliação mais usuais na disciplina de história.

O presente trabalho tem como tema: avaliação em história nas escolas da província de Maputo,

Tem como Objecto de estudo: avaliação em história na escola secundaria Bonifácio Gruveta Massamba

Tem como aspecto de estudo: avaliação em história na secundaria Bonifácio Gruveta Massamba 11 classe 2018

Tem como Problema: será que avaliar em história exige uma metodologia completamente diferente das outras disciplinas?

Tem como hipótese: Apesar de algumas dificuldades dos alunos, é confirmativo que a avaliação sistemática em história traz muita importância e vantagens para professores e também alunos.

O trabalho Tem como Objectivo Geral: reflectir sobre o processo de avaliação dos alunos na sala de aula.

E também tem como Objectivos específicos: o primeiro visa Contextualizar a questão da avaliação enquanto parte de um processo de aprendizagem; o segundo, visa Analisar os métodos de avaliação mais usuais na disciplina de História, e o terceiro, visa

Neste trabalho usarei como métodos: o método etnográfico, porque é um método que me permitirá fazer observações fazer entrevistas, fazer anotações, fazer inquéritos e fotografar.  

Para se apresentar o presente trabalho e se dar o seu término recorreu-se os pressupostos teóricos adoptados que consistem nas teorias de Cipriano Luckesi, Jussara Hoffmann, também a pesquisa na internet, digitação, redacção final e conclusão.

HOFFMAN (2001). Avaliação Mediadora, a avaliação é uma estratégia para a reorganização do trabalho escolar, um momento em que educador e educando podem trocar ideais e reflectir sobre elas como mediação do processo de construção do conhecimento, pois esta obra irá nos facilitar na compreensão dos conteúdos e métodos de avaliação usadas pelos docentes na escola secundária Bonifácio Gruveta Massamba.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)   pdf (236.2 Kb)   docx (228.2 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com