TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação do desempenho da escola secundária

Artigo: Avaliação do desempenho da escola secundária. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Artigo  •  356 Palavras (2 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 2

Avalie Ensino Médio

Trata-se de um es­tudo lon­gi­tu­dinal, cen­si­tário, iné­dito no país, por abranger as três sé­ries do En­sino Médio.

No tri­ênio 2008-2010, o Avalie En­sino Médio acom­pa­nhou a evo­lução do ren­di­mento dos es­tu­dantes de 232 es­colas ex­clu­sivas de En­sino Médio, a partir da apli­cação de testes e ques­ti­o­ná­rios, uti­li­zando como re­fe­ren­cial a ma­triz de com­pe­tên­cias e ha­bi­li­dades do Exame Na­ci­onal do En­sino Médio (Enem), a fim de re­a­lizar es­tudos sobre os va­lores agre­gados ao ren­di­mento es­colar dos ava­li­ados.

No tri­ênio 2011-2013, o Avalie En­sino Médio passou a atender a todas as es­colas es­ta­duais de En­sino Médio Re­gular e da Edu­cação Pro­fis­si­onal In­te­grada ao En­sino Médio (EPI), abran­gendo os es­tu­dantes de 1090 es­colas bai­anas.

Em 2011, todos os es­tu­dantes da 1ª série do En­sino Médio Re­gular e da 2ª série da Edu­cação Pro­fis­si­onal In­te­grada ao En­sino Médio, pro­fes­sores das turmas ava­li­adas e ges­tores das uni­dades es­co­lares es­ta­duais par­ti­ci­param da pes­quisa.

Em 2012, todos os es­tu­dantes da 2ª série do En­sino Médio Re­gular e da 3ª série da Edu­cação Pro­fis­si­onal In­te­grada ao En­sino Médio, pro­fes­sores das turmas ava­li­adas e ges­tores das uni­dades es­co­lares es­ta­duais par­ti­ci­param da pes­quisa.

Em 2013, os es­tu­dantes das 1ª, 2ª e 3ª sé­ries do En­sino Médio Re­gular e os das 2ª, 3ª e 4ª sé­ries da Edu­cação Pro­fis­si­onal In­te­grada ao En­sino Médio, pro­fes­sores das turmas ava­li­adas e ges­tores das uni­dades es­co­lares es­ta­duais par­ti­ci­param da pes­quisa.

Por se tratar de um es­tudo lon­gi­tu­dinal, a ava­li­ação acom­pa­nhará os es­tu­dantes ao longo das três sé­ries do En­sino Médio Re­gular e da Edu­cação Pro­fis­si­onal In­te­grada ao En­sino Médio, por meio da apli­cação de provas ob­je­tivas, or­ga­ni­zadas por área do co­nhe­ci­mento e pro­dução tex­tual, além de ques­ti­o­ná­rios res­pon­didos pelos es­tu­dantes, pro­fes­sores e ges­tores.

Re­sul­tados

Os re­sul­tados do Avalie En­sino Médio são di­vul­gados por meio de bo­le­tins in­di­vi­duais para os alunos e re­la­tó­rios téc­nico-pe­da­gó­gicos para cada es­cola, Direc e Órgão Cen­tral. Esses re­sul­tados sub­si­diam a re­flexão pela rede pú­blica es­ta­dual, quanto à im­ple­men­tação de po­lí­ticas pú­blicas e à (re)de­fi­nição de es­tra­té­gias pe­da­gó­gicas a serem uti­li­zadas pelas ins­ti­tui­ções. O es­tudo desses re­sul­tados pro­por­ciona a adoção de me­didas que le­varão em con­si­de­ração não só o as­pecto cog­ni­tivo re­ve­lado pelos es­tu­dantes como também os as­pectos con­tex­tuais.

- See more at: http://institucional.educacao.ba.gov.br/avalieensinomedio#sthash.DVAKZC3r.dpuf

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com