TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A escrita da História

Por:   •  1/5/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  623 Palavras (3 Páginas)  •  210 Visualizações

Página 1 de 3

A ESCRITA DA HISTÓRIA

QUESTÃO 01
As correntes mais influentes entre os historiadores de hoje surgiram a partir das mudanças ocorridas no saber histórico durante a década de 1970. No que se refere à História política, as novas abordagens consistem em:

[pic 1]

Voltar a análise para o Estado e para o público.

Revoluções e Sociedade

QUESTÃO 01
No final da década de 1970, a Revolução Sandinista instituiu um governo de tendência socialista apoiado pelo regime cubano, desestabilizando politicamente a América Central.

Considerando-se a atuação da Frente Sandinista de Libertação Nacional nesse contexto, é correto afirmar que essa organização:

[pic 2]

representava diversos setores políticos de oposição na Nicarágua, que defendiam um projeto antiimperialista e socialista. 

QUESTÃO 02

Ao longo do século XX, várias rupturas redefiniram o horizonte político-cultural latino-americano. Sobre o ideal de luta social do continente, analise as afirmativas a seguir:

 

I - A maioria absoluta dos fenômenos revolucionários da América Latina moveu-se fundamentalmente pela idéia de libertação nacional, principalmente devido ao predomínio político, econômico e militar das oligarquias agrárias e do imperialismo norte-americano.

II - A Revolução Cubana foi o grande motor das lutas sociais no continente, oferecendo a opção pela via revolucionária para mudar as bases políticas e sociais, influenciada pelo ideal socialista.

III - A experiência nicaragüense na Revolução Sandinista, por ser claro exemplo do uso da luta armada como meio eficiente de contestação e insatisfação das camadas populares, em decorrência dos governos autoritários que exploravam grande parte da população e excluíam a participação das mesmas em decisões de caráter nacional.

 

É correto o que se afirma em:

[pic 3]

I, II e III

QUESTÃO 01

Em 1979, com a vitória dos revolucionários, a Frente Sandinista de Libertação Nacional (FSLN), ocupou Manágua, capital da Nicarágua. Foi organizado um governo direcionado para a reconstrução nacional, uma vez que o país se encontrava com elevada dívida externa, colheitas perdidas, cidades e estradas destruídas.

Para dar continuidade a esse processo revolucionário, uma das primeiras medidas adotadas pela FSLN foi:

[pic 4]

a implantação de reformas econômicas mediante princípios essencialmente socialistas.

 

ORIENTAÇÕES:

Prezado(a) aluno(a), 

esperamos que as leituras e atividades propostas neste componente venham a auxiliá-lo(a) na sua prática docente. É claro que as leituras aqui sugeridas estão longe de esgotar o assunto e que dependerá de você, aluno(a), o interesse e a procura por novas leituras.

Nas duas últimas quinzenas, você se deparou com leituras que priorizam o ensino de História em determinados períodos ou temas específicos.

Para finalizar os estudos deste componente, “Ensino-Aprendizagem na Sala de Aula I”, solicitamos que siga as seguintes orientações:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)   pdf (123.6 Kb)   docx (24.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com