TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A queda do império romano

Por:   •  5/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.096 Palavras (17 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 17

INTRODUÇÃO

O presente trabalho de pesquisa tem por objetivo analisar de que forma os livros de História do Ensino Médio tratam o conteúdo “A Queda do Império Romano”, bem como verificar se estes levam em conta os aspectos econômicos, políticos, filosóficos e socioculturais na abordagem dessa temática, ainda a bibliografia, o glossário e a interdisciplinaridade usada pelos autores selecionados.

O Império Romano sempre foi palco de grandes acontecimentos que fizeram parte da história, sendo que a partir do século II d.C. começou a enfrentar uma série de crises econômicas e políticas. Entre elas as constantes disputas políticas, que muitas vezes terminavam em golpes dados por militares. Diante disso, o poder central ia se enfraquecendo e dando lugar a uma descentralização política.

A Crise do escravismo também contribuiu para essa fase. A partir da Pax Romana, decretada por Otávio Augusto, as conquistas territoriais foram cessadas e, aos poucos, o número de prisioneiros feitos escravos foi reduzido. À medida que faltavam escravos, especialmente nas áreas rurais da parte ocidental do Império, a população pobre e livre começou a voltar para o campo. Muitos desses homens pobres trabalhavam nos exércitos romanos.

Outro fator importante foi à expansão do Cristianismo. Essa religião tinha em Jesus Cristo o verdadeiro Messias de que falava o Antigo Testamento e pregava a igualdade entre os homens, portanto condenava a escravidão, sustentáculo da economia romana. Além disso, os cristãos condenavam a divinização do imperador, o que contribuía para enfraquecer a instituição imperial. Dado o crescimento dos seus seguidores o cristianismo ganhou uma organização hierárquica com a fundação da Igreja católica, que institucionalizou a religião cristã. Em 313, o imperador Constantino promulgou o édito de Milão, reconhecendo a liberdade religiosa dos cristãos.

DESENVOLVIMENTO

Numa leitura mais minuciosa do conteúdo, “A Queda do Império Romano” os autores FERREIRA e FERNANDES (2010), em seu livro (Nova História Integrada) utilizam-se de imagens como mapas para facilitar a localização, enriquecendo ainda mais o conhecimento do aluno e o período da Queda do Império Romano; estudos de caso com explicação mais detalhada de alguns trechos; não oferecem glossários, o que facilitaria o esclarecimento de dúvidas com algumas palavras que não são utilizadas cotidianamente pelos alunos. No decorrer do texto os autores afirmam que no início do século III, o Império dava amplos sinais de esgotamento. De acordo com eles, não há consenso entre os historiadores sobre as razões que levaram Roma ao declínio.

Já os autores NOGUEIRA e CAPELLARI (2010) em seu livro (Ser Protagonista) apesar de ser bem resumido, enriquecem bem mais os conhecimentos do aluno por oferecer diversas fontes, tais como, ligação de pontos (como era...) para chegar com maior clareza ao ponto principal do conteúdo; outras histórias; sites para pesquisa; pontos reflexivos (conheça melhor); ligação da História e Engenharia especificando estradas romanas; discussões sobre o texto através de mapas e outras imagens legendadas, utilizando ainda glossários para o esclarecimento de palavras mais complexas. Na visão desses autores existem várias causas da crise do Império Romano. Entre elas pode-se listar a diminuição das conquistas territoriais e, consequentemente, do número de escravos; a substituição dos legionários por guerreiros bárbaros federados, que nem sempre obedeciam aos romanos; a queda da produção e arrecadação de impostos; a Inflação, causada principalmente pela emissão de moeda com pouco metal precioso e a desorganização do estado com as guerras civis promovidas pelos generais romanos, que lutavam entre si para se tornarem imperador.

Para os autores PELLEGRINI, DIAS e GRINBERG (2010) em seu livro (História - Coleção Novo Olhar), utilizam-se de imagens, mapas, esculturas de imperadores, moedas e monumentos retratando os acontecimentos importantes da época. Os autores se preocupam em explicar os fatos em forma de blocos informativos, bem como, disponibilizam pequenos glossários com palavras complexas e de grande relevância ao processo de aprendizagem. Apresentam pouca indicação de livros para leitura, filmes complementares que possibilitam a demonstração do período vivenciado pelos povos da época, assim como sites que possam auxiliar e enriquecer o entendimento do aluno. Segundo eles, vários fatores, tanto internos como externos, contribuíram para o declínio do Império Romano durante o século III. Esse período da história romana ficou conhecido como Baixo Império. Com isso, entre os anos de 235 e 284, a política romana passou por um período conturbado, durante o qual houve uma sucessão de imperadores que governavam, em média, por três anos.

Durante esse estudo percebemos que várias disciplinas contribuíram para que cada autor apresentasse sua idéia. Entre elas podemos citar a Geografia na apresentação de mapas e legendas, a Linguagem na utilização de glossário para facilitar na compreensão do texto, mostrando o significado das palavras, e a Filosofia se coloca a serviço da liberdade, é a de minar pelas análises que ela opera e pelas ações que desencadeia. Trata-se de uma ciência do ensino, da tradução, da pesquisa, da política e dos sistemas burocráticos. A filosofia é, portanto, a crítica da ideologia. A busca de saber transformar a realidade do mundo e do homem no processo de contribuição da sua própria história.

CONCLUSÃO

Após a pesquisa, concluímos que os autores dos três livros selecionados tratam o tema “A Queda do Império Romano” com grande complexidade, porque envolvem questões sociais e culturais, conflitos entre povos ou grupos sociais decorrentes de questões políticas, econômicas, bem como, as religiosas. Foi possível fazer uma simples abordagem envolvendo uma pequena discussão historiográfica, considerando a estreita relação que a História tem com outras ciências, principalmente com a Filosofia que através do homem constrói história e se desenvolve por meio do pensamento puro, bem como através da comunicação e da linguagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.3 Kb)   pdf (75.6 Kb)   docx (24.9 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com