TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  1/11/2017  •  Projeto de pesquisa  •  266 Palavras (2 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 2

ABORDAGEM NEOCLÁSSICA DA ADMINISTRAÇÃO  

TEORIA NEOCLÁSSICA

As questões do exercício foram desenvolvidas com o objetivo de promover o estudo dirigido baseado no CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: edição compacta. 9ª ed. Barueri, SP: Manole, 2014. Especificamente no capítulo 7 - Teoria Neoclássica da Administração.

ESTUDO DIRIGIDO

Questão 1. Todas as instituições são organizações e têm uma dimensão administrativa comum. Drucker salienta que há três aspectos principais nas organizações, quais são eles?

Questão 2. Cada organização deve ser considerada sob o ponto de vista de eficácia e eficiência, simultaneamente. Explique diferença de eficácia e eficiência.

Questão 3. Os neoclássicos dão algumas pinceladas adicionais no conceito de organização formal. A organização é um conjunto de posições funcionais e hierárquicas, orientado para o objetivo econômico de produzir bens ou serviços. Explique os princípios fundamentais da organização formal.

Questão 4.

A centralização e a descentralização referem-se ao nível hierárquico no qual as decisões devem ser tomadas. Centralização significa que a autoridade para tomar decisões está alocada próxima ao topo da organização. Com a descentralização, a autoridade de tomar decisões é deslocada para os níveis mais baixos da organização. Cite as vantagens e desvantagens da centralização, bem como, as vantagens e desvantagens da descentralização.

Questão 5. Toda a literatura neoclássica se assenta no processo administrativo para explicar como as várias funções administrativas são desenvolvidas nas organizações. Cite e explique cada uma das quatro funções administrativas.

Questão 6. A literatura neoclássica se assenta no processo administrativo para explicar como as funções administrativas devem ser desenvolvidas nas organizações. Apresente as principais críticas da teoria neoclássica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (120.6 Kb)   docx (77.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com