TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALDEIA ALDEINHA: REGISTROS DE MEMÓRIAS INDÍGENAS

Por:   •  25/8/2019  •  Monografia  •  1.782 Palavras (8 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

CAMPUS DE AQUIDAUANA – UNIDADE I

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

REINALDO PAULO ROHDT

ALDEIA ALDEINHA: REGISTROS  DE MEMÓRIAS INDÍGENAS

AQUIDAUNA, MS

2016

[pic 2]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

CAMPUS DE AQUIDAUANA – UNIDADE I

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA

REINALDO PAULO ROHDT

ALDEIA ALDEINHA: REGISTROS DE MEMÓRIAS INDÍGENAS

Monografia apresentada ao Curso de História Licenciatura Plena da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/ UFMS Campus de Aquidauana/CPAQ, como requisito parcial para obtenção do título de graduado em História.

Orientadora: Prof.ª. Drª. Vera Lúcia Ferreira Vargas

AQUIDAUANA, MS

2016

[pic 3]

Este Trabalho de Conclusão de Curso foi julgado adequado para obtenção do grau de Licenciado em História e aprovado em sua forma final pelo Curso de Graduação Licenciatura em Historia, da Universidade  Federal de Mato Grosso do Sul – Campus de Aquidauana

REINALDO PAULO ROHDT

ALDEIA ALDEINHA: REGISTROS DE MEMÓRIAS INDÍGENAS

Monografia aprovada em ___/____/______ para obtenção do título de graduada em História Licenciatura Plena.

Banca Examinadora:

___________________________________________

Profª. Drª. Vera Lúcia Ferreira Vargas (Orientadora)

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS/CPAQ

___________________________________________

Profª. Drª. Iára Quelho de Castro

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS/CPAQ

 

___________________________________________

Profº. Edvaldo Correa Sotana

Universidade Federal de Mato Grosso do Sul/UFMS/CPAQ

[pic 4]

DEDICATÓRIA

A minha esposa que me incentivou, me deu força e apoio nas horas em que achava que não iria conseguir, foi compreensiva durante todo o curso, no qual sou grato por me propiciar momentos de aprendizagens e amizades.

[pic 5]

AGRADECIMENTOS

        Quero agradecer primeiramente a Deus, a minha família e ao meu pai o qual é meu ponto de referência como homem, pai de família e que me ensinou a ter princípios e valores e que eu os honrassem, para que eu pudesse me tornar uma pessoa melhor; a minha esposa e grande companheira que sempre esteve do meu lado mesmo nas horas difíceis dessa jornada em que alguns momentos pensei em desistir. Não quero aqui deixar de lembrar de minha querida mãe Dalleth que sempre esteve em meus pensamentos e no meu coração que certamente estaria muito feliz, assim como estou em completar mais um ciclo em minha vida.

        Agradeço ao grande amigo do ensino médio Marcos o qual considero como irmão, que contribuiu para minha formação, abrigado pelas longas horas de conversas em que traçávamos planos para um futuro profissional. Aos meus irmãos e primos que sempre me deram força nesta caminha acadêmica, as minhas tias que sempre me orientaram para seguir o melhor caminho que é os estudos.

        Agradeço aos amigos do curso de História, Evandro, Geraldo, Ademir e Débora, aos amigos do Pibid pelos momentos de estudos e conhecimentos ao longo tempo deste programa em que me tornei um apaixonada pela licenciatura e ao amigo Edmundo Pires que contribuiu direta e indiretamente para que este trabalho fosse concluído.

        Sou muito grato aos professores do curso de história, todos sem exceção, que sempre me incentivaram, que acreditaram no meu potencial e que minha graduação tornasse mais interessante no que diz respeito ao conhecimento. Em especial minha orientadora Vera Lúcia Ferreira Vargas, pela atenção, pelo carinho e pelo conhecimento ao qual me conduziu em suas orientações, mesmo atarefada com outros afazeres e também as professoras Iara Quelho de Castro e Noêmia dos Santos Pereira Moura com suas considerações, me fizeram buscar por mais conhecimento nesta trajetória do saber. Aos coordenadores do curso Miguel e Edvaldo, que contribuíram para o meu aprendizado em quanto acadêmico e bolsista do Pibid.

        Também sou grato aos anciões da minha comunidade por compartilhar seus conhecimentos e fazer parte desta pesquisa que  enriquecem este trabalho, aos Terena: Elias Nimbú, Evanir Cardoso, Daniel Silva, Isaias Delgado, saudoso Antônio Nimbú, Dirce Nimbú, Felicina Paulo, Dóris Paulo e Arildo França, sem o conhecimentos de vocês esta pesquisa não seria  possível realizar esta pesquisa.[pic 6]

        A todos vocês meu muito obrigado!      

        

        

[pic 7]

Itukeovo Yoko isonéu ûti koyuhoa ukeaku éxoneti[1] 

                                                               (Randolfe Rodrigues).            

[pic 8]

ROHDT, Reinaldo Paulo. ALDEIA ALDEINHA: Registro de memórias indígenas. Trabalho de Conclusão de Curso. Graduação em História, Licenciatura. Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, CPAQ, 2016.

Orientadora: Profª. Drª. Vera Lúcia Ferreira Vargas

RESUMO

Esta pesquisa tem como objetivo analisar o processo de formação da comunidade indígena Terena do município de Anastácio/MS, que foi fundada no ano de 1933 e recebeu o nome de Aldeia Aldeinha. Este trabalho foi realizado a partir de leituras sobre a história dos Terena e principalmente a partir dos registros orais realizados junto aos Terena da aldeia Aldeinha. Para isso, será levado em consideração documentos originais, dissertações, relatos, entrevistas e depoimentos de membros fundadores dessa comunidade,  afim de se fazer um levantamento acerca da história e origem da formação da aldeia. Foram essas atividades que permitiram compreender um pouco mais de sua história e das conquistas realizadas por esses índios. Para isso esse trabalho foi dividido em três capítulos, o primeiro: “A formação da aldeia Aldeinha” como o próprio nome indica tratou de compreender o processo de formação da aldeia. O segundo: “A história da aldeia Aldeinha registrada a partir das memórias de seus moradores” trata da história da aldeia registrada por meio de entrevistas orais que permitiram escrever parte da história da aldeia. O terceiro: “Aldeia Aldeinha nos dias atuais” se refere às conquistas realizadas pelos Terena, tais como escola, posto de saúde, rede de esgoto, centro cultural, entre outras, instituições que fazem parte da aldeia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.9 Kb)   pdf (294.3 Kb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com