TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANTECEDENTES HISTÓRICOS DO CONCEITO DE CULTURA

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  15.698 Palavras (63 Páginas)  •  1.349 Visualizações

Página 1 de 63

Introdução

A proposta deste trabalho viabiliza a fundamentação da Historia  da dança do são Gonçalo, visando, registros inicial da dança  na comunidade quilombola de Portalegre  /RN onde possamos enriquecer  a construção do conhecimento mediante a memoria da Historia do São Gonçalo na comunidade quilombola de Portalegre /RN, Trata-se de resultados do  parcial de uma pesquisa bibliográfica levantados sobre a importância dos registros da memoria do povo que contam  Historia da dança, sua origem, levantado as diversas formas de manifestações atribuídas ao santo, bem como autores que enfatizam  a respeito do conceito de cultura acerca do seu entendimento, a cultura Afro – Brasileira, a cultura da memoria Histórica.

        Registros somados a uma pesquisa de campo realizada dia 27 de setembro na comunidade Arrojado, durante a apresentação do grupo utilizamos como métodos, o registro da manifestação que foi apresentada sem fins de promessa, o modelo desenvolvido por Deifilo Gurgel, onde o mesmo faz observações sobre os aspectos Históricos da dança.

         Durante a pesquisa de campo, onde  a ultima foi realizada no sitio Arrojado captação fotográfica e áudio visual, entrevista com integrantes da dança, para uma melhor analise, acerca da  importância da Historia  local,  despertando aparte da metodologia adotada em pesquisa, como uma maneira de incentivar e mostrar  através de imagens, entrevistas, revistas, a importância de estudar  a Historia local, visando os registros, e suas  características mediante a preocupação em registrar através de fonte oral, uma Historia, antes sem registros, dando ênfase a um resgate da Historia, visando a importância e a transmissão do conhecimento as futuras gerações, para que si possa da continuidade  a uma Historia  que e decorrência da desvalorização se perdera no tempo, e o objetivo e que os integrantes da dança repasse o conhecimento, como uma preocupação em dar continuidade a uma História que surgiu desde o tempo do período colonial.

       

   

Agradecimento

Agradecer em primeiro lugar a Deus por me conceber a vida, pela coragem e determinação na realização deste trabalho.

A minha família e amigos, que durante todo esse tempo, estavam sempre me apoiando e me dando força.

A Thiago de Paiva Rego, pelo carinho apoio e dedicação, durante estes três anos e meio, a todos os Universitários, a nossa coordenadora, por sua atenção e incentivo durante todos estes anos.

Em especial a Pedro Leonardo que muito contribui-o no desenvolvimento do meu trabalho.

Ao meu grupo da faculdade pela união e conhecimentos transmitidos onde juntos compartilhamos .

Ao meu orientador Francisco Heronildes da Silva, pela paciência e orientação   neste trabalho.

Ao grupo do TCC pelo companheirismo e força, para que eu não desistisse, a Ana Monica, no apoio as pesquisas Realizada na comunidade Arrojado.

As pessoas que permitiram a realização das entrevistas imagens e filmagens.

A Maria das Graças pela indicação do tema.

Quero dizer que, o apoio o incentivo a força a persistência me fizeram chegar ate aqui, é  com muito orgulho que agradeço a cada um, pela contribuição durante um percurso que não foi nada fácil, mas quero dizer que com o apoio de todos eu consegue vencer, o meu muito obrigada.

 

   

RESUMO

O presente trabalho, fundamentado em referenciais teóricos de resumo, abordará os principais eixos sobre os conceitos de cultura, bem como a maneira de entender o seu significado, e ainda trazendo características da cultura no processo evolutivo da humanidade, buscando compreender que a cultura não é uma herança, e sim, é uma transmissão no decorrer do desenvolvimento, a qual é inserida na sociedade em que é vivenciada, enfatizando ainda sobre o respeito às culturas, onde cada região tem suas particularidades, merecendo, portanto, o devido respeito. Nesse mesmo contexto, a cultura afro-brasileira viabiliza os principais pontos que contribuíram para com o nosso Brasil, mediante um processo de miscigenação de povos, especificamente brasileiros (brancos europeus) com os africanos, principalmente no que diz respeito à cultura, e tal miscigenação cultural passa a ter ênfase e importância na memoria, como patrimônio histórico e cultural, destacando para tanto as danças folclóricas no Brasil e no Rio Grande do Norte, despertando o interesse pelas danças folclóricas da nossa região, enfatizando mais ainda a Historia local da comunidade quilombola localizado no sítio Arrojado, município de Portalegre/RN, dando-se maior destaque a Historia da dança de São Gonçalo, como uma forma de resgatar uma Historia antes esquecida. Dessa forma, a partir de uma historia caracterizada apenas pela oralidade, registrada, portanto, apenas na memoria de um povo, bem como a partir de conhecimentos vivenciados no local, é a partir destas produção, faz-se necessário o registro em meio físico, dessa forma, transmitir as características da dança de São Gonçalo, em sua originalidade.

01 - CONCEITO DE CULTURA

Introdutoriamente, faz-se necessário trazer referencias teóricos para fundamentarmos o conceito de cultura. Na verdade, não apenas a cultura propriamente dita, mas um arcabouço de características que elas nos leva, principalmente quanto à memória histórica.

Segundo LARAIA (2001), no final do século XVIII e no principio do seguinte o termo germânico Kultur era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra francesa Civilization referia-se principalmente as realizações materiais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Edward Tylor (1832- 1917) no vocábulo inglês Culture que tomado em seu amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.  

 LARAIA Apud Tylon (2001) nos traz, que, o século XVIII foi marcado com a descoberta do conceito de cultura, onde deixa claro que a palavra Kultur[1], o que significa cultura, civilização, contudo, faz-se menção aos aspectos espirituais da sociedade mediante a sua forma de entender e acreditar em um deus, enquanto que a palavra Civilization caracteriza-se pelas transformações materiais do povo. Com tudo, Tylon no decorrer dos anos conclui que o termo cultura, no sentido mais amplo, é toda e quaisquer crenças atribuídas pelo o homem, o qual é inserido em uma sociedade onde seus hábitos são transmitidos de geração para geração. Assim sendo, a natureza dos homens é a mesma, porém, são seus hábitos que as mantém separados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (90.9 Kb)   pdf (532.9 Kb)   docx (392.4 Kb)  
Continuar por mais 62 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com