TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Antecedentes Históricos do conceito de cultura

Por:   •  24/2/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.409 Palavras (6 Páginas)  •  1.281 Visualizações

Página 1 de 6

Antecedentes Históricos do conceito de cultura

No final do século XVII e no principio do seguinte o termo germânico Kutuar era utilizado para simbolizar todos os aspectos espirituais de uma comunidade, enquanto a palavra civilization referia-se principalmente as realizações materiais de um povo. Ambos os termos foram sintetizados por Eduard Tylor (1832- 1917) no vocábulo inglês  culture que tomado em seu  amplo sentido etnográfico é este todo complexo que inclui conhecimentos crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer  outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.(EDWOR. TYLOR. 1871, cap. 1 pag,1) Roque de Barros Larraia  

De acordo com Tylon o século XVIII foi marcado como a descoberta do conceito, onde deixa claro que a palavra Kutuar , significa adorar a Deus , contudo faz-se menção aos aspectos espirituais da sociedade mediante a sua forma de entender e acreditar  e um Deus, enquanto que a palavra civilizatiom caracteriza-se as transformações materiais do povo. Com tudo Tylon no decorrer  dos anos conclui que o termo cultura no sentido mais amplo é tudo  e qualquer crenças atribuídas pelo o homem a qual é inserido em  uma sociedade onde seus hábitos são transmitido de geração para geração, assim sendo a natureza dos homens é a mesma porém são seus hábitos que s mantém separados.

O conceito de  cultura  pelo menos utilizado atualmente foi portanto definido pela primeira vez por Tylor , mas o que ele fez foi formalizar uma ideia que vinha crescendo na mente humana. A ideia de cultura, com efeito estava ganhando consistência  talvez mesmo antes de Jonhn Locke  (1632-1704 que em 1690 ao escrever ensaio acerca  do entendimento humano procurou demostrar que a mente humana não é mais do que uma caixa vazia por ocasião do nascimento, dotada apenas da capacidade ilimitada de obter conhecimentos de endoculturação . (Edward Tylon 1871, cap 1 pag 1 2009).

Segundo Tylon o conceito de cultura foi  definido com a intenção de concretizar uma ideia já existente, ma-se que necessariamente precisava de um embasamento acerca do seu significado, com tudo Jonhn Locke 1632-170 faz sentidos acerca do entendimento humano, faz  criticas descrevendo que a mente humana e limitada de conhecimento, apenas desenvolvida com o processo de endoculturação, a qual a sociedade se comporta e adquire conhecimento da forma como onde  e como convive.

( Citação

) A cultura é um processo acumulativo resultante de toda a experiência Histórica das gerações anteriores este processo limita ou estimula a ção criativa do individuo.  

(Kroober)

Ideia sobre a origem da cultura

Roque de Barros diz que Umas das primeiras preocupações dos estudiosos com relação  a cultura refere-se a sua origem. Em outras palavras como o homem adquiriu este processo extra somático que diferencia de todos os animais e lhe deu um lugar privilegiado na vida terrestre? ( Roque de Barros pag 53 ed 2001 Jorge zahar )

Segundo Roque de Barros o homem como um ser primitivo do reino animal e participa do grande processo evolutivo, onde o seu cérebro foi modificado de acordo com sua evolução com tudo, a duvidas quanto a esta resposta, no entanto faz-se necessário uma resposta concreta, como  por quer modificou-se  o cérebro do primata, aponto de atingir a dimensão que permitiram o aparecimento do Homem.

Segundos diversos autores entre eles Richard Leockek e Roger Lewin diz que o cérebro humano passou-se a desenvolve-se através dos primatas que viviom na floresta e que por consequência de interesse a vida arborícola perdeu muito sua importância  mediante a forma como era vista e valorizada para os primatas, co tudo o surgimento de uma visão estereoscópica ampla de mundo.(  Richard Leokek e Roger Lewin  cap 1 pag 1 1981 ed 2009).

CITAÇÃO (Sem a cultura e a liberdade relativa que ela pressupõe a sociedade por mais perfeita que seja não passa de uma selva. É por

isso que toda criação autentica é um dom para o futuro (Albert comus)

.

A descoberta do povo

 

     

A ideia  de cultura popular ou volkskutur se originou no mesmo lugar e momento que a de historia cultural. Na Alemanha do final do século XVIII consoes e contos populares, danças rituais artes e ofícios foram descobertos pelos intelectuais de classe media nessa época, no entanto a historia da cultura popular foi deixada aos amantes de antiguidades, folcloristas e antropólogos. Só na década de 1960 um grupo de historiadores sobretudo, mas não exclusivamente anglófonos passau a estuda-lo.( Piter Burker pag 29 ed 2004 )

Parafraseando o que o autor diz sobre cultura popular ou volkskutur, com tudo a cultura popular e a origem mediante a historia cultural em si fazer entender que todo este processo se da na Alemanha já no final do século XVIII onde grande intelectuais de classe media da época desempenharam um papel fundamental sobre as manifestações culturais como cancãs  danças e contos populares  arte e rituais que no entanto a historia da cultura foi enraizada aos amantes folcloristas antropólogos somente anos depois já na década de 1960 fez –se necessário grupos de historiadores passa-la a estudar mediante a necessidade de conhecimento.

O primeiro exemplo da publicação foi em 1959 Historia social escrito por Francis Newton um dos pseudônimos de Eric Hobsbawm

.

A História da memoria

Outra forma de NHC que atualmente passa por um surto de expansão e a História da memoria algumas vezes descrita como memoria social ou memoria cultural. Piter (Burker pag 88 ed. 2004) DIA 30/08/2015 13:30 DA TARDE, FONTE  

Do ponto de vista critico, a construção da identidade e a construção da memoria estão ligados a História, é através da memoria que si chega a historia com isso a importância de se entender sobre memoria cultural, faz-se necessário as pesquisas mediante a forma de memorizar ou fazer lembrar algo que não se sabe e que só é possível através de pesquisas oral, tendo como objetivo que determinadas tem a função de registrar como também Repassar  os conhecimentos de geração após geração para que assim sendo estudados, permaneçam sendo relembrado e enraizado na mente humana

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (70.5 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com