TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PRATICAS DE ENSINO. INTRODUÇÃO A DOCÊNCIA

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.547 Palavras (11 Páginas)  •  300 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

LICENCIATURA EM HISTÓRIA

PRÁTICA DE ENSINO: INTRODUÇÃO À DOCÊNCIA (PE:ID)

POSTAGEM 1: ATIVIDADE 1

REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

Herbet Basílio dos Santos – 1418592

Jaciara-MT

2017

SUMÁRIO

1.        REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS        3

1.1        Educação? Educações: aprender com o índio        3

1.2        O fax do Nirso        4

1.3        A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)        4

1.4        Uma pescaria Inesquecível        5

1.5        A Folha Amassada        6

1.6        A Lição dos Gansos        6

1.7        Assembleia na Carpintaria        7

1.8        Colheres de cabo comprido        7

1.9        Faça parte dos 5%        7

1.10        O Homem e o Mundo        8

1.11        Professores Reflexivos        8

1.12        Um Sonho Impossível?        9

1.13        Pipocas da Vida        9

2.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS        10

  1. REFLEXÕES REFERENTES AOS 13 TEXTOS

1.1        Educação? Educações: aprender com o índio

  • Ninguém é totalmente sem educação. As pessoas aprendem coisas diferentes conforme o ambiente onde vivem, esse termo foi criado por pessoas que tem uma cultura e costumes diferentes.
  • Não acredito que os índios sejam ingênuos apenas, não queriam ofender as pessoas que tão gentilmente lhes enviaram a carta.
  • Não. A nação brasileira é uma mistura de vários povos, línguas, nações e isso significa que existem diversos tipos de educações. Ensinando a outra nação a cultura da nação dominante.
  • A escola tem um papel importante que é ensinar os alunos as diversas culturas existentes, mostrando lhes o que foi utilizado no passado e como está o presente. A escola mostra os diversos caminhos que ele poderá seguir no futuro.
  • Quando existe um controle do saber, não tem como descobrir se o que estamos aprendendo na escola é verdade ou mentira, apenas, temos os conhecimentos aprendidos lá e o livre arbítrio para escolher qual caminho seguir.
  • A educação brasileira é fraca e está com pouco investimento, refletindo a educação de um povo vencido pelas corrupções e escasso investimento na educação. A educação recebida na escola está longe de ser a única possível, porque aprendemos onde quer que nós vamos o governo deixou de injetar dinheiro no conhecimento do povo para que eles possam ficam leigos e possam ser manipulados pelos seus governantes.
  • A importância do educador é muito grande, porque é ele quem vai passar os seus conhecimentos aprendidos aos alunos, ele de uma maneira não intencional está formando um discípulo que dependendo do ensino será um agente transformador para a melhoria do ensino do país ou não.
  • A educação que aprendemos hoje em uma sociedade globalizada com tecnologias apontando a todo o momento nossa educação é inútil para eles justamente porque eles não terão onde utiliza-la no meio da floresta.

1.2        O fax do Nirso

  • A demanda cada vez maior faz com que o individuo priorize ganhar dinheiro e deixar o contexto educacional de lado, hora falta de tempo, hora falta de vontade. Na realidade o mercado pensa no lucro e não no grau educacional de cada um dos seus funcionários.
  • Nem sempre o profissional diplomando terá ascensão na carreira, vista que é possível que não tenha elementos que facilite sua comunicação e assim a aplicação das teorias aprendidas, deste modo outro profissional com menos escolaridade, mais com todos os elementos facilitadores para o desempenho da função, conseguirá uma maior ascensão na carreira. Assim sendo, o nível escolar nem sempre está ligado a uma carreira 100% promissora, se o individuo não tiver aptidão para o mesmo.
  • O principal aspecto é a linguagem, mais formal ser substituída por uma mais informal, mais, próxima de cada realidade, não perdendo é claro os principais conceitos.

1.3        A História de Chapeuzinho Vermelho (na versão do lobo)

  • Não damos aos alunos o direito de optar quando não contamos a eles os fatos e apenas expressamos as nossas opiniões, mais quando apresentamos os fatos e as nossas opiniões ai sim, estamos dando a eles o direito de optar e escolher qual o lado certo e o errado segundo as suas próprias convicções.
  • Por motivo nenhum é justo negar ao aluno o direito de optar e formar suas próprias ideias, mesmo sendo maioria ou minoria na sala de aula.
  • Representa uma opinião, mais nunca será uma verdade absoluta, pois sempre haverão outras verdades extraídas daquelas que aprendemos nessas matérias ou até mesmo contrarias a elas.
  • A verdade é que muitos alunos que vão para as escolas não estão interessados em formar suas próprias opiniões, muitos deles seguem opiniões de outros, os excluídos das turmas na verdade são aqueles que têm sua opinião tão bem formada que poucos alunos querem ficar perto dele. Quando um professor chega a exclui um aluno da turma ele tirou a oportunidade do aluno de expressar a sua opinião e excluiu de si mesmo a oportunidade de aprender algo com aquele aluno.
  • Os ensinos aprendidos nas escolas são fracos, pois, muito dificilmente o professor conseguirá transmitir o seus conhecimentos para os alunos por diversos motivos, por isso acredito que os ensinos das escolas não são as únicas verdades, são apenas caminhos para uma das verdades existentes.
  • Não, não há apenas verdades. Há muita enrolação por parte de alguns professores, há matérias atrasados por falta de atualização dos mesmos professores e há falta de interesse por parte dos alunos.
  • Não. Estudar uma dúvida levará ao descobrimento de outras verdades.

1.4        Uma pescaria Inesquecível

  • Ética é uma questão de valores morais e princípios aprendidos desde a infância, com a família, com os professores, amigos etc. enfim, são valores pessoas que cada pessoa tem e nação tem um. Algumas famílias erram ao pensar que a escola e os professores que devem educar e ensinar ética aos seus filhos.
  • Pela falta de bom senso já que o ensino da ética só traria benefícios para a nação.
  • Essa frase pode ser compreendida por ser de alguém que não tem moral, ou que não aprendeu valores éticos desde a infância, assim como o pai passo para o filho no texto.
  • A maioria das vezes é muito mais fácil fazer as coisas erradas do que fazer as coisas certas, principalmente quando a maioria das pessoas faz coisas erradas como se fossem certas e te julgam caso você faça algo certo. A grande certeza é saber que você será responsável pela escolha que fez o resto da sua vida, por isso é melhor escolher fazer a coisa certa para não se arrepender depois.

1.5        A Folha Amassada

  • Apesar de me sentir preparado para exercer a função de educador, conselheiro e amigo dos meus alunos, sempre acreditei que só saberemos mesmo se estamos prontos ou não quando tivermos que exercer a função.
  • Primeiramente tendo paciência para poder ensinar o aluno fora da sala de aula, é claro que na maioria das vezes não é somente um aluno ou dois que tem o temperamento explosivo e é nesse momento que precisamos mostrar que somos profissionais educados e prontos para ensinar - lós mais do que somente a matéria da aula.
  • Na maioria das vezes sim, mais um aluno problema necessita de mais atenção. Hoje existem muitos alunos problemáticos que expressam a sua raiva através da violência perturbando e atrapalhando as aulas se tornando um verdadeiro aluno problema.
  • Com paciência e perseverança. Acreditando que os alunos são a nova geração e que através de uma atitude certa eles poderão melhorar.

1.6        A Lição dos Gansos

  • Sim, para o sucesso de uma equipe todos os componentes devem trabalhar com um único objetivo, e esse objetivo deve ser em prol da equipe inteira.
  • Sim me sinto preparado para exercer o papel de professor, pois acredito que os professores tem sua própria opinião e ajudam os seus alunos a formarem a opinião deles.
  • Dependendo de quais palavras saírem através dos nossos gritos são de estimulo, devemos sempre estimular os nossos lideres com palavras de ânimo e esforço mesmo que tudo pareça errado.

Isso é verdade, é bem mais fácil dizer que uma pessoa é indisciplinada e sem jeito do que levantar a mão e ajuda-la. Mais quando levantamos as mãos para ajudar alguém, estamos ajudando a nós mesmo no futuro, porque os nossos alunos são o futuro, eles que ocuparão os principais cargos da sociedade atual.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.2 Kb)   pdf (134.5 Kb)   docx (22.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com