TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBSERVAÇÃO E PRÁTICA - ENSINO MÉDIO

Por:   •  4/9/2022  •  Relatório de pesquisa  •  2.405 Palavras (10 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

CENTRO UNIVERCITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER

TATIANE PEREIRA DE CARVALHO  RU2955976 TURMA 02/2018

ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBSERVAÇÃO E PRÁTICA -  ENSINO MÉDIO

CAÇAPAVA DO SUL 2022

[pic 2]

TATIANE PEREIRA DE CARVALHO RU 2355976

RELATÓRIO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO

 OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA

ENSINO MÉDIO

TRABALHO DE CONCLUSÃO APRESENTADO A UNIVERCIDADE INTERNACIONAL UNINTER, POLO CAÇAPAVA DO SUL

PARA A CONCLUSÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

CAÇAPAVA DO SUL, RS, BRASIL,  2022


SUMÁRIO:

1. ESCOLA ESTAGIADA 1        4

2. DESCRIÇÃO E ANÁLISE REFLEXIVA DAS ATIVIDADES DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO 2        6

3. CONSIDERAÇÕES FINAIS 3        8

REFERÊNCIAS:        9

pude notar que não é tarefa fácil, pois depende de vários fatores.

INTRODUÇÃO 

 

 

  O Estágio Supervisionado Ensino Fundamental de Observação Participativa teve por finalidade compreender o processo de ensino-aprendizagem em Artes Visuais. O objetivo geral foi analisar as práticas pedagógicas desenvolvidas por uma professora da disciplina de Artes Visuais em uma escola estadual localizada na cidade de Caçapava do Sul. O objetivo específico foi desenvolver um plano de aula,  Artes Visuais/Arte Rupestre. Para a elaborar e concluir este trabalho, foi utilizado, de um procedimento metodológico de natureza qualitativa. Assim como de pesquisa de campo e bibliográfica. O tema investigado nos faz entender o quanto relevante é a Arte na formação global dos alunos.

  O estágio foi realizado no período noturno, das 19h as 22:40h, no primeiro ano do Ensino Médio. Em um primeiro momento, conheci a turma e fui bem recebida por todos. Após ser deferido o termo de compromisso, deu-se início o estágio. No período que estive presente, pude observar e participar das aulas, interagir com a professora e com os alunos da turma,  38 matriculados nesta turma, sendo que em méia de 25, 26 frequentaram as aulas no período que estive presente. Percebi que o estágio é indispensável para a formação dos futuros profissionais que desejam atuar ativamente em sala de aula.

O estágio é de grande importância, pois é um dos momentos mais significativos em uma licenciatura. Poderá ocorrer, desde o início do curso, possibilitando que a relação entre os saberes teóricos e os saberes das práticas ocorra durante todo o percurso da formação, garantindo, inclusive, que os alunos aprimorem sua escolha de serem professores a partir do contato com as realidades de sua profissão (PIMENTA; LIMA 2006, p. 5).

  1. ESCOLA ESTAGIADA 

  O estágio participativo supervisionado do Ensino Méio, foi realizado no período de 22 de junho até 02 de agosto de 2022 em uma escola estadual de 1º e 2º grau, no qual foi escolido o 1º ano do ensino médio para minhas observações participativa e atuação. A escola iniciou sua história , em 1936, como uma escola particular. Fica localizada na região central.Tem por filosofia:  Cidadãos autônomos e critico capazes de atuar com ética e responsabilidade.

 A escola atende as séries finais do Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação de Jovens e Adultos, sendo 28 turmas distribuidas entre os turnos da manhã, tarde e noite, atendendo um total de 950 alunos.

  A estrutura física da escola é formada por quinze salas de aula, uma biblioteca, um refeitório, sete banheiros, sendo dois para professores e cinco para alunos, sala de informática com vários computadores e uma impressora, sala multimídia, de direção, supervisão e orientação escolar, um laboratório de ciências, salão de atos, ginásio poliesportivo e duas quadras de esportes. Oferece recursos de acessibilidade como

rampas de acesso para cadeirantes.

 

OBSERVAÇÃO PARTICIPATIVA

   Foi possível através do estágio supervisionado acompanhar a metodologia ativa de aprendizagem empregada pela educadora, onde são feitas aulas expositivas e a avalição se da por meio de provas e trabalhos. O conteúdo das aulas é baseado na BNCC ( Base Nacional Comum Curricular) é um documento de caráter normativo que define o que os alunos devem desenvolver ao longo da educação básica, após estudo deste documento é feito o plano de aula pela professora de Artes. Pude presenciar vários trabalhos, tando em grupo, como individual, onde pude perceber o quanto se faz importante o conhecimento do educador não só da matéria proposta, mas também de relacionamento interpessoal,

pois nesta fase os alunos são bem agitados e cada um é uma particularidade cheia de histórias, vivências que acabam se misturando na aula, é uma troca de conhecimentos entre professor e aluno. A educadora que ministrou as aulas que acompanhei, tem uma vasta experiência em sala de aula, interage de forma positiva com seus alunos, explicando o conteúdo e tirando as dúvidas que ficaram com cada um. Pude interagir com vários alunos, junto com a professora, solucionando dúvidas e trocando ideias para solução dos trabalhos propostos. Durante as aulas, pude perceber a importância de todo conhecimento adiquirido no curso de Artes Visuais e ver na prática como a arte contribui de maneira prazerosa na formação dos indivíduos e como faz com que se sintam de forma abrangente o mundo em que vivem. No decorrer do estágio vivenciei diversas situações, as quais me mostraram como é o dia a dia de uma sala de aula, a importância de um educador ciente do seu papel e pude concluir que fiz a escolha certa, quero ser aquele que faz a diferença na vida dos alunos, também pude notar que não é tarefa fácil, pois depende de vários fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (160 Kb)   docx (49.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com