TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Observação e Prática: Ensino Médio

Por:   •  18/12/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.608 Palavras (11 Páginas)  •  41 Visualizações

Página 1 de 11

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL – UNINTER

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

ESTÁGIO SUPERVISIONADO: EDUCAÇÃO BÁSICA

Observação e prática: ensino médio

Jardel Torres Camelo – RU 3234073

CRATEÚS

Dezembro/2023

Sumário

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        ENSAIO PEDAGÓGICO        4

2.1 O estágio curricular e a unidade concedente: um breve diagnóstico        5

2.2 Fundamentação Teórica        5

2.3. Material didático: criação e reflexão        6

2.4. Práxis e relatório de evidências        7

3.        CONSIDERAÇÕES FINAIS        8

REFERÊNCIAS        8

  1. INTRODUÇÃO

     Há um momento na jornada acadêmica em que o graduando anseia vivenciar todos os conhecimentos adquiridos e o estágio é o instrumento que torna isto possível. O estágio é uma forma de colocar em prática o que aprendemos na teoria, visa oferecer o instrumental necessário para a reflexão e a prática do exercício da profissão com a finalidade de integrar o estudante em um ambiente profissional, colocando o futuro profissional em contato com as diferentes realidades sociais, econômicas e culturais, favorecendo vivência e experiências que permitam ao estudante desenvolver uma consciência crítica e a capacidade de compreender a realidade e interferir sobre ela.

   O estágio supervisionado possibilita o conhecimento prático e teórico, capacitando-os para as variadas situações que ocorrem no processo de ensino e apredizagem, dando início a uma rede de relacionamentos profissionais e a confirmação dos interesses para determinada área de atuação diante das possibilidades apresentadas pela profissão.

  Este Memorial de Estágio Supervisionado é sobre a Observação e Prática: Ensino Médio, foi desenvolvido após realização das atividades de observação e prática, as quais foram realizadas na Escola X de Ensino Médio de Tempo Integral, da rede estadual, localizada no bairro dos Venâncios, em Crateús. Inicialmente fiz as observações, nas turma de 1° e 2° ano do Ensino Médio, análisei o Projeto Político Pedagógico da Escola em conversação com o Diretor do Colégio, para compreender de forma mais ampla o desenvolvimento das atividades nas turmas e no Colégio. No período de 30/10/23 a 11/12/23 fiz minhas observações, e atuação, aplicando o Plano de aula preparado, respeitando a rotina do Colégio e da turma, as quais já haviam sido observadas.

  A metodologia utilizada para alcançar os objetivos do plano de aula , foi música com mãos e copos, percussão corporal. Atividades voltadas para o desenvolvimento da percepção rítmica, utilizando copos de plástico como recurso sonoro, material impresso com partituras dos ritmos, para serem utilizadas na aula, conversação com os alunos, uso de slides para fixação de conteúdos, resolução de problemas, e execícios sobre o Tema.

Os objetivos que propus para ser alcançado no desenvolvimento da aula planejada

são:

•        A importância das raízes culturais.                                                                                                                                                      

•        Memorizaçâo ( sequências ritmicas e movimentos coordenados)

•        Concentraçâo.                                      

•     Vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos.

A metodologia efetuou-se por meio de pesquisas bibliográficas, conversas com    profissionais, observação da grade de ensino da instituição. Este Relatório apresenta os registros feitos durante as atividades, as quais estão

aqui dispostas conforme foram realizadas no estagio.

   

        

        

  1. ENSAIO PEDAGÓGICO

       A reflexão gira em torno do fato da percussão com copos atrair milhões de pessoas em todo o mundo, é possível fazer música utilizando copos no lugar de instrumentos convencionais, várias possibilidades rítmicas que podemos fazer com apenas um copo e nossas mãos. O aluno poderá aprender com esta aula  vivenciar pulsação e ostinatos rítmicos, atraves da ultilizaçao de ritmos regionais,

desenvolver a percepção rítmica com ênfase na imitação e criação.

  O estágio teve início com a observaçao das aulas da tuma do 1° e  2° ano, do ensino médio, após as observações, elaborei meu plano de aula para da inicio a regência em sala de aula, elaboração de materiais didáticos com ritmos nordestinos, fortalecendo as raízes culturais, execução de atividades da rotina profissional, pesquisas, produçao textual, criaçao de slides com textos e atividades avaliativas sobre o tema da aula, ultilizaçao de partituras em sala de aula, apreciação musical.

.

2.1 O estágio curricular e a unidade concedente: um breve diagnóstico

     

 O colégio oferece toda a estrutura necessária para o conforto e desenvolvimento educacional dos seus alunos, como por exemplo: Alimentação, Final de semana, Auditório, Laboratório de informática, Pátio Coberto, Área Verde, Quadra Esportiva Coberta, Biblioteca, Berçário, Quadra Esportiva Descoberta, Parquinho, Sala de leitura, Refeitório, Laboratório de ciências, Sala de professores, Pátio Descoberto, Internet Banda larga,  Lixo reciclável. Localiza em: eduardo albuquerque, 240 - Venancios, Crateús – CE. O colégio têm um espaço bem grande, e suporta a quantidade de alunos que estão no colégio, mas o prédio têm uma estrutura antiga, e que precisa de muitos reparos,a iluminação é boa, conta com sistemas de ar-condicionado em todas as salas de aula, sala dos professores, secretaria. O ambiente é limpo, mas as paredes precisam de pinturas, todas as salas de aula contém um Bebedouro, as carteiras estão em ótimo estado. O colégio disponibiliza  recusos como: caixa de som, instrumentos musicais, projetores, entre outros, para auxiliar a prática docente. A prática Inclusiva significa que o colégio se importa com os alunos especiais, Esta escola possui 5 alunos inclusos, mas não possui salas especiais para atendimento AEE (Atendimento Educacional Especializado).    

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.7 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (1.1 Mb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com