TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dissertação sobre as teorias curriculares tradicionais e críticas, para a disciplina de Práticas Curriculares de Ensino I Cur.Sab. e Ação Doc.

Por:   •  16/12/2018  •  Ensaio  •  979 Palavras (4 Páginas)  •  615 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ

CURSO DE GEOGRAFIA

Dissertação sobre as teorias curriculares tradicionais e críticas, para a disciplina de Práticas Curriculares de Ensino I Cur.Sab. e Ação Doc.

Aluno (a): Gotardo Alves de Almeida Neto

Prof.: Jaqueline Gomes

TEORIAS CURRICULARES TRADICIONAIS

O currículo escolar, além de ser uma listagem de conteúdos e diretrizes usados por professores, é uma concepção histórica e cultural que se alteram ao longo dos anos. Nele estão contidos os conteúdos que deverão ser trabalhados em sala de aula e também, a metodologia que será usada para os diferentes níveis de ensino.

Outra finalidade do currículo escolar é auxiliar na construção de identidade dos alunos, relacionando o conteúdo com o contexto social que está inserido.

Dessa forma, as teorias curriculares têm como função compreender e descrever os eventos da prática curricular, de que forma aquela prática curricular está sendo aplicada, qual o objetivo e se houve algum resultado.

As teorias curriculares tradicionais surgiram nos Estados Unidos em meados do século XX que teve como precursor Jhon Franklin Bobbitt. Desde então, o sistema educacional estava ligado ao sistema industrial, padronizando, impondo regras e trabalhos repetitivos, criando um padrão de sociedade subordinado ao sistema fabril.

O motivo dos alunos ficarem subordinados ao sistema industrial se da por conta que, as teorias curriculares tradicionais tem como base os princípios do Taylorismo e uma tendência conservadora e capitalista.

No filme Escritores da Liberdade, lançado em 2007, a teoria curricular tradicional está presente em algumas cenas do filme. Uma delas é quando a personagem principal, interpretada por Hilary Swank, conversa com seu pai em um jantar. O modo de falar do pai da personagem deixa explícito um aspecto conservado de sua parte, quando o mesmo fala que sua filha poderia ser diretora de uma grande corporação, mas em vez disso ela prefere ensinar em uma escola, onde o mesmo classifica como presídio.

Percebe-se claramente a teoria curricular tradicional, já que as disciplinas trabalhadas com os alunos na sala de aula são voltadas para o mercado de trabalho, voltadas para o sistema fabril. Com isso, o aluno não tem a oportunidade de ter um pensamento crítico dentro da sala de aula, o que impede o aluno de perceber a realidade em que se encontra.

Outro momento do filme em que se percebe a presença da teoria curricular tradicional é quando a personagem principal tem uma conversa com a coordenadora na biblioteca da escola. A coordenadora deixa claro que os alunos de Erin Gruwell não são capazes de ler livros literários que requer um pouco mais de atenção e amplo vocabulário.

A teoria tradicional curricular não permite que o aluno tenha outros tipos de conhecimentos, a não ser conhecimentos do sistema fabril, a mecânica. Com isso, ler livros literários, como o Diário de Annie Frank, era algo que “não se permitia”, pois o aluno saia da escola direto para o mercado de trabalho, trabalhando oito horas diárias, chegando em sua casa cansado e com o estresse.

TEORIAS CURRICULARES CRÍTICAS

As teorias curriculares críticas têm como base as concepções marxistas e nas ideias da Teoria Crítica, vinculadas a Max Horkheimer e Theodor Adorno. Com isso, começou um processo transição das teorias curriculares tradicionais para as teorias curriculares críticas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (64.1 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com