TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

Por:   •  30/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.308 Palavras (6 Páginas)  •  174 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA

ANGÉLICA APARECIDA PEREIRA

BRUNA RAFAELA VERTUAN

ROGÉRIO COTRIM DALAQUA

ATIVIDADE INTERDISCIPLINAR EM GRUPO

[pic 3]

Rosário do Ivaí

2011

ANGÉLICA APARECIDA PEREIRA

BRUNA RAFAELA VERTUAN

ROGÉRIO COTRIM DALAQUA

atividade interdisciplinar em grupo

Trabalho apresentado ao Curso (História)  da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas  [ História Medieval, Teoria da História, Historiografia, Sociologia da Educação, Antropologia Seminário II ].

Professores. Taíse F. C.  Nishikawa,  Dirceu Casa Grande Junior, Reinaldo Benedito Nishikawa, Giane Albiazzetti, Okçana Battini, Clodoaldo Oliveira Silva, Santina Alves de Godoy.

Rosário do Ivaí

2011


  1. INTRODUÇÃO

A religião na Idade Média possuía apenas uma visão religiosa da historia,e cada religião acredita em uma ou mais divindades e são estabelecidas algumas regras, que devem ser obedecidas. Cada religião explica à sua maneira, qual o significado de nossa vida e o que cada Deus espera de seus fiéis. Assim a crença num mesmo Deus (ou Deuses) e as existências de um conjunto de regras e valores são características básicas de qualquer religião. Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Ela era a detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar e agir da sociedade da Idade Média, além da psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder político e econômico, pois possuíam terras em grandes quantidades e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade e passavam grande parte do tempo rezando, se houvesse o não cumprimento das normas impostas pela Igreja à sociedade era punida com atos de penitência à prisão.


  1. DESENVOLVIMENTO

Na Idade Média Deus era considerado o Deus dos cristãos, esse Deus foi acolhido e oficializado pelo Império Romano na Antiguidade Tardia, ele foi difundido e imposto pela forte estrutura hierárquica da sociedade da época. A Igreja Católica na Idade Média devido ter uma melhor organização foi se impondo sobre as demais e durante muitos séculos a Igreja Católica foi considerada a única e verdadeira interprete das palavras de cristo, ela possuía também alguns territórios feudais, devido a isso a igreja chegou a possuir cerca de um terço de todas as terras da Europa. A Igreja além de rica, também ditava as regras quanto aos costumes e à moral. Ela estava presente em cada momento e em cada ato de vida dos cristãos. Regulamentava as relações entre as pessoas como, casamento, doação de feudos, etc., definia o que devia ser feito a cada hora: tempo de orações, de jejum, de guerra e de paz. Pode se dizer que a mentalidade do homem medieval era inteiramente dominada pela religião. Não devemos confundir religião com Igreja, religião são as crenças e Igreja é o nome que damos à organização religiosa, com suas normas, seus sacerdotes, seus bens e seus fiéis.

Aqueles que se afastassem de suas normas sofreriam severas punições como: penitências, exigência de peregrinação e a excomunhão (expulsão do indivíduo da comunidade cristã). Apesar do clima de perseguição e de temor aos castigos, durante a Idade Média surgiram muitas idéias contrárias as doutrinas da Igreja, essas discordâncias eram chamadas de heresias. Para combater os hereges, criou – se um tribunal religioso, O Santo Ofício. Os suspeitos eram torturados, julgados e condenados e penas que variavam de jejum a prisão. A Igreja entregava os casos considerados mais graves à justiça dos reis, e freqüentemente os condenados morriam na fogueira. Sendo tão rica e temida, a Igreja detinha também um grande poder político: os papas interferiam na política dos reis e imperadores, muitas vezes criando conflitos entre uns e outros.

Com o passar do tempo apesar do seu imenso poder a Igreja começou a perder seu prestígio e a declinar, pois uma parte do povo no final da Idade Média não confiava nela como antigamente, um dos motivos era a enorme corrupção moral do clero. O povo reprovava os costumes de grande parte dos membros da Igreja. Como a Igreja precisava se manter no luxo e para isso necessitava de muito dinheiro a Igreja começou a apelar para práticas que escandalizavam até mesmo alguns membros da própria Igreja. Insatisfeito com o rumo da Igreja o monge Martinho Lutero tornou pública suas teses, na qual ele condenou as vendas de indulgências e de relíquias. Para ele a Igreja não tinha o poder de perdoar os pecados. Os pecadores deveriam ter fé na misericórdia de Deus, pois “só a fé salva”. Lutero também afirmou que os homens não necessitavam dos padres e da Igreja para conhecer a palavra de Deus, pois poderiam lê – la  diretamente na Bíblia. A Igreja reagiu excomungando o monge. Como resposta, Lutero, separou-se da Instituição, propondo-se a criação de uma nova Igreja.

O Teocentrismo é uma das noções que marcaram tipicamente a Idade Média. Foram realizados estudo sobre a salvação espiritual e a condição do homem no mundo. Por meio de suas explicações ele determinou que o homem fosse corrompido pelo pecado original. Desse modo, o ser humano acabava agregando à condição de criatura inferior, imperfeita, poluída e mortal. Com o passar do tempo, vemos que essa perspectiva, aliada ao crescimento da própria Igreja Cristã, acabou marcando o modo de vida teocêntrico experimentado durante a Idade Média.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)   pdf (111 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com