TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AD - Direito Internacional Privado Unisul

Por:   •  22/5/2019  •  Resenha  •  790 Palavras (4 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 4

Questão Única [Peso 10]

Leia o artigo < Direito internacional privado e o direito transnacional: entre a unificação e a anarquia >, de André de Carvalho Ramos (disponível na Midiateca).

Feito isto, produza uma RESENHA CRÍTICA, tendo por base o roteiro de Sandra Viana (COMO FAZER UMA RESENHA CRÍTICA), também disponível na Midiateca.

R:

O artigo a ser tratado nesta resenha foi escrito por André de Carvalho Ramos, professor Doutor e Livre-docente de Direito Internacional e do Programa de Direitos Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). É Livre-docente e Doutor em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. Possui experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Internacional Público, Direito Internacional Privado e Direitos Humanos. Também já foi autor de outros artigos referentes ao direito internacional, como por exemplo: “Arte, Guerra e o Direito Internacional Privado” e “o direito internacional privado de Matriz legal e sua evolução no Brasil”.

Publicado na Revista de Direito Internacional, volume 13, nº2 de 2016, o artigo trata das relações do Direito Transnacional com o Direito Internacional Privado contemporâneo. Sendo que, dessas relações tem-se duas abordagens, sendo a primeira de “unificação” e a segunda de “anarquia”.

O Direito Internacional Privado tem como objetivo a gestão da pluralidade de normas e da regulamentação da jurisdição dos fatos internacionais, marcados por eventos com vínculo com dois ou mais ordenamentos jurídicos, e orientando-se pelos valores do respeito à igualdade, acesso à justiça, tolerância à diversidade e os direitos humanos. Conquanto o dito Direito Transnacional é usado especialmente para designar determinado conjunto de normas ou decisões que não possuem origem “estatocêntrica”. Sendo então fruto da ação concatenada de entes privados, com o apoio direto ou indireto dos Estados. Assim, não se caracterizaria como nacional, nem internacional.

Dentre as duas relações, as abordagens existentes são: 1) "modelo de unificação", caracterizado por uma busca de unidade de tratamento, pugnando pelo tratamento homogêneo e hegemônico do fato transfronteiriço; e 2) o "modelo de anarquia", onde se estimula a fragmentação da regulação e o choque de decisões, buscando assim, justamente, a ausência de unidade de tratamento.

Como demonstração da prática de ambos os modelos de relação entre o Direito Internacional Privado e o Direito Transnacional, o autor aborda categorias de normas transnacionais que geram debate interpretativo nos tribunais brasileiros, sendo eles: “a nova lex mercatória” e os limites da autonomia da vontade; e “a lex digitalis” que está direcionada aos limites da jurisdição e da produção probatória em casos que envolvem a internet.

Em se tratando do espaço virtual, a internet, desde sua concepção e da criação da ICANN (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers); entidade de gerenciamento e funcionamento da rede internet; tornou-se necessária uma regulamentação do que ocorre na rede, face a facilidade que existe em se afastar dos controles estatais, como também de manipulação dos elementos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (38 Kb)   docx (9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com