TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Al Qaeda

Resenha: Al Qaeda. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/5/2014  •  Resenha  •  236 Palavras (1 Páginas)  •  253 Visualizações

Al Qaeda

De todos os grupos de terroristas surgidos nos últimos tempos, o AL Qaeda é o que tem conseguido maior projeção na mídia internacional. Suas origens remontam á guerra do Afeganistão contra a ocupação da união soviética em 1979-1984: para frear o avanço do socialismo na Ásia Central, Os Estado Unidos apoiaram diversos grupos islâmicos extremistas, entre eles o talibã. Um dos dirigentes da resistência afegã foi o saudita Osama Bin Laden.

As células

Ao contrário da maioria das organizações políticos-militares e terroristas, nas quais há uma hierarquia com comandos de cima para baixo, a estrutura da AL Qaeda não é verticalizada. Trata-se de uma rede composta de células com poucos membros espalhadas pelos cinco continentes. A maioria dessas células é latente, ou seja, não realiza nenhum tipo de ação criminosa, sendo, por esse motivo, de difícil detecção pela polícia.

Ate 2 de maio de 2011 OSAMA BIN LADEN foi o líder do grupo mas nessa data o presidente dos ESTADOS UNIDOS Barack Obama, anunciou a morte de do líder da Al Qaeda. Por vontade de Osama seu melhor amigo e medico AYMAN AL-ZAWAHIRI assumiu o posto de chefe da AL QAEDA.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com