TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Crítica Sobre Filme “A guerra do fogo”

Por:   •  13/12/2018  •  Resenha  •  466 Palavras (2 Páginas)  •  2.520 Visualizações

Página 1 de 2

Analise ´crítica sobre filme “A guerra do fogo”

Este trabalho trata se de uma analise critica referente ao filme “ A guerra do fogo”, tendo como base o texto “A Psicologia da Aprendizagem” de Ana Mercês Bahia Bock, com o objetivo de mostrar vários pontos em comum entre o texto e o filme.

O filme começa mostrando o dia a dia de um grupo que não possui o conhecimento para produzir o fogo, apenas tendo conhecimento de como manter a chama acesa, que durante um confronto com outro grupo, acabou por perder a chama que eles mantinham e que garantia a sobrevivência do grupo, iniciando assim a saída de três hominídeos do grupo que partiram para conseguir a chama que haviam perdido, durante essa jornada, eles se encontram com indivíduos de diferentes grupos, adquirindo por meio desses encontros, aprendizados necessários para sua sobrevivência até então desconhecidos para o grupo, baseado nisso podemos observar, de acordo com Vygotsky, para haver esse aprendizado, foi preciso uma interação social entre o trio e os outros grupos além da natureza para que tais aprendizados pudessem ser adquiridos ou aprimorados.

Em outras cenas podemos observar essa interação de aprendizado, como durante o indivíduo do outro grupo manifesta o riso, até então desconhecido para eles, ou mesmo durante o ato sexual em que o indivíduo do sexo feminino ensina para um dos individuo do trio uma maneira diferente de relação em que ambos ficam mais próximos e ocorre mais trocas afetivas, diferente do sexo mais primitivo praticando no grupo do trio.

Há também a cena em que eles alimentam um mamute em estado selvagem, estabelecendo uma relação mais próxima com os animais que estão em estado selvagem, nessa cena apesar de não especificar se eles já haviam tido esse tipo de relação com outros animais, num primeiro momento podemos crer que eles de forma natural adquiriram esse conhecimento, como uma das ideias de Piaget, que esse indivíduo conseguiu pôr em pratica tal conhecimento depois de estar numa situação desafiadora, como uma forma de se adaptar à nova situação existente, além do emprego de armas até então desconhecidas por eles, uma aprendizagem mecânica.

Podemos observar que o filme mostra diferentes métodos de aprendizagem, que são observados principalmente devido a interação social entre diversos grupos culturalmente diferentes, num primeiro momento, podemos deduzir que muito dessa evolução no filme só foi possível devido a existência de outros indivíduos com habilidades diferentes, embora em determinadas cenas tenha ficado a dúvida se os indivíduos já tinham algum conhecimento básico sobre a atividade que realizaram ou não.

Referências Bibliográficas

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM (Capitulo 9). In: BOCK, Ana Mercês Bahia. Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia / Ana Mercês Bahia Bock, Odair Furtado, Maria de Lourdes Trassi Teixeira. – 14º Edição – São Paulo: Saraiva, 2008. Pp. 133-149.

GUERRA DO FOGO. Direção: Jean-Jacques Annaud, Produção. 1981

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (50 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com