TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DO TEXTO DOS PARAMETROS CURRICULARES

Por:   •  25/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.664 Palavras (23 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 23

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO..................................................................................................3  

 

  1. ETUDO DO ARTIGO........................................................................................4  

   

  1. ANALISE DO TEXTO DOS PARAMETROS CURRICULARES......................7

  1. ANÁLISE DA PROPOSTA PEDAGÓGICA DA ESCOLA...............................8

5- ENTREVISTA COM PROFESSOR REGENTE..................................................9

 

6- OBSERVAÇÃO DAS AULAS..........................................................................11

7- PLANO DE UNIDADE.....................................................................................15

8- REGÊNCIA (INTERVENÇÃO PRÁTICA)........................................................17

9- RELATO DA APRESENTAÇÃO DO PLANO DE UNIDADE..........................18

10- ANÁLISE DE LIVRO DIDÁDICO...................................................................19

11- PROJETO PARA O ESTUDO DA HISTÓRIA LOCAL..................................21

12- APRSENTAÇÃO PROJETO..........................................................................23

13- CONSIDERAÇÕES FINAIS ..........................................................................24

      14- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS .............................................................25  


  1. INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por objetivo promover a inserção do aluno da disciplina de historia, no cotidiano escolar vivido pelo corpo docente conduzindo o estagiário pelos caminhos do aprendizado e dos modus operandi no trato com os alunos e amadurecendo ante a realidade vivida pelos profissionais da área educacional, visando capacita-lo, prepara-lo e qualifica-lo ante a este desafio, que se ainda que permeado pelas dificuldades pertinentes à profissão, tem a seu favor, em contrapartida a maravilhosa oportunidade de levar até aos estudantes do ensino fundamental a luz do conhecimento que por fim acabará por abrir as portas necessárias para formação de um cidadão critico formadores de opiniões, capazes de discernir, opinar e mudar o rumo de seu tempo modificando, de forma positiva seu meio social.

Vejamos a seguir no desenvolvimento do trabalho, os diversos aspectos observados.


  1. ESTUDO DE ARTIGO

Memória e História em livros didáticos de História: o PNLD em perspectiva

Há de certar forma uma corrente, seguida por alguns autores que segundo o artigo publicado por educar em revista, Curitiba, Brasil, número 46 página 259 - 283, outubro/ dezembro de 2002 editora UFPR das autoras supracitadas, que tendem a arrastar o pensamento em relação à massificação das memórias como um acontecimento notável, algo extraordinário, quer político ou social no âmbito da contemporaneidade histórica, como em sua citação da obra de Paul Ricoeur (2008) que culmina por nos conduzir a um entendimento da memória através de uma reflexão ante aos excessos, abusos e silenciamentos, o que termina por nos levar a um entendimento de que o saber não é um verbo intransitivo.

Assim como Andreas Huyssen (2011) vem nos deleitando com suas produções, nos levando a meditar nas consequências de memória traumática, suas causas e consequências na cultura de massa, suas cidades e seu desembarcadouro  social desta nova vertente.

Cita-nos dentre outros renomados autores Beatriz Sarlo (2005a, 2005b, 2009) em seu arraigamento Benjaminiano sobre esta crescente na América Latina, na revelação entrisica de multiplicidade e pluralidade que nos apresentam em formato novo ante aos discursos proeminentes estabelecidos.

Outro que concomitantemente  bebe desta mesma fonte é George Orwell (1979) que já na longínqua década de 40 do século passado nos advertia " quem controla o passado controla o futuro, e quem controla o presente controla o passado" o que pormenoriza a centralidade do entendimento social e político.

Toda essa “sedução pela memória " extremamente bem ressaltada por Andreas Huyssen (2000) faz-se notar através de infinidades de manifestações cotidianas tais como: biográficas, Souvenir e lembrancinhas, que terminam por demarcar  datas especiais. Ainda segundo esse autor na passagem do século XX ao XXI houve uma notória mudança na maneira de se relacionar com o tempo, hoje as projeções de futuro estão verdadeiramente atreladas a um desejo de memória, entretanto como nos mostra Paul Ricouer, memória e vida atravessam a humanidade objetando-lhe significado, sentido e afetividade.

De forma especial o ensino de história depara-se com o desafio de lidar com os meandros advindos das operações de memória, que culminam por modificar, de forma direta, nas experiências passadas da sociedade, dirigindo suas ações presentes e acima de tudo suas projeções futuras.

Embora algumas obras nos tragam uma proposta abrangente, como a de Nora (1997), terminou por, através deste estudo mais minucioso, evidenciar que seu alcance acaba por fortalecer a ideia de potencialidade do conhecimento histórico.

Portanto, lembrar o passado e escrever sobre ele não é o mesmo.

Confunde-se, de forma habitual, a memória com a história, mas segundo Nora (1993), a memória tornou-se a contemporaneidade "historicizada", ganhando assim status de memória, o que paradoxalmente a memória amada vive.

O fato de a história lançar mão dá memória como fonte nos ressalta o campo da facilitação da formação do pensamento crítico do sujeito diante de sua tradição, que compõem a sociedade. Entretanto, a história não prescindiu da memória nem vice-versa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (35.6 Kb)   pdf (202.8 Kb)   docx (35.2 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com