TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Documental Pintura em Moche

Por:   •  18/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  534 Palavras (3 Páginas)  •  274 Visualizações

Página 1 de 3

I – Descrição sumária da fonte (características gerais, estruturas e setores)

A fonte analisada em questão apresenta uma pintura feita em preto e branco, com bastante formas geométricas ao longo de toda pintura. Encontramos 4 figuras que aparentam ser seres humanos que são representados de forma diversa; todas as 4 figuras estão contidas no mesmo plano.

Todos os seres da figura têm uma mesma fisionomia: rostos pintados, nariz pontiagudos e um retângulo na bochecha, além de terem brincos em formato de circular. Além disso, todos utilizam na cabeça um adereço que aparenta ser ...

Aparentemente, cada ser humano da figura está exercendo algum tipo de atividade manual, razão pela qual faz-se necessário dividir a imagem em 4 planos para uma melhor análise.

No primeiro plano, da esquerda para direita, temos um ser humano, aparentemente realizando algum tipo de ritual, uma vez que encontra-se com as mãos unidas e erguidas como se fizesse algum tipo de prece; sua vestimenta aparenta ser uma túnica quadricular. Nesse plano, encontramos vários adereços ligados a figura central que pode representar objetos a serem utilizados no ritual. Próximo ao corpo do ser humano há uma moringa com alça. Acima do personagem, encontramos uma cobra com duas cabeças, cada uma localizada nas extremidades do corpo da cobra. Num plano superior, temos pequenos círculos pretos que estão presente ao longo de toda a pintura.

Num segundo plano temos um ser sentado de frente para o ser localizado em primeiro plano. Esse ser está segurando o que aparenta ser uma cumbuca com algum tipo de palito dentro desse recipiente. Ao redor do personagem encontramos alguns pequenos círculos, como no caso do primeiro plano

Num terceiro plano temos um ser também sentado, num plano mais alto do que os demais e está segurando uma cumbuca, só que em dimensões um pouco maiores do que no caso do segundo personagem; nesta imagem, o ser está segurando um palito em dimensões maiores e que encontra-se em sua boca. Além disso, o ser do terceiro plano também tem uma moringa, em dimensões menores.

Por fim, no quarto plano temos um ser sentado como no caso do terceiro plano, realizando aparentemente uma mesma função, uma vez que, encontra-se com uma mesma cumbuca e com um palito que é levado a boca, porém em dimensões menores da que é encontrada em terceiro plano.

II – Problemas que poderiam ser analisados na fonte

A fonte analisada em questão pode representar algum tipo de ritual religioso, no qual o personagem do primeiro plano representaria um sacerdote ligado com alguma divindade, visto que é o único que está se comunicando ¬através da prece, enquanto que os outros seres parecem que estão auxiliando na comunicação divina entre o primeiro personagem e um possível Deus.

O ser identificado no plano 3 parece ser outra figura importante, uma vez que, aparenta estar criando os pequenos círculos pretos que estão dispostos ao longo de todo a figura e que está concentrado no plano 1, que aparentemente representa um algum elemento do ritual divino. Assim, o ser contido no plano 1 está conectado ao ser do plano 2, uma vez que o segundo está criando condições para que o ritual ocorra. As figuras dispostas na fonte podem ter significados importantes para a religião Moche.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (53 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com