TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Temática Marc Bloch cap 2

Por:   •  8/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  946 Palavras (4 Páginas)  •  1.196 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL - CAMPUS TRÊS LAGOAS

Curso De História – Introdução A Prática De Ensino E De Pesquisa De História

Professor: Vitor Oliveira

Aluna: Franciele Oliveira De Moura

ANÁLISE TEMÁTICA

BLOCH, Marc. Apologia da História ou Oficio do Historiador. Rio de janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

APRESENTAÇÃO

        Marc Léopold Benjamin Bloch foi um historiador medievalista e cofundador da Escola dos Analles. Escreveu diversas obras, talvez a de maior repercussão seja “Apologia da História ou Oficio do Historiador”. Uma obra inacabada, pois em 1944 após ter sido preso pelos nazistas ele foi executado.

        Esta obra póstuma surgiu do desejo de responder uma questão infantil do seu filho ainda pequeno: “Papai, então me explica para que serve a história”(BLOCH, 2001,p.51) Tomado do desejo para sanar essa dúvida e também demonstrar a importância da História como ciência, Bloch escreve esse livro a punho como um manual para futuros historiadores. Entretanto não é apenas um simples manual como estamos acostumados a ver, mas sim um livro intrigante que nos leva a vários conhecimentos necessários para nossa área.

CAPITULO 2 – A observação histórica.

        Neste capitulo o autor trata sobre as formas de observação da história através dos vestígios, documentos e testemunhos a cerca do conteúdo a ser estudado, ressaltando que o campo da história é muito vasto fazendo-se assim necessário a utilização de ferramentas de outras disciplinas para que o historiador saiba pergunta a suas fontes e assim consiga retirar as informações desejadas. Bloch também salienta sobre a importância de obras como referencia para as pesquisas já que os materiais necessários estão espalhados em museus e bibliotecas e reuni-los é uma tarefa muito difícil e longa. O autor ressalta importância das revoluções pois são elas que quebram sigilos e trazem a tonas documentos tão importantes para um historiador. Há nesse capitulo uma critica a negligencia e o sigilo sobre os documentos, Bloch defende que a história de uma sociedade só será mais completa quando esses dois responsáveis pela ignorância e esquecimento forem duramente combatidos.

1- Características gerais da observação histórica

        Nesse tópico Bloch salienta que nenhum historiador é capaz de constatar os fatos que estuda (p.69) dessa forma construindo o conhecimento de forma indireta. Mesmo que o historiador esteja presente no cenário histórico, apenas a sua observação dos fatos não seriam capaz de descrever com a maior fidelidade os acontecimentos tendo que recorrer a várias testemunhas. De acordo com o autor o historiador estaria no final de uma fila indiana na qual a informação está sendo passada de pessoa a pessoa.

        Entretanto, o autor ressalta que também existe uma observação direta que é dada através de interpretações que o historiador faz sem o auxilio de testemunhas ao observar os vestígios da história.

        Nesse mesmo tópico o autor salienta que o passado é um tirano por não demonstrar tudo o que o historiador quer, mas sim o que ele permite o historiador conhecer, entretanto Bloch ressalta que não se pode dizer que não sabe sobre algo sem antes ter ido a campo e pesquisado muito só então um cientista de forma honesta terá que confessar que não sabe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)   pdf (129.6 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com