TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Critica Marc Bloch

Por:   •  19/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  1.828 Visualizações

Página 1 de 2

A CRÍTICA                                                                                                                

( Apologia da História – March Bloch)

Com tinta qualquer um pode escrever qualquer coisa”, exclamava no século XI um fidalgo provinciano Loreno em processo contra monges que armavam-se de provas documentais contra ele (BLOC, p.89). Desde de muito tempo já não se aceitava cegamente todos os testemunhos históricos.

Devemos nos atentar em relação as fontes testemunhas. Na Idade Média devido as diversas falsificações houve muita dúvida sobre as diversificadas fontes.

O autor descreve nesse capitulo um modelo de crítica para se atentar sobre os mais diversos tipos de fontes, que nos permite recolocar outra vez, com características próprias, á história no conjunto das ciências do real. O historiador quando utilizar um documento deve localizar com precisão sua procedência.  É preciso descobrir seus motivos e mentiras, pode ocorrer que testemunhas se enganem com muita boa fé, e não devemos esquecer o problema da memória.

A guerra de 1914-18 nos permite um exemplo bem interessante sobre se confiar nas fontes. Os jornais e materiais de notícias mostravam notícias falsas sobre os combatentes, devido a censura era passado para a população notícias que não coincidiam com a verdade.

A crítica do testemunho que trabalha sobre a realidade psíquicas, permanecerá sempre uma arte de sensibilidade. (MARCH BLOCH, p.109). É necessário sempre buscar concordância sobre as testemunhas sobre o mesmo assunto, mas não precisa necessariamente que essa concordância seja muito grande.

Antigamente, a menos que tivessem razões bem fortes para se suspeitar de mentiras suas testemunhas ou seus narradores, todo afirmado era, em três quartos das ocasiões, um fato aceito. (MARCH BLOCH, p.123) Na nossa época mas que nenhum exposta as toxinas de mentira e do falso boato, seria escandaloso que o método  que o método crítico não funcionasse.

Por fim, o capitulo se encerra que em horizontes mais vastos a história em o direto de contar sua história mais segura, pelo fato de ter suas técnicas o que passou para os homens uma história mais honesta e verdadeira.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (94.2 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com