TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE TEMATICA MARC BLOCH CAP.1

Por:   •  22/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  649 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

CAMPUS DE TRÊS LAGOAS

CURSO DE HISTÓRIA

INTRODUÇÃO Á PRÁTICA DE ENSINO E DE PESQUISA EM HISTÓRIA

PROF. VITOR OLIVEIRA

ALUNO: RODRIGO SILVA OLIVEIRA

ANÁLISE TEMÁTICA

BLOCH, Marc:. Apologia da História ou o Ofício do historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001

APRESENTAÇÃO

Marc Léopold Benjamim Bloch, renomado historiador francês, nascido em 6 de julho de 1886 e morto pelos nazistas em 16 de julho de 1944, fundador da revista Annales d'Histoire Économique et Sociale, juntamente de Lucien Febvre e autor de livros como "Os Reis Taumaturgos", deixou uma de suas principais obras inacabadas, a "Apologia da História ou Ofício do Historiador", livro no qual estudaremos a seguir.

Bloch procura impor sua própria visão do que realmente signifique a história, utilizando suas próprias metodologias e utilizando o homem como objeto central de pesquisa.

CAPÍTULO 1 - A História, os Homens e o Tempo

A Escolha do Historiador

O primeiro capitulo procura por uma possivel definição do que realmente seja a História, partindo de pontos de vista diversos e buscando estudar a sua origem.

Também faz referencia ao processo de pesquisa da História, buscando saber o que realmente é a História e destacando alguns pontos importantes sobre o trabalho de um historiador.

A História e os Homens

O tópico aborda o conceito de História se referir a uma "ciencia do passado", termo que logo em seguida é descartado pelo autor, pois segundo ele os fatos passados não são o principal foco dos estudos de um historiador, mas sim os homens.

Bloch cita que a interação do homem na sociedade, traz mudanças eminentes para que ele se torne o foco dos estudos de m historiador, em outras palavras, toda interferencia no causada no cotidiano ou na vida do homem é parte importante da História.

O Tempo Historico

O tópico faz alusão ao tempo utilizado dentro do contexto historico, alem de fazer comparações de outras ciencias com a Historia, descrevendo-as como "historicas á sua maneira".

Tambem faz menção de que o historiador nao busca somente estudar o periodo cronologico em que cada fato historico ocorreu, mas tambem se aprofundar em cada um dos assuntos, procurando entender sua natureza e criando um vinculo entre passado e presente.

O Idolo das Origens

O trecho faz menção a importancia dos estudos das origens, colocando-a como parte fundamental para o entendimento dos fatos seguites.

Também há um questionamento sobre a real importancia de "origem", deixando clara a existencia de ambiguidade quanto a sua participaçao historica.

O tópico relaciona o estudo das origens como essencial para o entendimento de nossas historias atuais ou recentes, dando enfase de que o estudo do passado se relacione simultaneamente com nosso presente.

O autor cita como exemplo, os fundamentos da religião catolica, onde todos seus dogmas são inspirados em fatos historicos, onde essas "origens" serviram de referencia para outras pesquisas em outros campos da historia, criando uma relação contraditoria entre essas ciencias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (82.6 Kb)   docx (12 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com