TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Entre promessas e reparações: processos-crime de defloramento

Por:   •  11/5/2018  •  Resenha  •  337 Palavras (2 Páginas)  •  219 Visualizações

Página 1 de 2

Entre  promessas e reparações: processos-crime de defloramento em Guarapuava (1932-1941) – Kety Carla de March

LISTA DE TABELAS: Organizou as tabelas com recortes, ex: “Índice de idade das ofendidas”, “Índice de alfabetização por sexo”, “Índice da relação da cor da ofendida com o resultado do processo”, e também a quantia de processos por ano segundo o recorte de tempo estabelecido por ela.

INTRODUÇÃO

- A autora inicia seu trabalho apresentando os motivos que levaram a escolha que delimitaram o recorte temático, temporal, espacial e de fontes. Ao desenvolver o projeto de pesquisa que levaria ao seu TCC, ela encontrou no Arquivo Municipal de Guarapuava diversos jornais, testemunhos, documentos, e muitos processos-crime, que lhe chamaram a atenção, principalmente os de defloramento. Inicialmente trabalharia com os locais de encontro, porém analisando a fonte, e a questionando, percebeu-se que elas estavam permeadas por discursos sobre papéis sexuais, moralidade, virgindade, honra e família.  

PROBLEMÁTICA: “(...) está relacionada à análise de como eram tecidas as representações e identidades sobre o gênero, em especial o feminino, no espaço da justiça e de que forma esse discurso permeava a sociedade local. O que pode ser observado através da perspectiva dos atores jurídicos como acusados, ofendidas e testemunhas envoltas aos inquéritos.” P.10

“Essa pesquisa esteve pautada no estudo das relações de gênero, categoria analítica que leva ao entendimento de que homens e mulheres possuem a mesma importância na dinâmica cultural e social.” P.11-12

  • Divisão do papel social, a partir do sexo – Utilizando de Woodward, que segundo a construção social marcada pelas relações de poder funciona na oposição binária, ou seja, um grupo representa a norma e o outro, o desviante. (p. 12)
  • Identidade e representações sociais –

DIVISÃO DOS CAPÍTULOS

“Essa divisão ocorreu de forma a agregar a teoria que serviu como base para as análises, a formação discursiva da legislação brasileira que vigorava sob os processos analisados e as formas com que os discursos sobre os personagens eram apresentados, representando também interesses sociais. Tendo como resultado a elaboração de três capítulos” (p. 17)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (66.9 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com