TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise do Projeto Político Pedagógico

Por:   •  9/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.237 Palavras (5 Páginas)  •  484 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

HISTÓRIA – 3º/4º SEMESTRES

LUCAS DESCOVI

 

PROUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR EM GRUPO

[pic 3]

Gramado

2014

LUCAS DESCOVI

PROUÇÃO TEXTUAL INTERDICIPLINAR EM GRUPO

Trabalho apresentado ao Curso de História da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Organização do trabalho pedagógico, Psicologia da educação e da aprendizagem, seminário da prática II.

Professores: Marlizete Cristina Bonafini Steinle, José Adir Lins Machado, Regina Célia Adamuz, Taíse Ferreira da Conceição Nishikawa, Reinaldo Benedito Nishikawa.

[pic 4]

Gramado                                                                               2014

Análise de um Projeto Político Pedagógico.

 Um belo projeto sem vida.

Introdução

A oportunidade de a coordenação pedagógica, os professores, a comunidade e a direção tem para tomarem sua escola nas mãos, é com o projeto político pedagógico, pois nele irão todos juntos, definir seu papel estratégico na educação de crianças e jovens, planejar suas atitudes, visando atingir os objetivos nele propostos. É o norteador da vida escolar”. (Professor entrevistado)

O trecho acima apresentado, resume em curtas palavras ditas por um professor participante de comunidade escolar, o entendimento da escola analisada, sobre a função do Projeto Político Pedagógico na vida escolar. Um menção mais minucioso, ampla e detalhada pode ser observada no texto abaixo apresentado.

Desenvolvimento

Envolta em à uma comunidade de baixo nível socioeconômico, possui histórico de dificuldades relacionadas a violência escolar e urbana, drogadição, desemprego, desnutrição, problemas de moradia e saneamento, Mesmo a escola sendo conhecedora do elevado grau de dificuldade, apresentado em todo o contexto escolar, a escola tem por missão:

Desenvolver uma prática educativa capaz de responder aos desafios de um mundo globalizado em constante transformação, buscando formar sujeitos dinâmicos, críticos, conscientes, responsáveis, fraternos, possuidores de princípios que nortearão sua vida. Também é finalidade da escola, proporcionar uma educação integral, interativa e construtiva, voltada para transformação social, desenvolvendo: O espírito crítico, a criatividade e a conscientização, como também, relações de comprometimento mútuo e respeito às individualidades e diversidades.

Referente a organização escolar, assim se segue: A escola divide-se em três turnos, matutino, vespertino e noturno, nos horários sucessíveis: 7:15 às 11:30, 13:15 às 17:30 e 19:00 às 22:30. Mais mil alunos estão inseridos na comunidade escolar, sendo eles distribuídos em séries e turmas da seguinte maneira:

Ensino Fundamental: Séries iniciais (1° ao 5°ano)F. de 9 anos – 314 alunos. Séries finais – 558 alunos (6º ao 9°ano).

Ensino Médio – 205alunos.

No âmbito disciplinar, a escola propõem algumas ações, estabelecendo normas de convivência e tratativas, visando um vínculo efetivo e construtivo para a comunidade escolar como um todo:

* Reunião e formação prevista no calendário escolar, visando a qualificação e o aprimoramento do processo educativo em uma avaliação reflexiva, continua e de caráter de diagnóstico, onde os aspectos qualitativos prevalecem sobre os quantitativos.

* Realização de concelhos de classe, momento em que os professores falam sobre o desempenho, esforço e dificuldades, visando ajuda, trocando e propondo impressões, sempre mantendo o olhar sobre aspectos do grupo e também do aluno.

* Entrega de boletins aos país, momento que oportuna o conhecimento mútuo, bem como acerca da história de vida de cada aluno. O professor explica como acontece o trabalho em sala de aula, quais os critérios de avaliação e como está o desempenho do aluno.

Para formação continua da equipe escolar, a escola participa de seminários congressos e demais encontros pedagógicos organizados pela rede de ensino (Coordenadoria Regional, Rede Pública Municipal e faculdades Integradas de Taquara).

Organização Curricular – Ensino Fundamental – Anos Iniciais

Comunicação e Expressão: Língua Portuguesa, Artes e Educação Física.

Raciocínio Lógico: Matemática.

Ciências da Natureza: Ciências.

Ciências Sociais: História, Geografia, Ensino Religioso.

Organização Curricular – Ensino Fundamental – Anos Finais

Áreas de expressão: Língua Portuguesa, Língua Inglesa, Artes, Educação Física.

Conhecimento Lógico Matemático e Ciências Naturais: Matemática, Ciências Físicas e Biológicas.

Áreas das Ciências Sociais: Geografia, História, Ensino religioso.

Organização Curricular – Ensino Médio.

Língua Portuguesa, Educação Física, Literatura, artes, Língua estrangeira Moderna – Inglês, Língua estrangeira moderna – Espanhol, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Sociologia, Fisiologia, Ensino Religioso.

A avaliação constitui-se num processo mútuo e permanente que envolve aluno e educador. O processo avaliativo na Escola Estadual Ensino Médio Willybaldo Bernardo Samrsla redimensiona as ações educativas na busca de aperfeiçoar o processo de aprendizagem. A avaliação acontece da seguinte forma:

  • Participativa: Porque todos tem o direito de dialogar sobre suas opiniões;
  • Interativa: Pois alunos e professores aprendem por si mesmos, e sobre a realidade escolar numa ação recíproca;
  • Dinâmica: Porque está em constante movimento, oportunizando o desenvolvimento do potencial criativo;
  • Contínua: Porque acontece em todos os momentos do processo de ensino-aprendizagem;
  • Reflexiva: Para que os alunos e professores questionem as suas relações como conhecimento e com os outros, a fim de reorientarem a sua ação e política, porque revelam uma visão do homem no mundo.

Na gama de relações sociais que se estabelece na escola, o projeto relativo a formação docente procura nortear suas ações, promovendo o estabelecimento de dinâmicas de corporação de diversos segmentos que compõem o educandário

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.7 Kb)   pdf (121.1 Kb)   docx (24.6 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com