TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Condições Femininas no Feudalismo e Islã

Por:   •  16/7/2022  •  Relatório de pesquisa  •  319 Palavras (2 Páginas)  •  81 Visualizações

Página 1 de 2

Aluno: Lucas Gabriel Ferreira da Silva

Curso: Informática I

As condições femininas no Feudalismo e Islã

A maneira na qual as mulheres foram tratadas na Europa Medieval e são no Islamismo demonstra a completa objetificação das mesmas, onde acabaram sendo apontadas como inferiores e sujeitas à dominação do homem. São inúmeros os direitos não atribuídos à população feminina em tais contextos históricos e religiosos, privando-as exclusivamente aos trabalhos domésticos.  

Os pensamentos misóginos acerca das mulheres na Europa Medieval eram majoritariamente frutos de uma escrita masculina e cristã. A concepção manifestada na bíblia classificava a mulher como fonte de malícias. Tais noções foram idealizadas no decorrer de anos em julgamentos baseados em interesses pessoais masculinos, gerando à mulher grande desfavorecimento perante a sociedade.

A “Caça às Bruxas” nos demonstra a constante perseguição que sofriam as mulheres na Idade Média, o ferimento da expectativa da sociedade gerada pela população feminina desencadeou seus inúmeros assassinatos. Mulheres que muitas vezes possuíam conhecimentos como a produção de remédios para sua sobrevivência eram acusadas pela prática de feitiçaria. Suas denúncias eram majoritariamente originadas de acontecimentos que feriam os ideais masculinos.

No Islamismo, o profeta Maomé declarou que as mulheres são “brinquedos” para os homens, onde são submetidas a uma completa autoridade masculina perante todas suas ações. Possuem uma predestinação ao servimento desde a infância, iniciando como propriedade do pai, seguindo para o servimento ao marido. O homem muçulmano pode casar-se até com quatro mulheres simultaneamente, todavia, o mesmo deve tratar todas com extrema igualdade, fato que desencoraja tal ação apenas para o prazer sexual.

Uma das grandes semelhanças em ambos os contextos de Idade Média e Islamismo é o casamento. Em ambos, a mulher é subordinada ao homem e não possui permissão de realizar atos jurídicos. O casamento em geral ocorre quando a mulher ainda é muito jovem e relação ao marido, onde muitas vezes não possuem a oportunidade de optar por um pretendente, tal papel é realizado pelo pai.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (31.9 Kb)   docx (7.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com