TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Formulações Teóricas de Karl Marx

Por:   •  17/6/2018  •  Resenha  •  638 Palavras (3 Páginas)  •  490 Visualizações

Página 1 de 3

INTRODUÇÃO LIVRO MARX

As formulações teóricas de Karl Marx acerca da vida social, especialmente a análise que faz da sociedade capitalista e de sua superação, provocaram desde o princípio tamanho impacto nos meios intelectuais que, para alguns, grande parte da sociologia ocidental tem sido uma tentativa incessante de corroborar ou de negar as questões por ele levantadas. Mas a relevância prática de sua obra não foi menor, servindo de inspiração àqueles envolvidos diretamente com a ação política. Herdeiro do ideário iluminista, Marx acreditava que a razão era não só um instrumento de apreensão da realidade mas, também, de construção de uma sociedade mais justa, capaz de possibilitar a realização de todo o potencial de perfectibilidade existente nos seres humanos. As experiências do desenvolvimento tecnológico e as revoluções políticas, que tornaram o Setecentos uma época única, inspiraram sua crença no progresso em direção a um reino de liberdade. Além das dificuldades inerentes à complexidade e extensão da obra de Marx, o que aumenta o desafio de sintetizá-la, o caráter sucinto de algumas de suas teses tem dado lugar a interpretações controversas. O que se procura a seguir é apresentar, para os que se iniciam no pensamento marxiano, seus fundamentos conceituais e metodológicos.

Tempos modernos 1936 – Charles Chaplin

Linha de montagem em uma fábrica. Mesma época em que Marx viveu (1818 1883), período de consolidação do capitalismo com máquinas operadas por trabalhadores assalariados.

O operário, assim como no filme, sofria de exploração do trabalho. Isso contribui para a analise da sociedade capitalista de Marx. Trabalhador enlouquece pelo trabalho repetitivo

Para Marx a cidade operária era reunião em torno de uma fábrica ou de uma mina.

Auguste Conte, filosofo francês, foi o primeiro a usar o termo sociologia. Muitos não consideravam as análises sociológicas de Marx e só o viam como economista.

Relação de assalariamento, de compra e venda de trabalho, de capacidade de trabalho, de mão de obra. Essa relação é central, não é natural, foi inventada.

Trabalho assalariado é o núcleo da concepção do capitalismo.

A ferrovia é essencial e está presente em qualquer sociedade capitalista, pois é usada como um instrumento de locomoção, distribuição, circulação. Atualmente o transporte é feito pelas rodovias. Em pequenas cidades, a fábrica se torna a principal fonte de renda.

Marx analisa como funciona, as tendências e suas produções na esfera social de uma sociedade se transforma por forças de mudanças econômicas que tem como motor uma determinada classe (capitalistas/burgueses)

Capitalismo o trabalho é livre assalariado. A força de trabalho é vendida ao capitalista. Sociedade baseada na propriedade privada dos meios de produção e organizada visando a produção de mercadorias. Trabalho é transformado em mercadoria, movendo a estrutura capitalista.

No capitalismo o trabalhador não tem mais os instrumentos de produção, apenas a força de trabalho. Utiliza os instrumentos da fábrica e produz para a fábrica.

Que tipos de relações sociais estão envolvidos em uma serie de maneira de produzir, em um modo de produção? Relações escondidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)   pdf (54.5 Kb)   docx (11.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com