TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Políticas Educacionais

Por:   •  15/1/2017  •  Resenha  •  347 Palavras (2 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 2

A “ Escola Sem Partido” surgiu em 2004 com o pai de um educando, o argumento seria de que o professor estaria impondo uma ideologia sobre os indivíduos dentro de sala de aula. Com o projeto de lei em andamento a “escola sem partido” tem como objetivo a neutralidade politica dos profissionais da área da educação, deixando de fora do ambiente escolar temas que são de extrema importância para o desenvolvimento e formação cidadã dos alunos.

Esse movimento é absurdo, uma vez que tira do professor, principalmente de História, a liberdade de ensinar. Não existe aula de história sem ideologia e o próprio movimento “Escola sem partido” tem uma ideologia, mas uma ideologia conservadora e por vezes, reacionária.

O projeto dá a entender que os alunos são vitimas de professores que os manipulam, como se os alunos não tivessem consciência e fossem massa de manobra, o que não são. O ideal seria que os professores não apresentassem apenas uma ideologia aos alunos, mas que apresentassem várias e que os alunos possam relacionar, analisar e interpretar cada uma delas.

Pra esse movimento, os professores são instrutores e não educadores, uma vez que essa educação cabe somente a Família e a Igreja, ou seja, temas ligados a sexualidade, gênero e diversidade não devem ser tratados pelos professores e sim dentro de casa. Para eles, falar sobre esses temas dentro da sala de aula, interfere no comportamento dos indivíduos e toca na questão da transmissão de valores morais dos estudantes. No entanto, os professores não levam questões de gênero pra escola, as relações de gênero estão ali, entre alunos e professores, estão intrinsecamente ligadas a todas as relações sociais.

O projeto tem a intenção de vedar o debate e as pluralidades dentro de sala de aula, temas dentro da História como política, direitos humanos, combate a preconceitos, impedindo o exercícios de uma educação que seja, de fato, libertadora. É necessário, que dentro da idéia de Escola Democrática, se permita o debate, onde se apresente a diversidade de pontos de vista pra que todas as partes sejam ouvidas e analisadas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (37 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com